Festival Primeiro Plano 2018: do preto e branco à cores

A união perante tempos difíceis. É essa a força motriz da 17ª edição do Primeiro Plano - Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades, que acontece entre os dias 5 e 10 de novembro. Após se mostrar resistência no ano passado, o festival retorna com o intuito de unir as multiplicidades e trazer as possibilidades de renascimento diante das atuais perspectivas sociais e culturais. Confira o que vai rolar:

Estreia de longas


Quem abre esta edição é “Os Jovens Baumann”, de Bruna Carvalho Almeida, um suspense no estilo found footage que investiga o desaparecimento dos herdeiros da família Baumann no verão de 1992. O clima eletrizante continua na segunda noite da programação, com a exibição do thriller “O Animal Cordial”, de Gabriela Amaral Almeida. Abordando várias temáticas sociais através dos mecanismos do gênero de terror, a diretora explora as diversas possibilidades de violência quando um restaurante é assaltado. O elenco conta com nomes como Murilo Benício, Irandhir Santos, Luciana Paes e Humberto Carrão.
“Pela Janela” chamou a atenção em festivais internacionais, como o de Roterdã.
Na quarta-feira, o drama de Caroline Leone, “Pela Janela”, promete levar a audiência pela jornada de autodescoberta de Rosália (Magali Biff), uma operária de 65 anos que, após dedicar toda a sua vida ao trabalho em uma fábrica, é demitida. A noite de quinta-feira fica por conta de “Vende-se Esta Moto”, de Marcus Faustini. O filme ganhou o Prêmio Especial do Júri na Mostra Novos Rumos, do Festival do Rio, com a história do desempregado Xéu (João Pedro Zappa) que é pressionado por sua companheira grávida, Lidiane (Mariana Cortes), a vender sua moto.

O argentino "A Cama", de Monica Lairana, é a atração da sexta-feira, seguindo as últimas horas de um casal que, após 30 anos, decidem se separar. Já no sábado, a prata da casa “IMO”, de Bruna Schelb, agita a Mostra Audiovisual de Juiz de Fora durante a tarde, enquanto a noite fica reservada para o dominicano “O Homem que Cuida”, de Alejandro Andújar.

Mostras competitivas


Cena de “Para Atravessar Contigo o Deserto do Mundo"
Das 300 inscrições recebidas, a curadoria do festival escolheu 49 curta-metragens, sendo 23 para a Mostra Competitiva Mercocidades e 27 para a Mostra Competitiva Regional. A Mercocidades, dedicada a produções de diretores estreantes do Brasil e de toda a América do Sul, recebeu a maior parte das submissões: 250. Enquanto isso, na Regional, o que chama a atenção é o número expressivo de estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) presentes na programação, o que reforça o poder e a importância do cinema universitário na região.

Na sessão de abertura, a ganhadora do Prêmio Incentivo na Mostra Regional do ano passado, Natália Reis, retorna com o curta-metragem, “Para atravessar contigo o deserto do mundo".

Exibições especiais


“O Animal Cordial” recebe uma sessão extra na quarta-feira.
A busca por maior inclusão assume um foco ainda maior nesta edição. O festival traz um número maior de sessões com audiodescrição e legendagem descritiva, duas delas sendo voltadas para o público infantil. Além disso, o longa-metragem "Pela Janela" volta a ser exibido na quinta-feira à tarde com recursos de acessibilidade.

A inclusão também assume um caráter geográfico. Uma das novidades deste ano é a exibição extra do longa-metragem “O Animal Cordial” no Shopping Jardim Norte, fora da região central da cidade.

Eventos paralelos


"O Homem que Cuida" é um exemplo de co-produção latino-americana, sendo produzido por três países: Brasil, República Dominicana e Porto Rico.

Para além da exibição de filmes, o festival ainda oferece oficinas, debates e encontros. Durante toda a semana, três oficinas são oferecidas por profissionais da indústria brasileira. Este ano, os temas Correção de Cor (Color Grading), Edição de Som e Documentário.

No sábado, o Encontro de Coprodução Audiovisual na América Latina debate as possibilidades e as dificuldades da crescente tendência de parcerias entre países latinos na produção cinematográfica. Além disso, diariamente, às 14h, na Funalfa, os integrantes das mostras competitivas se reúnem para debater seus curtas-metragens.

Gostou? Você pode conferir mais detalhes da programação no site do Festival!

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.