Conheça os personagens históricos de Meia Noite em Paris

Quando Woody Allen nos leva junto ao escritor em crise Gil para uma irresistível viagem no tempo no longa Meia Noite em Paris, nos deparamos com diversas personalidades de uma adorável Paris dos anos 20. Porém nem todos estão familiarizado com alguns desses personagens históricos. Por essa razão, preparamos este especial com uma breve descrição de cada um deles para você mergulhar ainda mais no universo proposto por Allen. Ao final, provavelmente será tentador rever o filme.
As referências já começam no poster do filme, uma homenagem a obra "A Noite Estrelada" (1889) do pintor Vincent van Gogh. Relembre aqui:




F. Scott e Zelda Fitzgerald

personagens scott fitzgerald, tom hiddleston, e zelda fitzgerald, alison pill, no filme meia noite em paris de woody allen ao lado de uma foto original dos personagens históricos
Scott Fitzgerald é um dos maiores expoentes da chamada “geração perdida” da literatura americana, além de ser considerado um dos melhores escritores do país de todos os tempos. Entre suas obras se encontram grandes adaptações para o cinema, como “O Curioso Caso de Benjamin Button” (2008) e “O Grande Gatsby” (2013). Sua esposa, a romancista Zelda Sayre Fitzgerald, é autora de “Essa Valsa é Minha”, escrito enquanto estava em uma clínica psiquiátrica em Maryland. No longa de Woody Allen o casal é interpretado pelo britânico Tom Hiddleston, conhecido por seu papel como Loki nas franquias Thor e Vingadores, e pela canadense Alison Pill de “Scott Pilgrim Contra o Mundo” (2010) e “Expresso do Amanhã” (2013).

 

Pablo Picasso

personagem pablo picasso, Marcial Di Fonzo Bo, no filme meia noite em paris de woody allen ao lado de uma foto original do personagem histórico
Pintura, escultura, cenografia, entre dezenas de outras habilidades fazem do espanhol Pablo Picasso um dos nomes mais lembrados quando o assunto é arte. Entre suas telas mais importantes estão a mundialmente conhecida “Guernica” (1937) e “Les Demoiselles d'Avignon” (1907). Em 1955, o cineasta Henry-Georges Cluzot realizou um documentário chamado “O Mistério de Picasso”, registrando-o em ação. Na trama de Woody Allen, a honra de interpretar o pintor foi do argentino Marcial Di Fonzo Bo, de “Polissia” (2001).

 

Gertrude Stein

personagem gertrude stein, Kathy Bates, no filme meia noite em paris de woody allen ao lado de uma foto original do personagem histórico
A famosa escritora, poeta e ativista feminista tinha o círculo de amigos mais recheado do mundo das artes, incluindo Pablo Picasso, que a pintou em 1905-6. O quadro inclusive chega a aparecer no filme. Entre suas principais obras, se destaca "Autobiografia de Alice B. Toklas" (1933) que é narrada por Alice, companheira de Gertrude, que para composição do trabalho fala de si mesmo na terceira pessoa, tecendo uma crítica externa e sem falsa modéstia. No romance parisiense, Kathy Bates, que atuou em Louca Obsessão (1990), Tomates Verdes Fritos (1991) e Titanic (1997), assume o papel.

 

Salvador Dalí

salvador dali, adrien brody, no filme meia noite em paris de woody allen ao lado de uma foto original do personagem histórico
Mundialmente conhecido no universo artístico, falar de Dalí é sempre um prazer. O Pintor catalão é um dos pilares do surrealismo, e tem sua assinatura no conhecido “A Persistência da Memória”. Dali teve também participação relevante no cinema, tendo roteirizando “Um Cão Andaluz” (1929), “A Idade do Ouro” (1930) e a animação póstuma “Destino” (2003), além de ter co-dirigido “Impressões de Alta Mongólia” (1976), ao lado de José Montes-Baquer. Seu emblemático bigode, em admiração ao pintor Diego Velásquez, veio no final dos anos 20. Em Meia Noite em Paris, quem dá vida ao pintor é Adrien Brody, de “O Pianista” (2002) e “Grande Hotel Budapeste” (2014).

 

Luis Buñuel

luis bunuel, adrien de van, no filme meia noite em paris de woody allen ao lado de uma foto original do personagem histórico
Um dos mais importantes cineastas da história, espanhol naturalizado mexicano, não poderia deixar de dar as caras no longa. Buñuel tem em sua carreira trabalhos com Salvador Dalí, como “Um Cão Andaluz” (1929), além da direção de importantes obras como “O Anjo Exterminador” (1962) e “O Discreto Charme da Burguesia” (1972). O francês Adrien De Van, de “Vou Para Casa” (2001) e “Encontro Com o Passado” (2009), é quem dá vida a Buñuel frente às câmeras.

 

Man Ray

man ray, tom cordier, no filme meia noite em paris de woody allen ao lado de uma foto original do personagem histórico
O fotografo e pintor americano foi um dos grandes responsáveis por trazer diversas inovações artísticas à fotografia. “Le Violon d'Ingres” e “Object to Be Destroyed” levam sua marca, e são fortemente conhecidos no mundo artístico. No longa, Ray é interpretado por Tom Cordier, de “8th Wonderland” (2008) e “Paixões Unidas” (2015).

 

Ernest Hemingway

ernest hemingway, corey stoll, no filme meia noite em paris de woody allen ao lado de uma foto original do personagem histórico
O escritor americano laureado com o Nobel de Literatura em 1954 tem entre seus trabalhos mais conceituados "Por Quem Os Sinos Dobram" (1940) e "O Velho e o Mar" (1952), com o qual ganhou um Pulitzer. As duas obras não demoraram muito a ter sua versão para o telão, sendo lançadas respectivamente em 1943 e 1958. Corey Stoll que atuou na série House Of Cards (2013 – Presente), e logo estará em cartaz com Homem-Formiga (2015), se incumbiu de dar vida ao personagem.

 

Henri de Toulouse-Lautrec

henri de toulouse lautrec, vincent menjou cortes, no filme meia noite em paris de woody allen ao lado de uma foto original do personagem histórico
O pintor francês pós-impressionista é famoso por retratar a vida boêmia francesa em suas pinturas, e por diversas ilustrações de Art Nouveau. Entre seus trabalhos mais famosos se encontram “Moulin Rouge: La Goulue” (1891) e “La Goulue Entering the Moulin Rouge” (1892). Em 1998, a vida do artista foi para as telas pelas mãos de Roger Planchon, no filme “Lautrec”. Ele também é representado no musical "Moulin Rouge" (2001). Em Meia Noite em Paris, Vincent Menjou Cortes, de “Séraphin” (2011) e do curta “Deep Inside” (2011), é quem o interpreta.

 

Paul Gauguin

paul gaugin, olivier rabourdin, no filme meia noite em paris de woody allen ao lado de uma foto original do personagem histórico
O Pintor pós-impressionista é responsável por diversas obras de destaque no movimento, como “Manao Tupapau” (1892) e “Nafea Faa Ipoipo” (1892), que recentemente se tornou a obra de arte mais cara já vendida na história, sendo arrematada por cerca de 300 milhões de dólares. Em 2003, Gauguin foi o personagem principal do longa “Rumo ao Paraíso”. Para Allen, Olivier Rabourdin, de “Busca Implacável” (2008) e “Augustine” (2012), foi a escolha certa para viver o pintor em seu filme.

 

Cole Porter

cole porter, yves heck, no filme meia noite em paris de woody allen ao lado de uma foto original do personagem histórico
"Kiss Me, Kate”, musical baseado na obra de Shakespeare, tem como compositor Cole Porter. O músico americano ainda trabalhou com outros musicais como, “Fifty Million Frenchmen” e “Anything Goes”, e ficou conhecido pela sofisticação em letras como, "Night and Day", "I Get a Kick Out of You" e "I've Got You Under My Skin". Em 2004, o diretor Irwin Winkler levou a vida de Porter ao cinema na biografia “De-Lovely”. Em Meia Noite em Paris, o músico foi interpretado pelo ator belga Yves Heck, que possui uma carreira curta no cinema.

 

Josephine Baker

josephine baker, sonia rolland, no filme meia noite em paris de woody allen ao lado de uma foto original do personagem histórico
A sensual estrela das artes cênicas Josephine Baker dá o ar de sua graça e de sua voz no longa de Allen. Entre seus trabalhos de destaque se encontram “Moulin Rouge” (1941) e “Carosello del Varietà” (1955). Em Meia Noite em Paris, a escolhida para interpreta-la é Sonia Rolland, de Quai d'Orsay (2013) e do curta “Windows” (2014).

 

T. S. Eliot

t s eliot, david lowe, no filme meia noite em paris de woody allen ao lado de uma foto original do personagem histórico
“A Terra Desolada”, “Os Homens Ocos”, estes são alguns dos trabalhos do mundialmente conhecido poeta e dramaturgo T.S. Eliot, vencedor do Nobel de Literatura em 1948. Em 1994, Willem Dafoe viveu o escritor no longa “Tom e Viv” que abordava seu turbulento casamento. Já no filme de Woody Allen, com uma rápida aparição, o papel ficou a cargo de David Lowe de “O Homem da Máscara de Ferro” (1998) e “Porque eu me Casei” (2007).

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.