Spin-off, Reboot, Prequel... entenda a diferença dos termos


Com certeza você já ouviu falar dos termos sequel, prequel, remake, reboot e spin-off, mas será que você sabe mesmo o significado de todos eles? Alguns são muito semelhantes e podem gerar confusão no público. Com remakes e reboots cada vez mais frequentes em Hollywood, como saber qual o termo certo para esses filmes?

Para tirar suas dúvidas, confira abaixo nosso especial com o significado de cada termo e alguns exemplos clássicos:

Sequel


O mais fácil da lista, "sequel" nada mais é do a sequência de um filme de sucesso. É nessas horas que Hollywood costuma dar início a grandes franquias, como é o caso de Velozes e Furiosos e Atividade Paranormal.

Para dar continuidade, vemos o elenco principal dando prosseguimento à história de forma cronológica, mas há também a inserção de novos personagens para ampliar a trama. Isso fica claro, por exemplo, no caso de Harry Potter. Cada filme apresenta personagens novos, mas o trio de bruxos e as figuras centrais da trama permanecem.

Sequels também são muito usados em sagas de filmes baseados em livros, como "O Senhor dos Anéis", "Jogos Vorazes", o citado "Harry Potter", entre outros.

Prequel


Pensando que sequel é a sequência natural de um filme, o prequel (prequela ou prelúdio) é uma obra que conta alguma história anterior em relação ao filme original. O público já conhece de antemão o “universo” dos prequels, mesmo que a história seja completamente diferente do filme base.

O melhor exemplo disso é a trilogia prequel de Star Wars (Episódios I, II e III / 1999-2005), que conta como tudo começou e os eventos que levaram ao Episódio IV - primeiro filme lançado da franquia.

Outros exemplos dessa categoria são: "Red Dragon" (2002), que se passa antes de "O Silêncio dos Inocentes" (1991); "Monstros Universidade", cuja história é anterior à "Monstros S.A."; "Planeta dos Macacos - A Origem", entre outros.

Remake


Agora chegamos no tópico talvez mais controverso. O remake "refaz" quase que completamente o material original, podendo haver uma modernização ou releitura - como vemos nas versões de "Scarface" (o original, de Howard Hawks, é de 1932. Já a versão mais conhecida, de Brian De Palma, é de 1983) e "Footloose" -, mas o conceito se baseia em repetir enredo e personagens.

A nova versão pode ser mais, ou menos, fiel ao original, com o acréscimo de novos elementos, mas sem fugir da essência do filme base. Os exemplos são inúmeros: "Deixa Ela Entrar", "Robocop", "Carrie - A Estranha", "Oldboy", "Psicose", "Ben-Hur"...

É uma prática comum em Hollywood o remake de filmes estrangeiros. Duas produções premiadas e recentes estão sendo refeitas pelos estúdios americanos: o francês "Intocáveis" (2011), protagonizado agora por Bryan Cranston e Kevin Hart; e o alemão "Toni Erdmann" (2016), indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2017. A nova versão terá Jack Nicholson.


Reboot


Em tradução literal, é basicamente "reiniciar". É uma versão completamente nova de um filme já lançado, sem considerar o background apresentado anteriormente. É um recomeço, a história e seus personagens não estão mais relacionados com a obra anterior. Enquanto o remake basicamente repete o que já foi feito, o reboot oferece novas narrativas.

Os lucrativos filmes de heróis têm seguido essa tendência de "restart". O caso mais emblemático é do Homem-Aranha. Em menos de duas décadas o herói já está indo para o seu segundo reboot nas telonas. A trilogia de Sam Raimi (2002-2007) apresenta uma história de origem completamente diferente que seu sucessor "The Amazing Spider-Man" (2012-2014), e que, pelo o que já foi apresentado nos trailers, também é diferente de "Homem-Aranha: De Volta ao Lar". O novo filme chega aos cinemas agora em julho de 2017.

O "Homem de Aço" (2013), de Zack Snyder, também pode ser considerado um reboot, com uma história nova para o clássico herói Superman. Outro caso é o do Hulk, que nos últimos anos chegou a ter 3 atores diferentes: Eric Bana, Edward Norton e Mark Ruffalo. Seguindo nesse rumo, o Batman está quase conseguindo mais um reboot, que deve fugir tanto da trilogia Nolan quanto dos filmes dos anos 90 de Tim Burton e Joel Schumacher.

Spin-off


Já o spin-off é uma espécie de subproduto, um filme derivado de outro. O que acontece é que em algumas situações, após a resposta do público, um personagem de apoio "rouba" a cena e se torna tão popular que garante uma produção para si próprio.

Por exemplo, o personagem Gato de Botas em "Shrek 2" (2004) ganhou seu próprio filme em 2011, apresentando sua história sem a participação dos outros personagens vistos em Shrek.

Seguindo a mesma fórmula, depois do tremendo sucesso dos Minions em "Meu Malvado Favorito" (2010), os seres amarelinhos e atrapalhados garantiram um longa só deles para contar suas origens em 2015.

Saindo das animações, o personagem Escorpião Rei de “O Retorno da Múmia” (2001) ganhou um filme só dele no ano seguinte, onde de vilão já pré estabelecido na franquia, acabou se tornando herói em sua aventura solo.

Recentemente, tivemos o primeiro spin-off do universo Star Wars: "Rogue One" (2016), que se situa depois da trilogia prequel e pouco antes da trilogia clássica. Esse filme em particular foi um caso bem sucedido, pois ajudou a "corrigir" algumas brechas deixadas pelos roteiristas do primeiro filme da saga.

Casos de spin-off são muito mais comuns na televisão: "Buffy - a Caça Vampiros" gerou "Angel", "Better Call Saul" veio de "Breaking Bad", "The Originals" surgiu de "Vampire Diaries", "Xena: A Princesa Guerreira" é do universo de "Hércules", "The Walking Dead" gerou "Fear The Walking Dead", "CSI" é pai de "CSI: NY" e "Miami" e por aí vai.

Ufa! Você se confunde com todos esses conceitos? O que acha desses filmes e franquias recomeçando?
--

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.