10 clipes musicais dirigidos por cineastas famosos

Para Hollywood, os videoclipes são considerados espaços mais descontraídos e experimentais para os diretores, mas nem por isso são menos dignos de atenção do que a filmografia oficial dos mesmos. Seja antes de estourarem nos cinemas ou depois de criarem renome, vários cineastas já se aventuraram pelo mundo da música em algum momento de suas carreiras, criando resultados fantásticos e inesquecíveis. Da rebeldia da Princesa do Pop ao advento massivo do indie rock, as mentes brilhantes do cinema estão presentes para deixar uma marca que vai além dos seus longa-metragens.

Nós já fizemos uma lista com 10 clipes musicais inspirados em filmes. Desta vez, vamos mostrar que a influência do cinema no mundo da música é ainda mais direta e em clipes que talvez você nem sabia que eram de diretores famosos. Confira abaixo 10 exemplos:

1) Brian de Palma: Bruce Springsteen – Dancing in the Dark (1984)



Não se contentando em simplesmente gravar o show ou em fazer um clipe normal, o diretor de Scarface misturou os dois de forma inesperada. As filmagens aconteceram ao longo de duas noites de apresentação no mesmo local – sendo que em uma delas Springsteen cantou a música duas vezes – para que Brian de Palma tivesse todo o material que precisasse.

O clipe ainda contou com uma aparição de Courteney Cox, que dez anos depois estaria estrelando a série Friends.

2) Martin Scorsese: Michael Jackson – Bad (1987)



A canção carro-chefe do sétimo álbum de Michael Jackson foi lançada como um curta metragem pelas mãos do Scorsese – sendo esta sua primeira e única aventura pelo mundo da música. Conhecido pelo seu perfeccionismo, o Rei do Pop não economizou em nada com essa produção. Tendo apenas 18 minutos de duração, o curta teve um custo estimado de 2 milhões de dólares.

O enredo teve duas inspirações principais: o musical "Amor, Sublime Amor" (1961) e o caso de Edmund Perry, jovem negro morto pela polícia em 1985. Scorsese ainda tomou a liberdade de fazer uma piada com a própria carreira ao aparecer em uma das cenas num cartaz que diz “procurado por sacrilégio”. Na época, ele estava envolto em polêmicas por causa da produção do controverso "A Última Tentação de Cristo" (1988).

3) David Fincher: Madonna – Vogue (1990)


O diretor de Clube da Luta é responsável por um dos clipes mais emblemáticos da carreira da Rainha do Pop e talvez da história da música pop. Fincher dirigiu três outros vídeos da cantora: "Oh Father", "Bad Girl" e "Express Yourself", este último inspirado em um filme clássico do expressionismo alemão.

Ele também já trabalhou com outros artistas como Paula Abdul, Michael Jackson e a banda Aerosmith. O diretor não é o único cineasta famoso na videografia de Madonna, que já teve clipes dirigidos por Guy Ritchie e Luc Besson.

4) Gus Van Sant: Red Hot Chili Peppers – Under the Bridge (1991)



Indicado duas vezes ao Oscar, Gus Van Sant dirigiu apenas dois clipes em toda sua carreira, mas eles por si só constituem uma videografia ilustre. Além desse grande sucesso da banda Red Hot Chili Peppers, no ano anterior, ele tinha trabalhado com a lenda do rock David Bowie no clipe do remix promocional Fame ‘90, encomendado para a trilha sonora do filme "Uma Linda Mulher" (1990).

5) Sofia Coppola: The White Stripes – I Just Don’t Know What to do With Myself (2009)



The White Stripes ficou conhecido pelos seus clipes criativos e relativamente simples. Esse cover de uma música dos anos 60 ganhou um vídeo sensual nas mãos da brilhante Sofia Coppola, que consiste apenas em uma dança de pole dance feita pela supermodelo Kate Moss.

6) Tim Burton: The Killers – Bones (2009)



Tim Burton estreou na direção de clipes musicais sem perder seu estilo sombrio de sempre ao contar uma irreverente história de amor. Anos mais tarde, o diretor voltou a trabalhar com a banda no tocante vídeo da canção Here With Me, que contou com a participação da atriz Winona Ryder, companheira de longa data nos filmes de Burton.

7) Marc Webb: Green Day - 21 Guns (2009)



A mente por trás do sucesso popular "500 Dias Com Ela" (2009) tem um histórico bem respeitável na indústria musical. De Fergie a Evanescence, Marc Webb mostrou uma grande versatilidade no estilo de seus clipes, sendo vários deles pontos importantes nas trajetórias das bandas por terem ficado marcados no repertório popular. É o caso de "21 Guns", cujo clipe se tornou um sucesso à parte da canção hit do Green Day, por apresentar um romance em meio a um tiroteio.

8) Francis Lawrence: Lady Gaga – Bad Romance (2009)



Muito antes de estourar nas telonas com grandes adaptações, como a saga "Jogos Vorazes", Francis Lawrence já estava ganhando renome com os clipes musicais. Além desse clássico instantâneo da cantora Lady Gaga, ele foi responsável por vídeos emblemáticos de Britney Spears, incluindo o controverso I’m Slave 4 U. O diretor também trabalhou com artistas como Justin Timberlake, Jennifer Lopez e Avril Lavigne.

9) Spike Jonze: Arcade Fire – The Suburbs (2010)



O clipe da canção é, na verdade, uma espécie de corte resumido do curta-metragem “Scenes from the Suburbs”, que só seria lançado na íntegra no ano seguinte. O drama é uma distopia inspirada no álbum homônimo e fala sobre um grupo de amigos vivendo nos subúrbios de uma cidade em guerra. O filme estreou no Festival Berlinale, fez sucesso no circuito dos festivais internacionais e impressionou a crítica. Além da banda indie, Spike Jonze dirigiu clipes para a experimental Björk e para o grupo de hip-hop Beastie Boys.

10) Xavier Dolan: Adele – Hello (2015)



O single da cantora britânica quebrou vários recordes nas plataformas de vídeo online e detém atualmente o título de clipe que chegou mais rápido à marca de 1 bilhão de visualizações no YouTube – 88 dias -. Essa não é a primeira aventura do canadense Xavier Dolan pelo meio musical. Em 2013, o cineasta causou polêmica com o clipe College Boy, da banda francesa Indochine. Com cenas gráficas de violência, a história de um garoto homossexual que sofre bullying chegou a ser ameaçada de censura no Canadá e na França.

Ficou surpreso com algum clipe nesta lista? Quais outros você conhece? Conta pra gente!
--

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.