Baseado em Fatos Reais (2017) - A meta-crise criativa de Polanski

Baseado em Fatos Reais (2017) é o mais novo filme do controverso diretor polonês Roman Polanski, dando continuidade à sua atual tendência de realizar filmes com um elenco reduzido e poucas locações, como fez nos superiores A Pele de Vênus (2013) e Deus da Carnificina (2011). Aqui, Polanski conta a história de Delphine (Emmanuelle Seigner), uma escritora que enfrenta um período de crise criativa após o lançamento - e o sucesso - de seu último livro, ao mesmo tempo em que se envolve com uma obcecada admiradora (Eva Green).

O filme, infelizmente, marca um novo ponto baixo para Polanski, que apesar de consagrado por clássicos cinematográficos como O Bebê de Rosemary (1968) e Chinatown (1974), aqui parece dirigir no piloto automático, deixando passar diálogos expositivos pouco polidos e enquadramentos desinspirados, aliados à uma montagem blocada que ignora qualquer possibilidade de frescor estético, o que torna o filme enfadonho em diversos aspectos.

Como se isso não bastasse, a banalidade e a previsibilidade da narrativa são evidentes a cada “virada” do roteiro co-assinado por Polanski e Oliver Assayas, que apesar de claramente beber na fonte do clássico thriller psicológico Louca Obsessão (1990), dirigido Rob Reiner e baseado na obra de Stephen King, não consegue atingir a mesma atmosfera ou suscitar no espectador a mesma potência de sensações, ainda que a dupla protagonista - especialmente Eva Green - tente elevar o material.

Mesmo quando expõe uma certa "contemporaneidade" temática ao tratar de assuntos em voga como as fake news, os haters da internet e relacionamentos abusivos, o filme parece fazê-lo com pouco interesse ou profundidade, o que infelizmente aproxima um cineasta como Polanski da situação atual de Woody Allen, não somente pela similaridade entre suas polêmicas da vida privada, como também pela indicação clara de que quantidade não é sinônimo de qualidade e que os melhores anos de ambos parecem ter ficado no passado.

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.