10 Filmes Sobre Viagem

Wanderlust, ou em tradução aproximada em português, “desejo ou sede de viajar”, é uma expressão derivada do alemão. É comumente definida como um forte desejo de caminhar, de ir a qualquer lugar, viajar, explorar o mundo, o novo e o desconhecido. 

E foi com essa expressão em mente que resolvemos fazer uma lista com 10 filmes para quem também sente esse desejo, ou quem sabe fazer despertar também? Neles, as personagens exploram o desconhecido com coragem e coração aberto. Não é apenas um desejo, e sim uma necessidade física. Seja para adquirir conhecimento de mundo ou pessoal.

1. Thelma & Louise

Thelma and Louise | Ridley Scott | 1991
Lançado em 1991, Thelma e Louise é um filme dirigido por Ridley Scott, escrito por Callie Khouri e estrelado por Greena Davis - Thelma - e Susan Sarandon como Louise. O enredo traz a história de duas amigas que resolvem sair em uma “road trip” para deixar os problemas do cotidiano para trás, porém as coisas não saem como planejado e a viagem de férias que elas tinham planejado se torna uma fuga do FBI

O longa foi um sucesso crítico e comercial, recebendo seis indicações ao Oscar, levando para casa a de Melhor Roteiro Original. Foi um filme controverso, mas hoje é considerado um clássico e um marco quando o assunto são filmes feministas. Este ano o filme completou 25 anos, e a renomada revista Harper's Bazaar fez um ensaio revisitado das protagonistas na edição de maio. 


2. Trilogia Before

Before Sunrise, Before Sunset, Before Midnight | Richard Linklater | 1995 - 2013
A trilogia de Richard Linklater acompanha as paisagens de Viena, Paris e Grécia - cada um dos filmes em um ambiente, seguindo a ordem cronológica -. Nos filmes o espectador é levado à uma experiência de voyeurismo, acompanhando o amadurecimento da relação entre Celine (Julie Delpy), uma francesa, e Jesse (Ethan Hawke), um americano, que se conhecem em "Antes do Amanhecer" (1995), durante uma viagem de trem e, desde então, passam todos os filmes travando longos diálogos sobre os mais diversos assuntos enquanto passeiam pelas cidades e amadurecem juntos. A história é seguida por "Antes do Pôr do Sol", em Paris, que se passa 9 anos depois do primeiro, e finalizada com "Antes da Meia Noite", na Grécia, lançado em 2013.


3. Central do Brasil

Central do Brasil | Walter Salles | 1998
Um dos filmes brasileiros mais conhecidos mundialmente e lembrados, "Central do Brasil" traz Fernanda Montenegro e Vinícius de Oliveira no elenco, contando a história de Dora, uma funcionária da estação Central do Brasil e o menino Josué, que passa a morar na estação após a morte de sua mãe. Os dois saem em uma difícil jornada pelo Brasil atrás do pai do menino e o filme revela também as dificuldades das pessoas que migram pelo país na tentativa de conseguir uma vida melhor. O longa recebeu críticas aclamadas e chamou atenção de diversas premiações internacionais, rendendo a indicação de Melhor Atriz no Oscar para Fernanda Montenegro.


4. Diários de Motocicleta

Diários de Motocicleta | Walter Salles | 2004
Com direção de Walter Salles, Diários de Motocicleta é um drama biográfico lançado em 2004 baseado no livro de memórias escrito por Ernesto Guevara, que se tornaria conhecido mais tarde como o icônico comandante guerrilheiro marxista e revolucionário, Che Guevara. O filme narra a viagem de 1952, inicialmente de moto, por toda a América do Sul, feita por Guevara e Alberto Granado. O elenco traz o ator mexicano Gael García Bernal e o argentino Rodrigo de La Serna nos papéis dos dois amigos. O filme foi uma coprodução internacional entre Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Peru e Reino Unido.


5. Na Natureza Selvagem

Into the Wild | Sean Penn | 2007
Na Natureza Selvagem é um filme biográfico escrito e dirigido por Sean Penn. O longa foi adaptado do livro de não-ficção homônimo baseado nas viagens de Christopher McCandless pela América do Norte e seu tempo no deserto do Alaska no início dos anos 90.

McCandless é interpretado por Emile Hirsh e o elenco ainda conta com William Hurt, Marcia Gay Harden, Hal Holbrook e Kristen Stewart. O filme chamou atenção de diversas premiações e teve uma recepção positiva em meio à crítica especializada. É impossível não sentir a vontade de viajar depois de acompanhar as aventuras de McCandless, que se nomeava como "Alexander Supertramp". A trilha sonora do filme conta com composições originais de Eddie Vedder, vocalista e guitarrista da banda Pearl Jam.


6. Antes de Partir 

The Bucket List | Rob Reiner | 2007
Lançado em 2007, Antes de Partir foi dirigido por Rob Reiner - Conta Comigo, Harry e Sally - e estrelada por Jack Nicholson e Morgan Freeman. O longa conta a história de dois homens completamente opostos, um mecânico e um bilionário. Porém, ambos são pacientes terminais diagnosticados com câncer de pulmão. Após algum tempo, eles acabam criando uma amizade nada convencional e decidem sair em uma viagem pelo mundo com uma lista de coisas para fazer antes de morrer. O filme recebeu críticas mistas, mas foi um grande sucesso nas bilheterias do mundo todo, superando seu orçamento de 45 milhões de dólares.


7. Up - Altas Aventuras

Up | Disney e Pixar | 2009
Lançado em 2009, Up – Altas Aventuras foi dirigido por Pete Docter e o décimo longa metragem de animação produzido pelos estúdios Pixar. O enredo conta as aventuras de Carl Fredericksen, um senhor viúvo, e Russell, um escoteiro amante da natureza. Amarrando milhares de balões à sua casa, Carl decide realizar o sonho de conhecer a América do Sul e cumprir a promessa que fez para sua falecida esposa, Ellie. Mas as coisas não saem como o planejado quando Russell se torna parte dessa jornada nada convencional. O filme foi nomeado a cinco categorias do Oscar, vencendo por Melhor Filme de Animação e Melhor Trilha Sonora Original.


8. Na Estrada

On the Road | Walter Salles | 2011
Dirigido pelo brasileiro Walter Salles, Na Estrada é um filme adaptado do romance de mesmo nome escrito por Jack Kerouac em 1957. O elenco conta com a participação de Garrett Hedlund, Sam Riley e Kristen Stewart nos papéis principais, além de trazer grandes nomes como Amy Adams e Alice Braga em papéis menores. A história é baseada nos anos em que Kerouac passou viajando pelos Estados Unidos no final dos anos 40 com seu amigo, Neal Cassady, que é a inspiração para o anti-herói do longa, Dean Moriarty, interpretado por Hedlund. A sua recepção foi mista, mas o longa estreou em festivais como a Palma de Ouro e Cannes. O filme retrata uma “road trip” recheada de conflitos, amores, drogas e jazz.


9. Tracks

Tracks | John Curran | 2013
Tracks é um filme australiano lançado em 2013 e dirigido John Curran. Baseado no livro homônimo de memórias de Robyn Davidson, o longa traz Mia Wasikowska e Adam Driver nos papéis principais. O filme conta a história de Davidson em 1977 quando ela decidiu viajar pelo deserto australiano por nove meses com seu cachorro, quatro camelos e o fotógrafo do National Geographic, Rick Smolan. Antes de finalmente ser lançado em 2013, duas outras tentativas haviam sido feitas de adaptar o livro. Em uma delas, Julia Roberts estava ligada ao projeto. Tracks recebeu críticas positivas em sua maioria, mas teve um lançamento restrito nos cinemas da América do Norte. 



10. Livre

Wild | Jean-Marc Vallée | 2014
Baseado no livro de memórias de Cheryl Strayed, ‘Livre - A Jornada de Uma Mulher Em Busca do Recomeço’, o drama biográfico foi lançado em 2014 e dirigido por Jean-Marc Vallée - Clube de Compras Dallas, Demolição -. O filme é estrelado por Reese Witherspoon e Laura Dern, e suas atuações foram tão aclamadas que renderam duas indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante. O longa conta a história de Strayed após a perda da mãe e um vício em heroína, quando a mesma decide se aventurar e escalar 1.100 milhas das 2.540 milhas da Pacific Crest Trail, nos Estados Unidos.

É impossível não sentir a vontade de viajar depois de filmes como esses, mas como já dizia José Saramago em seu livro de crônicas "Viagem a Portugal", "O fim da viagem é apenas o começo doutra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já (...). É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre. O viajante volta já. Assim é. Assim seja".
--

Confira nossos produtos inspirados no filme "Na Natureza Selvagem"


365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.