Os 8 Filmes Latino-Americanos Mais Premiados nos Últimos Anos

Embora muitas vezes só se dê atenção às grandes produções de Hollywood, outros centros produtores da sétima arte também têm destaque e importância, criando verdadeiras obras-primas. Um dos mais importantes desses centros audiovisuais, sem dúvida, é o cinema latino-americano, marcado pelas críticas sociais, questionamentos morais e histórias cativantes. 

Se você ainda não conhece muito desse gênero – ou, ainda, quer novas indicações –, confira nossa lista com oito dos mais premiados e aclamados filmes latino-americanos. 


1) Um Lugar no Mundo

Un Lugar En El Mundo | Adolfo Aristarain | Argentina | 1992


Esse filme argentino foi lançado em 1992 e logo alcançou sucesso de público e crítica. “Un Lugar En El Mundo” foi indicado ao Oscar de Melhor Filme de Língua Estrangeira em 1993 - embora depois desclassificado por questões técnicas - e recebeu prêmios como o Goya de Melhor Filme Estrangeiro de Língua Espanhola, em 1993, e a Concha de Ouro no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, em 1992. 

O filme se passa em 1974 e conta a história de um casal de argentinos, Mario e Ana, que decidiram se exilar em uma região remota da Argentina após a morte do presidente Juan Domingo Perón. A vida tranquila do casal e de seu filho adolescente, Ernesto, logo muda quando a população da região precisa lidar com uma empresa hidroelétrica que deseja se apropriar da área e, consequentemente, desalojar os moradores. 


2) Cidade de Deus 

Cidade de Deus | Fernando Meirelles | Kátia Lund | Brasil | 2002


Lançado em 2002, “Cidade de Deus” não é apenas um dos mais populares e influentes filmes do cinema brasileiro, mas também do mundo todo. Ele foi indicado para quatro categorias do Oscar e uma do Globo de Ouro, venceu um prêmio BAFTA, um TIFF (Festival Internacional de Cinema de Toronto), entre outras conquistas em mais de 35 festivais e premiações. 

O longa retrata a vida de dois jovens moradores do bairro Cidade de Deus, que convivem com pobreza, criminalidade e violência. Enquanto um dos amigos se torna um fotógrafo, o outro vira líder do tráfico. Abordando temáticas financeiras e sociais, Cidade de Deus pinta um retrato das dificuldades em regiões carentes do Brasil. 

3) Amores Brutos 

Amores Perros  | Alejandro González Iñárritu | México | 2000


Primeiro grande filme do agora célebre diretor Alejandro González Iñárritu, “Amores Perros” chegou aos cinemas em 2000 e logo ficou claro que seria o ponto inicial do chamado Novo Cinema Mexicano. O filme foi nomeado ao Oscar e também ao Globo de Ouro na categoria Melhor Filme Internacional, e venceu mais de 50 premiações – entre elas, o prêmio BAFTA, o Festival de Cannes, o Festival do American Film Institute, entre outros. 

Considerado por muitos críticos o "Pulp Fiction mexicano", “Amores Perros” narra a história de três pessoas que se conectam em um ponto comum: um acidente de carro. A estrutura pouco convencional, narrativa audaciosa com muita ação e a sua abordagem de temáticas como perda, arrependimento e a dura realidade da vida, compõem a força deste clássico do cinema latino-americano.

4) O Labirinto do Fauno 

El Laberinto del Fauno | Guillermo Del Toro | México | 2006
Escrito e dirigido por Guillermo Del Toro, diretor mexicano conhecido por suas histórias de fantasia repletas de maquiagens e figurinos incríveis, “El Laberinto Del Fauno” conta com todos esses elementos e mais um enredo que mistura ficção com a retratação da Espanha sob regime fascista. Em 2007, o filme venceu três Oscars e foi nomeado para outras três categorias, conquistou três prêmios BAFTA, venceu 11 prêmios Goya, entre outros. 

Em um conto de fadas com elementos de drama e até mesmo horror, “El Laberinto Del Fauno” conta a história de Ophelia e sua mãe, grávida, que viajam para viver com um general espanhol. A trama se desenrola com Ophelia descobrindo um labirinto habitado por um fauno, que lhe diz que ela é uma princesa do submundo que deve realizar três tarefas para voltar ao seu reino. Com criaturas icônicas e um enredo que até hoje gera discussões sobre suas temáticas e seus subtextos, “El Laberinto Del Fauno” é um dos grandes filmes latino-americanos dos últimos anos. 

5) E Sua Mãe Também 

Y Tu Mamá También | Alfonso Cuarón | México | 2001


Mais um filme do produtivo cinema mexicano, “Y Tu Mamá También” não recebeu tantos prêmios quanto outros itens desta lista – ele foi indicado ao Oscar, ao Globo de Ouro, ao BAFTA e venceu uma premiação no Festival de Veneza –, mas sua temática fez dele um clássico latino-americano. 

Lançado em 2001, “Y Tu Mamá También” narra a viagem de dois amigos adolescentes e uma mulher mais velha pelo pobre México rural em direção a uma praia chamada Boca del Cielo. Durante a jornada dos personagens, o filme aborda tanto questões sociais do México, como a desigualdade de classes, quanto temas como sexualidade, autodescoberta, amizade e relacionamentos. 


6) O Segredo de Seus Olhos 

El Secreto de Sus Ojos | Alfonso Cuarón | Argentina | 2009

Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2009, “El Secreto de Sus Ojos” também venceu o Goya de melhor filme em 2009. Todo esse reconhecimento de premiações e crítica – o filme é apontado por muitos como o melhor lançado naquele ano em todo o mundo – se deve à sua trama eletrizante, com elementos de comédia, romance e suspense, e às atuações impecáveis do elenco. 

Baseado no livro “La Pregunta de sus Ojos”, de Eduardo Sacheri, o filme traz um servidor aposentado da Justiça Penal argentina que, com o fim da sua carreira, decide escrever um livro narrando a história de um caso sem solução que lhe atormenta há décadas. Iniciando com o objetivo de afastar os fantasmas do passado e reconquistar um velho amor, logo essa jornada revive problemas e questionamentos antigos.

7) A História Oficial

La Historia Oficial | Luis Puenzo | Argentina | 1985

O primeiro filme argentino a vencer o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 1986 (um ano após seu lançamento), “La Historia Oficial” surpreendeu o mundo com seu tema corajoso e atual para a época, e também com atuações brilhantes. A produção relata o drama de uma professora de classe média na Argentina, que descobre que a criança que adotou pode ser filha de presos políticos da ditadura militar do país, que havia terminado apenas dois anos antes do lançamento do filme. 

Abordando os horrores da ditadura, a omissão da Igreja e as péssimas condições sociais e financeiras que o regime militar gerou na Argentina, “La Historia Oficial” é uma produção essencial do cinema latino-americano. O filme venceu, além do Oscar, prêmios no Festival de Berlim, no Festival de Cannes, no Festival Internacional de Cinema de Toronto, no Globo de Ouro, entre outros. 


8) Diários de Motocicleta

Diarios de Motocicleta | Walter Salles | Coprodução | Argentina | Brasil | Chile | Reino Unido | Peru | EUA | Alemanha | França | 2004

Lançado em 2004 por meio de uma produção em conjunto de vários países latino-americanos e europeus e dirigido pelo brasileiro Walter Salles, “Diarios de Motocicleta” conta a história do revolucionário Che Guevara em seu último ano de faculdade, viajando pela América do Sul a bordo de uma motocicleta. Na companhia de seu amigo Alberto “Mial” Granado, Che descobre seu chamado de vida e se torna o homem que mudaria a América Latina. 

Além do Oscar de Melhor Canção, o filme também venceu prêmios no BAFTA, no Festival de Cannes, Goya, entre outros festivais e premiações. “Diarios de Motocicleta” foi o segundo grande sucesso do diretor, depois de “Central do Brasil”, e ajudou a a consolidar o cinema brasileiro no cenário internacional. 

Esses são apenas alguns dos filmes latino-americanos que ganharam reconhecimento e premiações mundo afora, mostrando que sua linguagem peculiar e temáticas entrelaçadas com o povo da região possuem, sim, a capacidade de produzir grandes obras da sétima arte. Pegue a pipoca, prepare o sofá e embarque nessas histórias para conhecer mais as produções vizinhas e locais.

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.