7 Filmes Que Você Vai Amar se Gostou de Amélie Poulain

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001), de Jean-Pierre Jeunet, cativou o público e voltou a atenção dos espectadores para o cinema francês. O filme recebeu cinco indicações ao Oscar e levou prêmios de diversos festivais. 

Conhecido por sua narrativa cativante, a bela trilha sonora de Yann Tiersen e uma característica direção de fotografia, o filme se tornou querido para muitos, que se encontraram na personalidade da protagonista. Se você já viu o filme e gostaria de assistir a outros com esse estilo, aproveite a lista abaixo, e depois nos conte o que achou!

1) Luzes da Cidade 

City Lights | Charles Chaplin | EUA | 1931
Dirigido e estrelado por Charles Chaplin, Luzes da Cidade, é um de seus trabalhos mais aclamados. O elenco também conta com a participação de Virginia Cherrill e Harry Myers. Mesmo com a diminuição do cinema mudo e o avanço do cinema “falado”, Luzes da Cidade se tornou extremamente popular e é considerado uma das maiores realizações de Chaplin. Como em O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, o filme traz um herói que é ingênuo e idealista, mostrando traços de timidez e coragem em sua personalidade. 


2) Submarino 

Submarine | Richard Ayoade | EUA | Reino Unido | 2010
Lançado em 2010, Submarino é uma comédia-dramática baseada no livro homônimo de Joe Dunthorne. O elenco conta com Craig Roberts, Yasmin Paige, Noah Taylor e Sally Hawkins. O longa, dirigido por Richard Ayoade, traz influências visuais de diretores como Jean Luc Godard, Hal Ashby e Wes Anderson. Com vários diálogos interessantes e com uma narrativa no estilo de Amélie, o filme mostra dois protagonistas que imaginam seus próprios funerais e que têm o desejo de serem amados. Ambos possuem inseguranças, mas lidam com elas de formas diferentes.

3) Vigaristas 

The Brothers Bloom | Rian Johnson | EUA | 2008
Vigaristas é uma comédia escrita e dirigida por Rian Johnson e lançada em 2008. O elenco inclui nomes como Mark Ruffalo e Adrien Brody, nos papeis principais dos irmãos Bloom, e Rachel Weisz como Penelope Stamp. Johnson traz um filme de histórias, sobre histórias pessoais e mentiras que contamos a nós mesmos e aos outros. Seu trabalho é impecável, como já havia mostrado anteriormente, mas Vigaristas muda suas concepções de uma maneira inesperada e brilhante. Quando se pensa na estrutura narrativa do longa, a personagem de Weisz, embora britânica, caberia como uma "substituta" de Amélie. 

4) Meia Noite em Paris 

Midnight in Paris | Woody Allen | EUA | 2011
Dirigido por Woody Allen durante seu período europeu, a comédia/fantasia romântica foi lançada em 2011. Estrelado por Owen Wilson, Marion Cotillard e Rachel McAdams, o longa recebeu diversas indicações ao Oscar. Allen se mostra revitalizado e pinta suas personagens de forma característica, como a instável Zelda Fitzgerald. Paris é apresentada em uma luz quase mística, onde presente e passado se mesclam. A sonhadora Adriana, interpretada por Cotillard, é muitas vezes comparada à Amélie, principalmente por Cotillard ser também uma atriz francesa. A teoria do pensamento da Era Dourada apresentada no filme assemelha-se com a visão de uma Paris idealizada por Jeunet.

5) Frances Ha 

Frances Ha | Noah Baumbach | EUA | 2012
Dirigido e roteirizado por Noah Baumbach, Frances Ha é uma comédia lançada em 2012, estrelando Greta Gerwig no papel principal. Baumbach segue a linha de escrever filmes sobre pessoas extremamente inteligentes e imperfeitas discutindo ideias perspicazes, e traz um filme baseado em uma personagem, como já indica o título. Frances, interpretada por Gerwig, é uma jovem mulher confusa, mas é também uma revelação. Sendo mais aberta e confiante que Amélie, porém tão cativante quanto, as duas são iguais quando tratamos de mulheres icônicas no cinema moderno.

6) Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas 

Big Fish | Tim Burton | EUA | 2003
Dirigido por Tim Burton e roteirizado por John August, Peixe Grande é um filme estadunidense lançado em 2003. Ewan McGregor, Albert Finney, Billy Crudup, Jessica Lange e Marion Cotillard fazem parte do elenco principal, mas o longa também traz diversos outros nomes em pequenos papeis, como Helena Bonham Carter. O filme é sobre anedotas, piadas e histórias, construído por armações, arcos e finais surpreendentes. Peixe Grande e Amélie Poulain são duas "anomalias" nas carreiras de seus respectivos diretores, aquele único momento em que eles confiaram em seus lados românticos e não sombrios, sendo aclamados por isso.


7) Amor à Flor da Pele 

Fa yeung nin wa | Wong Kar-Wai | França | Hong Kong | 2000
Amor à Flor da Pele é um filme dirigido e escrito por Wong Kar-Wai e lançado em 2000. É o segundo de uma trilogia não oficial, que começou com Dias Selvagens (1990). Com um enredo que poderia facilmente se tornar sentimental e melodramático, a direção de Wong Kai-War transformou o filme em uma beleza silenciosa e reprimida. Amor à Flor da Pele não tem nada extremamente claro e os pequenos detalhes de uma cena significam muito, como conversas sobre gravatas ou bolsas. Uma das protagonistas, Sra. Chow, interpretada por Paulyn Sun, além de ser mulher, exibe traços em sua personalidade similares à Amélie, sendo tímida, e ambas anseiam por uma vida que lhes escapa. 

Os filmes foram retirados desta lista do portal Taste of Cinema, onde é possível encontrar mais sugestões similares ao filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. Conhece outros parecidos? Compartilhe com a gente!
--

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.