7 curiosidades sobre Denis Villeneuve

Conhecido pelos seus filmes de grande sucesso de crítica e bilheteria como A Chegada (2016) e Os Suspeitos (2013), Denis Villeneuve está novamente em evidência por ter sido escolhido como diretor do tão esperado Blade Runner 2049 e para a refilmagem de Duna (1984).

O diretor e roteirista franco-canadense começou a carreira na década de 80 e, desde então, sua lista de documentários, longas e prêmios só vem aumentando. Separamos 7 curiosidades de seus bastidores. Confira:


1) Inspiração


Villeneuve pontuou em uma entrevista que começou a pensar em seguir carreira no cinema quando tinha apenas 10 anos de idade. Apesar de ser difícil pensar em um momento específico da decisão, ele disse que após assistir 2001: Uma Odisséia no Espaço (1986) percebeu o quanto o cinema poderia ser poderoso, e isso o encantou e inspirou a se tornar um diretor.

2) Seleção de elenco


O ator Ryan Gosling e Villeneuve no set de Blade Runner 2049 (2017)
Denis seleciona seus atores de uma forma bem incomum. Além de levar em consideração as habilidades de atuação, ele busca atores que tenham sua própria personalidade e histórias, e que sejam capazes de trazer isso para o filme. Em suas palavras: “Um ator é como um planeta, tem sua própria cultura, suas próprias referências e seu próprio mundo interior. Eu estou procurando por atores que consigam trazer seu próprio universo para a tela”.

3) Um sonho realizado


Antes de ser convidado a dirigir uma refilmagem de Duna (1984), Denis afirmou que ter essa oportunidade era um dos seus maiores sonhos. Ele ainda disse que imaginava que jamais iria conseguir isso, já que o processo para conseguir os direitos era enorme.

4) O contato com o feminismo

Apesar de ter crescido em uma cidade extremamente conservadora e católica, sua mãe e suas duas avós eram mulheres fortes e excêntricas que lhe servem de inspiração ainda hoje. Ele atribui a elas o seu primeiro contato com o feminismo. Grande parte dos seus filmes, principalmente os no início de sua carreira, contam com protagonistas femininas fortes.

5) A personagem de Emily Blunt em Sicario 


Emily Blunt interpreta a agente do FBI Kate Macer, que investiga um cartel mexicano, em Sicario (2015)
Villeneuve recusou transformar a personagem de Emily Blunt, em Sicario (2015), em um homem. O roteirista Taylor Sheridan foi “aconselhado” a modificar o roteiro para que a personagem de Blunt em Sicario fosse um homem. No entanto, Denis não aceitou e disse que “Não existem papéis bons para mulheres atualmente, esta é a minha contribuição”.

6) Afastamento


Villeneuve ficou 9 anos afastado do cinema antes de lançar Polytechnique (2009). O diretor tirou esse tempo para dar atenção à sua família e escrever seus próprios scripts.

5) Hollywood


Por sentir necessidade de ter sua liberdade artística, Denis nunca teve o sonho de ir para Los Angeles. Em entrevista para o Independent, ele afirmou que achava que, se fosse pra Hollywood, eles acabariam pedindo que ele fizesse Legalmente Loira 5. Ele ainda completou: “Eu prefiro fazer meus próprios filmes, sem muito dinheiro e estar livre para fazer os filmes do jeito que eu quero”. Isso só mudou depois de Os Suspeitos (2013).

Gostou de conhecer um pouco mais da carreira do diretor? Aproveite para conferir Blade Runner (2049), seu novo filme em cartaz!
--

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.