O que as cores representam no cinema?

Acentuar a emoção transmitida pelo filme, ajudar na percepção de clima e tempo, representar o estado de ânimo dos personagens e influenciar no entendimento do público para o conceito da cena são as principais funções das cores no cinema. Cada escala de cor escolhida como contraste nem sempre foi colocada simplesmente para deixar a cena esteticamente bonita. Muitas vezes as cores determinantes foram pensadas como um importante elemento para a narrativa do filme.
A Noiva Cadáver (2005), de Tim Burton
Ilustrando as fases e emoções dos personagens, as cores podem ter significados diferentes dependendo do gênero do filme ao qual se está assistindo. Dentro do universalismo de definições, podemos começar distinguindo entre cores quentes e cores frias, e elas não apenas conduzem a um estado de calor ou frescor.

As cores frias são o azul, verde, roxo e o turquesa, e estas podem remeter a diversos sentimentos, como introspecção, tristeza, calma, passividade, solidão, tranquilidade e claro, excesso de frio. Podem também ser associadas ao anoitecer, ao místico e ao mar/água. 

As cores preto, cinza e branco são neutras. Geralmente, quando usadas, são combinadas com outras cores para ressaltar o efeito da cor quente ou fria. 
Os Excêntricos Tenenbaums (2001), de Wes Anderson
As cores quentes como o vermelho, amarelo, laranja e rosa, seguindo a teoria da psicologia das cores, podem transmitir emoções intensas, como paixão, violência, movimento, loucura, alegria, excitação e vingança. Remetem também à sensação de calor, por serem associadas automaticamente ao sangue, fogo e à luz solar.

As cores podem também podem se tornar marcas registradas de alguns diretores, como nos filmes de Wes Anderson. Cada personagem possui a própria paleta de cores, que geralmente são claras e pastéis, as quais permeiam os cenários e seus figurinos durante toda a história, ajudando a construir nossa percepção sobre os mesmos e deixando as cenas mais harmoniosas

O Poderoso Chefão (1972), de Francis Ford Coppola
É através das cores que conhecemos e compreendemos o universo do personagem e os sentimentos que o permeiam. É comum percebermos que em momentos decisivos ou mais delicados da história o clima muda e a luz ambiente pode ser mais escura, acentuando o suspense. Assim como em comédias, raramente o público será apresentado a climas mais fúnebres ou cenários com cores que transmitam seriedade. 
Cena de Mad Max: Estrada da Fúria (2015)
A cor é a principal ferramenta para demonstrar temperatura. É por meio dela que compreendemos rapidamente o clima em que o filme se passa, antes mesmo que se mostrem os figurinos. Em Mad Max, por exemplo, os tons de laranja criam um ambiente quente, com fortes explosões, enfatizado pela falta de água, que reforçam mais ainda a ideia de um local abafado a ardente. 
Anthony Hopkins vive Hannibal em O Silêncio dos Inocentes (1991)
Mesmo dentro da classificação quente ou fria, as cores em si trazem seus próprios significados, mas que dependendo de como são usadas, podem conduzir o público a interpretações diferentes. Como o azul, que pode remeter ao sentimento de tranquilidade ou depressão. O amarelo pode ser símbolo de vingança - temos Kill Bill como melhor exemplo -, mas também de alegria, como em Divertida Mente.
Mena Suvari em Beleza Americana, de Sam Mendes
O vermelho é a cor mais usada em gêneros opostos, como terror/suspense e drama/romance, por trazerem a ideia principal de paixão e agressividade. Por isso, paletas de tonalidades tão próximas podem ter significados totalmente distintos. 

Na cena icônica de Beleza Americana, o vermelho automaticamente nos traduz a sensualidade passada pela personagem de Mena Suvari e o amor e excitação que Lester Burnham (Kevin Spacey) sente pela moça. Tal mensagem diverge do sentido do vermelho usado em O Silêncio dos Inocentes, que funciona para conduzir o público à tamanha insanidade de Hannibal Lecter.
Natasha Leonnet foi a colorista de La La Land (2016)
E de quem é o trabalho de ressaltar todas essas cores para nossa melhor percepção? O nome desse profissional é colorista. Na pós produção - momento de edição do filme -, sua função é identificar com clareza as cores que foram escolhidas pelo diretor e/ou diretor de arte na criação da paleta para ajudar no desenvolvimento da narrativa, contribuindo para os climas propostos na história e comunicando aos espectadores o sentimento dominante revelado pela cor. 

Foram divulgadas várias fotos do antes e depois do processo de colorização de La La Land, o que chamou atenção e tornou mais notório o trabalho desse profissional. Separamos um vídeo que mostra o antes e o depois da coloração de um filme de produção independente chamado The House on Pine Street. Além da correção da cor, o colorista tem o papel de igualar a exposição de cor das câmeras e ajustar luz e brilho diante dos personagens.



Muito mais do que ilustrar, as cores não são inseridas por acaso, tendo o importante papel de nos transmitir emoções e auxiliar no rumo da história. O conjunto de cores é um elemento essencial para o cinema, ajudando a conservar cenas memoráveis que jamais teriam o mesmo efeito se não fosse pela escolha da cor.

 E você, lembra de alguma cena que não teria o mesmo significado se não fosse pela cor?
--

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.