It - A Coisa: 7 grandes mudanças do livro para o filme

It - A Coisa tornou-se oficialmente o filme de terror com maior bilheteria, com U$228 milhões. O longa foi inspirado no livro de Stephen King "A Coisa", de 1986, e já tinha sido adaptado como uma minissérie de dois capítulos, "A Coisa – Uma Obra Prima do Medo" (1990). Trazendo monstros clássicos que brincam com a nossa imaginação - e com o nosso medo -, e uma atmosfera nostálgica dos anos 80, It – A Coisa, arrancou gritos e risos de todos que foram assistir a aventura do Clube dos Perdedores. 

É comum que, ao se adaptar uma obra, alguns detalhes fiquem de fora, seja pelo bem do roteiro ou pensando no que o público quer ver. Pensando nisso, organizamos 7 fatos importantes que não foram incluídos ou sofreram modificações nesta adaptação do diretor argentino Andy Muschietti.

Se você ainda não viu o filme, cuidado, pois contém spoilers.


1) Derry


A cidade é retratada no livro como uma parte da Coisa, ela prospera ao mesmo tempo que o palhaço mantém seus cidadãos reféns. Todos os adultos lá são facilmente manipuláveis e tem uma grande facilidade de “olhar para o outro lado” quando algo estranho ou mal acontece. 

No filme, quem descobre que Derry é assolada por tragédias e desaparecimentos a cada 27 anos é Ben (Jeremy Ray Taylor), que faz uma pesquisa na biblioteca. No entanto, no livro, quem faz a ligação dos fatos é Mike, ao ver o livro sobre Derry que seu pai, Will, produziu. O pai de Will tem uma estranha habilidade de perceber o mal na cidade, e no livro ele chega a ver o pássaro gigante que também é visto por seu filho anos mais tarde. 

Alguns dos piores acontecimentos em Derry foram: o prédio que explodiu matando 108 pessoas, sendo destas 88 crianças que estavam em uma caçada a ovos de páscoa - no filme, vemos uma foto desse evento nos recortes de Ben -, e quando membros da Ku Klux Klan queimaram uma casa de shows que tinha como maior público afroamericanos, e várias pessoas morreram queimadas. Isso é mostrado no filme quando Mike vê pessoas pegando fogo dentro do açougue, uma visão manipulada pela Coisa.


2) Os monstros 


A Coisa pode aparecer de diversas maneiras. Quando há mais de uma criança por perto, ela assume uma forma igual para todos que estão presentes. Mas quando apenas uma criança a enxerga, Pennywise assume a forma que representa o pior medo da pessoa. Ao adaptar o livro, a forma como os personagens veem o palhaço sofre algumas alterações.

No filme, Richie e Bill veem A Coisa como um lobisomem - e depois quando todas as crianças vão juntas, o veem assim quando entram na casa assombrada -. Quando elas decidem ir sozinhas, Ben vê uma múmia, Mike é atacado por um pássaro gigante e Stan é perseguido por crianças com os corpos em decomposição. No filme, os monstros desses personagens foram alterados e somente a visão de Eddie, que vê um leproso, e Beverly, que vê o sangue saindo do ralo da pia do seu banheiro, foram mantidos.


3) O embate com Henry


Henry é um dos personagens que mais sofreu modificações do livro para o filme. Ele é definido como um garoto extremamente maldoso, algo que é consequência direta de seu pai, no livro, um ex-militar; no filme, um policial, que maltrata física e psicologicamente da mãe de Henry.

Ele persegue constantemente Mike e, no passado, até mesmo matou seu cachorro, apenas para ver o garoto sofrer. O seu ódio por Mike vai além de racismo, ele também o inveja por ter uma família estável e feliz. No livro, Mike ainda tem ambos os pais. 

Outra principal diferença é o "final" de Henry. No filme, Mike empurra Henry no esgoto, dando a entender que o garoto morreu. Se isso será confirmado ou não, teremos que esperar! Mas no livro, Henry entra atrás dos garotos no esgoto e, ao ser atacado por Pennywise, enlouquece. Quando é encontrado pela polícia, é condenado pelo assassinato do seu pai e de todas as crianças que haviam sumido em Derry. 


4) A visita à casa assombrada


Esse é o primeiro embate em que todas as crianças enfrentam Pennywise no livro. Eles decidem ir até a casa na rua Neilbolt que está caindo aos pedaços com uma atiradeira - uma espécie de estilingue -, e balas de prata. A escolha das balas de prata foi porque Bill e Richie viram um lobisomem quando foram à casa e descobrem que balas de prata teoricamente matariam lobisomens. 

A casa é, assim como Derry, uma parte da Coisa, apenas mais uma de suas formas. Ao entrarem lá, a casa fica constantemente tentando separá-los, ao fazer os corredores ficarem mais compridos e distraindo as crianças. É então que eles percebem que juntos são mais fortes e Beverly acerta uma bala de prata e machuca Pennywise. O que nos leva ao nosso próximo tópico...


5) Como atingir Pennywise


Como as crianças machucam Pennywise foi uma outra grande mudança do livro para o filme. Antes de saberem do Ritual de Chüd, eles descobrem que as coisas que traziam felicidade e que eles realmente acreditam são capazes de atingir a Coisa. É assim que Beverly consegue efetivamente machucar a Coisa com a bala de prata, Stan consegue fugir das crianças em decomposição ao recitar os nomes dos pássaros que ele amava estudar e a bombinha para asma de Eddie exala ácido quando atinge a Coisa. 

6) A Tartaruga


No livro, as crianças enfrentam Pennywise com a ajuda de uma importante entidade cósmica chamada Maturin, uma tartaruga que representa o Bem e a Criação, enquanto o palhaço é o Mal e a Destruição. A Tartaruga ensina Bill a utilizar o Ritual de Chüd, uma batalha psíquica que acaba sendo fatal para Maturin, mas permite que as crianças vençam Pennywise - pelo menos até os próximos 27 anos -. 

Na adaptação, a Tartaruga foi referenciada duas vezes: quando as crianças estão nadando no rio e elas dizem ter visto uma tartaruga e quando Bill vai até o quarto de Georgie e pega uma tartaruga feita de peças de Lego.

7) Perdidos no esgoto


No livro, a ligação das crianças é constantemente lembrada. Eles só são fortes quando estão todos juntos e assim conseguem sentir esse poder. Ao vencer Pennywise no esgoto, eles ficam perdidos tentando encontrar a saída e, após muito tempo andando, Beverly sugere que eles achem um modo de reconquistar a conexão que tinham quando a Coisa estava atacando. 

Por isso, eles decidem que todos devem fazer sexo com Beverly - um de cada vez -, e assim se manterem unidos para sempre. Após o ato, a conexão reaparece e eles conseguem achar o caminho para fora do esgoto. 

Achou que alguma dessas partes ficaram melhor sem ir para o filme ou sentiram falta de algo? Compartilhe com a gente!

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.