Laerte-se, primeiro documentário brasileiro da Netflix, está disponível

Estreia hoje, 19 de maio, o primeiro documentário brasileiro da Netflix. Laerte-se traz a história da cartunista Laerte Coutinho, 65 anos, e nos levará em uma jornada por dentro da mente de uma das personalidades mais criativas do país.

A direção ficou por conta da cineasta Lygia Barbosa da Silva e da jornalista Eliane Brum, que juntamente com Rapahel Scire assinam o roteiro. A produção executiva é de Alessandra Côrte e Lygia Barbosa da Silva. O filme é produzido pela Tru3Lab para a Netflix.

No documentário, Laerte Coutinho abre as portas de sua casa e expõe sua intimidade. A cartunista passou quase 60 anos se expressando e sendo identificada como homem. Após três filhos e três casamentos, ela decidiu revelar sua identidade de mulher transexual
O documentário da Netflix acompanha questões sobre o mundo feminino no cotidiano da cartunista. A premissa parte de um questionamento durante uma reforma em casa quando Laerte se pergunta se deve ou não fazer um implante de seios. A partir desta questão, a trama se desenrola sobre o que é, afinal, ser mulher.

O longa tem uma hora e 40 minutos e foi todo gravado na casa onde Laerte mora há mais de dez anos, tendo o formato de bate papo informal. As questões abordadas em Laerte-se são muitas, como a morte do filho, a transformação genital, as inseguranças e as dificuldades de lidar com a resistência de membros da família
Em entrevista durante o lançamento do documentário, Laerte comentou qual foi a maior dificuldade durante o processo de gravação: "A intimidade da minha casa é que era um problema para mim, sabe Deus por quê. Entrar em minha casa foi um problema, mas que foi trabalhado com a devida delicadeza e o 'cabaço' se foi". 

Laerte-se já está disponível na Netflix e marca a estreia de documentários brasileiros produzidos pela plataforma de streaming. Para conhecer mais do longa, confira o trailer: 

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.