7 curiosidades sobre o filme "Ela"

O filme “Ela”, de 2013, trouxe algo muito explorado por ficções científicas: a relação entre máquinas e seres humanos. Com direção de Spike Jonze, o longa conta a história de Theodore (Joaquin Phoenix), um recém-divorciado, e Samantha (Scarlett Johansson), um novo sistema operacional com inteligência artificial, que acabam se apaixonando. O visual incrível é só uma das características marcantes do filme que trouxe, de forma tocante, um romance inesperado.

Como as cinco nomeações ao Oscar - levando a estatueta por Melhor Roteiro - , e o elenco de peso não são novidades para ninguém, nós trouxemos para vocês algumas curiosidades que tornam o longa ainda mais surpreendente. Confira:

1) A cidade futurista


O longa se passa em uma Los Angeles de um futuro próximo, portanto era preciso encontrar a medida certa entre as cidades do presente e a modernidade da ficção científica. Para criar a metrópole, o diretor contou com a ajuda do designer de produção K.K. Barrett e misturou elementos de Los Angeles atualmente com o distrito de Pudong, em Xangai. A combinação resultou em ruas tomadas por arranha-céus interligados por passarelas.

2) A voz de Samantha


A atriz Samantha Morton recentemente esteve no elenco de "Animais Fantásticos e Onde Habitam" 
Inicialmente, a atriz Samantha Morton (Minority Report) iria dublar o sistema operacional Samantha. Ela chegou a gravar as falas da personagem e estava presente no set com Joaquin Phoenix todos os dias. Depois que as gravações finalizaram e o diretor começou a editar o filme, ele sentiu que algo não estava certo. Assim, com o consentimento de Morton, Jonze convidou Scarlett Johansson para refazer os diálogos e substituir a atriz.


3) Criando o sistema operacional


Criar o sistema operacional que mudaria a vida do personagem Theodore foi um grande desafio. K.K. Barrett afirmou que levou algum tempo para eles perceberem que, se ninguém conseguia pensar em um design bom para o programa então é porque ele não deveria ter nenhum. Para Barrett e Jonze, esse foi o melhor modo que a voz de Samantha ficasse em evidência. 


4) O passado no futuro


Para criar uma familiaridade e não se concentrar em aspectos do futuro que poderiam tirar a atenção do público do roteiro, Jonze decidiu utilizar elementos do passado para compor o cenário. As roupas de Theodore são referências dos anos 20 e 40, enquanto os móveis remetem aos anos 50, 60 e 80.

O smartphone que o protagonista usa teve uma inspiração inusitada: um isqueiro vintage que a produção e Jonze encontraram em uma loja de antiguidades de Los Angeles. 

5) O rosto de Samantha


No roteiro original haveria uma cena onde Theo sonharia com Samantha, como se ela fosse um ser humano. Uma atriz chegou a ser contratada para interpretar o sistema operacional, no entanto eles perceberam que não havia necessidade de ter uma representação física de Samantha. 

Em uma entrevista para o jornal L.A. Times, o editor Eric Zumbrunnen revelou como seria a cena: “Haveria cenas em que seriam mostradas a parte de trás da cabeça da atriz, ou ela desaparecendo no fundo da cena ou a câmera seguindo ela. Você nunca conseguiria ver o seu rosto. A ideia era mostrar como Theodore imaginava Samantha, uma pessoa que você não consegue ver seu rosto, não consegue alcançar”. 



6) Estreitando laços


Amy Adams, que interpreta a amiga Amy de Theodore, pediu para o diretor que ela e Joaquin Phoenix fossem trancados em um quarto pelo menos uma hora por dia, para que assim eles demonstrassem mais intimidade na tela. O plano deu certo e eles são amigos até hoje. 

7) O jogo


O designer David OReilley foi o criador do jogo Alien Child, que Theodore joga várias vezes durante o longa. Jonze foi responsável pela concepção e caracterização do game, ainda quando escrevia o roteiro, e coube ao designer criar um jogo crível com isso. O diretor ainda emprestou a voz para o alienígena tridimensional que interage com Theodore - ou xinga, na maior parte do tempo -.

Conhece outras curiosidades do filme? Compartilhe com a gente!
--

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.