O que é essa tal de mise-en-scène?

Se você se interessa por cinema já deve ter ouvido falar, pelo menos uma vez, a expressão mise-en-scène. Apesar de ser muito aplicada no meio cinematográfico, o que ela significa, de verdade? E qual é a sua importância para o cinema?

O termo vem de uma expressão teatral francesa que na tradução literal é “colocar no palco” - o que transpondo para o cinema seria “colocar na tela” -, e engloba todos os elementos reconhecíveis de um filme: cenário, atores, figurino, maquiagem, e até mesmo luz! Resumindo, é tudo aquilo que aparece no quadro e a forma como ele é montado.

Contudo, a mise-en-scène não é um termo de produção. Os diretores não dizem: "Ah! Vamos mudar a mise-en-scène hoje." Desde o processo de confecção dos cenários até a maquiagem feita nos atores, TODOS influenciam a mise-en-scène - sendo o diretor quem ordena mudanças ou aprova o trabalho.

Cena de "A Noite Americana" (1973), de François Truffaut
O termo mise-en-scène costuma ser usado quando se discute a aparência geral de um filme. Estudantes e críticos de cinema estão familiarizados com a expressão e as utilizam frequentemente, porque ela também é usada para se referir a muitas cenas que estão dentro de um filme. 

A mise-en-scène é um conceito complexo de se entender, mas é necessário observar que ela ajuda a ver o quadro como um todo, não apenas os elementos cinematográficos - como iluminação e ângulo de câmera -, mas o conjunto da obra, por assim dizer.

Durante as primeiras etapas de uma produção de cinema, o diretor e os designers se reúnem para determinar a aparência que a obra vai ter, bem como os sentimentos que eles pretendem despertar no público. Essa preparação toda garante que o filme alcance os impactos desejados. Confira os aspectos mais comuns da mise-en-scène abaixo:

Cenografia

Nesta cena de "Maria Antonieta" (2006), a decoração ornamentada traz à mente a França do século XVII
É tudo o que se refere à decoração do set: como ele é montado, os móveis dispostos, os objetos utilizados, e o próprio set em si. O set de filmagem pode se estabelecer em um local existente, ou ser construído dentro de um estúdio. Os adereços são muito importante porque eles podem ajudar a dar o “tom” de cada cena: cigarros e garrafas de bebida espalhadas, por exemplo, já vão entregar ao público o estado emocional de um personagem.

Ao invés de apenas colocar objetos aqui e ali, tudo é pensando em como esses elementos podem ter outros significados para quem assiste à obra.

Figurino e Maquiagem

Salma Hayek no filme biográfico "Frida" (2002), de Julie Taymor

É o aspecto da mise-en-scène mais facilmente identificado por todos. Advogados usam ternos, enfermeiras e médicos usam jaleco, e por aí vai. Ele inclui também cabelo e maquiagem, e são usados para mostrar a personalidade dos personagens, seu status, ou para apontar essas diferenças entre outros personagens. Os trajes também indicam em qual época a história do filme é contada.

Em filmes biográficos, por exemplo, as roupas são importantes para fazer com que um ator se pareça com o personagem histórico. Em "Frida" (2002), a atriz Salma Hayek, além de vestida com trajes mexicanos da década de 40, também recebeu uma maquiagem bem aplicada que a fez mais parecida com a pintora Frida Kahlo.

As roupas também podem ser usadas para estabelecer o nível hierárquico de alguém. E as cores podem distinguir um inimigo de um amigo. Em “Três Homens em Conflito” (1966), surge uma situação cômica quando Blondie (Clint Eastwood) se dirige para a cavalaria inimiga coberto de poeira. 


Iluminação

Nesta cena de O Poderoso Chefão (1972), é possível ver como funciona a iluminação de três pontos. Créditos da imagem: Wowzabob

Um dos elementos mais importantes e com o maior poder de evocar emoções. A iluminação é manipulada com muito cuidado para alcançar os objetivos do diretor cm o filme. 

A técnica mais utilizada no cinema é a Three-Point Lighting - iluminação de três pontos -, que é um arranjo de key, fill, e backlight, proporcionando uma iluminação uniforme da cena. Com essa técnica, a luz vem de três direções diferentes para transmitir uma sensação de profundidade no quadro.

Temos também outros estilos, como o High-Key Lighting, que deixa as cenas muito mais brilhantes, quase sem sombras, e é usado mais em comédias e musicais; e o Low-Key Lighting usado em filmes noir, que é o oposto do high key, e enche o quadro de sombras.

Uma boa iluminação ajuda a compor cada quadro, as áreas mais claras ou as mais escuras guiam nossa atenção da cena, destacando algum objeto ou deixando nas sombras algo suspeito.

Espaço

Em Jurassic Park (1993), este frame mostra um exemplo de offscreen space 

1. Deep Space / Espaço profundo
Um filme usa o espaço profundo quando há componentes importantes, tanto perto quanto longe da câmera. É usado para destacar a distância entre objetos e/ou personagens. 

2. Shallow Space / Espaço raso
Em um espaço raso, a imagem aparece plana ou bidimensional. 

3. Offscreen Space 
O espaço fora da tela é aquele que não está fisicamente presente no quadro. O espectador se torna consciente de algo fora do quadro através da resposta de um personagem a esse algo.

4. Frontality /Frontalidade
Deadpool (2016) fazendo referência a Curtindo a Vida Adoidado (1986) - ambos com momentos de quebra da quarta parede 
É a conhecida quebra da quarta parede, quando os personagens estão diretamente voltados para a câmera e se dirigem diretamente ao espectador. Temos como exemplo, Curtindo a Vida Adoidado (1986) e o recente Deadpool (2016).

Atuação

E por último, mas não menos importante, a atuação! O desempenho de um ator ou atriz significa tudo para o andamento de um filme, independentemente da história. É dever do ator dar vida a seu personagem, com gestos, expressões, entonação de voz e o que for necessário para atingir o público em sua totalidade.

Conseguiu entender um pouco melhor esse termo tão abrangente? Ficou interessada(o) no assunto? Confira esse vídeo - em inglês - que explica mais sobre a mise-en-scène!
--

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.