As aventuras cinematográficas de 'Um Filme de Cinema' | 20ª Mostra de Tiradentes

Reconhecida como local de invenção de novos realizadores do cinema nacional, a Mostra Aurora nunca tinha contado com a seleção de um mesmo diretor por dois anos consecutivos. Thiago B. Mendonça reverteu essa lógica. Depois de ter sido premiado pelo júri na Mostra Aurora do último ano com o filme "Jovens infelizes ou um homem que grita não é um urso que dança" ele retorna com um proposta curiosa: um filme infantil.

"Um Filme de Cinema" tem como trama a realização de um filme por crianças. Instigadas pela proposta da professora de narrar algo da imaginação, Bebeu (filha de Thiago Mendonça) decide fazer um filme para poder contar sua história, ela pede ajuda ao pai cineasta que depois de um primeiro momento de recusa decide emprestar uma câmera para que a filha possa gravar as cenas que deseja. Envolto nessa história, a narrativa percorre alguns caminhos interessantes quando, por exemplo, Bebeu se põe a entrevistar algumas pessoas. De início pergunta ao pai “o que é cinema?”, mas é o filme que toma essa pergunta pra si e busca responder o questionamento. Toma para isso alguns diretores reconhecidos na história do cinema: Georges Méliès, Charlie Chaplin, Buster Keaton, etc. As gravações vão conduzindo a narrativa e gerando confusões com alguns sistemas de poder estabelecidos, como, por exemplo, com a diretoria da escola. O filme, nesse sentido, estabelece uma relação metafórica com o papel do próprio cinema como elemento de expressão numa zona de conflitos de poder. Um Filme de Cinema caminha pela lógica dos filmes infantis que se movimentam na tríade da aventura composta por: causa; consequências; e aprendizagem/realização.

O segundo longa metragem do diretor paulista parece ter a ideia de ser um filme possível de se ver com toda a família, o que o torna um bom filme na proposta de entretenimento. Na sessão de estreia, ocorrida na terça-feira no Cine Tenda da Mostra de Cinema de Tiradentes, era possível encontrar crianças entusiasmadas com a história torcendo pela protagonista, nesse aspecto, o cinema se revela como forma de reconhecimento do mundo lúdico infantil.


Nos créditos finais encontramos a dedicatória a Andrea Tonacci, que teria incentivado Mendonça a fazer um filme com suas próprias filhas. “Para mim o projeto nasce da necessidade de deixar algo para essa geração que está chegando. Gostaria de fazer um filme para elas e acabei fazendo com elas”, comenta o diretor. Um Filme de Cinema certamente não é um dos favoritos a levar o prêmio este ano, está longe de uma linguagem inventiva que caracteriza essa premiação, mas o filme tem na fácil comunicação com o público seu maior trunfo.

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.