O hiperrealismo documental de Baronesa | 20ª Mostra de Tiradentes

Qual a fronteira entre documentário e ficção no cinema? Essa é uma questão pertinente numa época em que se voltou a pensar numa produção cinematográfica híbrida, fugindo da dicotomia de apenas ser um ou outro. Os docudramas ganharam espaço nos últimos anos, mas quase nada chegou perto da proposta do filme que abriu a décima edição da Mostra Aurora, no aniversário de vinte anos da Mostra de Cinema de Tiradentes. Baronesa, filme de estreia da mineira Juliana Antunes, retrata a realidade num recorte tão preciso que pode levar o espectador a pensar que é uma ficção. 

O filme se passa na periferia de Belo Horizonte, num bairro que leva o mesmo nome da diretora, Juliana. O contexto em que o filme foi rodado é o de uma guerra entre traficantes no bairro. A equipe passou seis meses retratando esta realidade a partir das ações de duas protagonistas: Leidiane e Andreia.

A ideia do projeto surgiu quando a diretora se questionou para onde iriam os ônibus que passavam pelo centro de Belo Horizonte e tinham como destinos locais com nome de mulheres, decidiu então percorrer essas linhas e visitar esses lugares. A equipe fez esse processo seguidas vezes até conseguir abertura para o primeiro contato. “As mulheres desses lugares estão quase sempre em ambientes privados, seja em casa, ou no trabalho, então para conseguir uma aproximação começamos a frequentar os salões de beleza”, relata a Juliana Antunes.

Sessão lotada de "Baronesa". Foto de Jackson Romanelli (Universo Produção)
Um dos grandes trunfos do filme está na montagem de Affonso Uchoa (diretor do premiado A Vizinhança do Tigre) e Rita Pestana, que dá ritmo e forma ao enredo e garante o foco do espectador durante os 75 minutos do filme. Levando em conta a quantidade de material captada durante todo o processo é possível encontrar incontáveis possibilidades de estruturação da narrativa. É também a partir da montagem que Baronesa torna-se um relato da potência feminina diante dos conflitos inerentes de uma zona de guerra, sem deixar de lado o humor cotidiano.

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.