7 curiosidades sobre Festim Diabólico, de Hitchcock


Dois jovens buscando provar que conseguem executar o crime perfeito. É difícil fazer uma sinopse de Festim Diabólico - "Rope", em inglês -  sem dar um spoiler. Considerada uma das grandes obras do mestre do suspense Alfred Hitchcock, o filme faz jus à sua fama devido ao uso de planos sequência extremamente bem executados. O longa conta ainda com a presença do talentoso James Stewart, grande parceiro de Hitchcock em seus filmes.  Confira abaixo 7 curiosidades sobre o filme:

1) Parece mas não é


Diferente do que a maioria pensa, o filme não é todo feito em um só plano sequência. Apesar de ser filmado para parecer uma única longa tomada, é apenas uma simulação. Até mesmo por questões como limitações da tecnologia da época: os rolos de filme não eram capazes de gravar um filme inteiro. "Festim Diabólico" é composto de 10 planos sequência, que variam de takes de quatro minutos e meio a takes de pouco mais de dez minutos. para passar o efeito de que não houveram cortes durante as filmagens, o diretor trocava o rolo focando nos ternos dos personagens ou em fundos escuros. Você pode conferir todos os cortes neste vídeo.

2) O primeiro filme colorido de Hitchcock


Alfred Hitchcock começou sua carreira cinematográfica desenhando cenários na Inglaterra, em meados da década de 20. Seus filmes "A Dama Oculta" (1938) e "A Estalagem Maldita" (1939) fizeram grande sucesso entre os britânicos e trouxeram fama para o diretor nos EUA. Em 40, Hitchcock foi convidado para trabalhar em Hollywood com sua primeira grande produção: "Rebecca, A Mulher Inesquecível" (1940). Mas foi somente em 1948, com "Festim Diabólico", que o mestre do suspense filmou seu primeiro longa em cores.

3) Equipe unida


Para garantir o sucesso dos planos sequência, todos no set - elenco e técnicos -, deram seu máximo para evitar erros, assim a tomada não precisaria ser feita toda do começo. Isso incluía evitar tropeçar nos cabos colocados por todo o espaço e não errar suas falas, claro. Em uma certa gravação, o dolly da câmera passou por cima e quebrou o pé de um cameraman. Para continuar as filmagens sem interrupção, o homem foi amordaçado e arrastado para fora do set para não gritar durante a cena. Em outro momento, uma mulher tinha que colocar um copo na mesa, mas erra. Um dos técnicos se apressou para pegá-lo antes que ele caísse no chão. Ambas cenas foram utilizadas no corte final. 

4) Perdido


Festim Diabólico fez parte dos “5 filmes perdidos de Hitchcock”. O longa esteve inacessível ao público durante anos, porque o diretor comprou de volta os direitos para deixar de legado para sua filha, Patricia Hitchcock. Os títulos ganharam esse apelido e só se tornaram acessíveis novamente em 1984 quando foram relançados nos cinemas. Os outro quatro filmes são: "Janela Indiscreta" (1954), "O Terceiro Tiro" (1955), "O Homem Que Sabia Demais" (1956) e "Um Corpo Que Cai" (1958).


5) Tudo dentro do estúdio


Tirando a abertura com os créditos iniciais, o filme todo foi gravado em um mesmo ambiente, que é o apartamento dos personagens Brandon e Phillip. Até mesmo as nuvens vistas pela janela são feitas de fibra de vidro. A maioria dos adereços, e até mesmo algumas das paredes do apartamento, tiveram que ser movidas pela equipe, indo e voltando para sua posição durante as filmagens, possibilitando que as câmeras se movessem em torno do recinto.


6) Baseado em uma história real

Embora "Festim Diabólico" tenha sido baseado na peça teatral homônima de Patrick Hamilton, a história também foi baseada em um assassinato cometido por dois estudantes, Nathan Leopold e Richard Loeb, da Universidade de Chicago. A história real também inspirou os filmes "Estranha Compulsão" (1959) e "Swoon - Colapso do Desejo" (1992). 

7) O famoso cameo


Sempre fazendo pontinhas em seus filmes, o diretor já era aguardado pelo público nesse quesito. Mas como essa obra em questão se passa inteiramente em só espaço, sua aparição é muito sutil: ele aparece andando pela rua durante os créditos iniciais.

Gostou de conhecer algumas curiosidades do filme? Deixe sua opinião nos comentários!

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.