7 Filmes que Você vai Amar se Gostou de Amélie Poulain | Parte 2

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain foi lançado em 2001 e dirigido por Jean-Pierre Jeunet. O filme cativou o público na época e traz novos fãs a cada dia que passa. Por isso, estamos de volta com mais 7 filmes para quem gostou de Amélie Poulain. Você pode conferir a primeira parte da lista aqui.

1) Forrest Gump: O Contador de Histórias

Forrest Gump | Robert Zemeckis | Estados Unidos | 1994
Lançado em 1994 e dirigido por Robert Zemeckis, Forrest Gump: O Contador de Histórias traz Tom Hanks no papel principal e é baseado no livro homônimo escrito por Winston Groom. O longa conta a história de Forrest Gump através de várias décadas da sua vida. Ele viaja ao redor do mundo, encontrando figuras históricas, influenciando a cultura popular e testemunhando alguns dos eventos mais importantes da segunda metade do século XX. O filme foi muito bem recebido pela crítica e recebeu 13 indicações ao Oscar, levando para casa seis estatuetas, incluindo a de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator. 


2) Os Excêntricos Tenenbaums

The Royal Tenenbaums | Wes Anderson | Estados Unidos | 2001
Dirigido por Wes Anderson, diretor conhecido por seu estilo único - que por sinal conversa muito com o de Jeunet em Amélie -, e filmes como O Grande Hotel Budapeste e Moonrise Kingdom, o filme foi lançado em 2001 e traz Gene Hackman, Danny Glover, Gwyneth Paltrow, Ben Stiller, Luke Wilson e Owen Wilson no elenco. Os Excêntricos Tenenbaums conta a história de três irmãos, Chas (Stiller), Margot (Paltrow) e Richie (Luke Wilson), que desde adolescentes demonstraram talentos em diferentes áreas, se tornando bem-sucedidos. O sucesso dos três é esquecido quando seu pai (Hackman) decide voltar para conquistar o amor de sua antiga esposa. O longa recebeu uma indicação ao Oscar por Melhor Roteiro e em 2016 a BBC nomeou o filme como um dos melhores desde 2000.

3) Adeus, Lênin!

Goodbye, Lenin! | Wolfgang Becker | Alemanha | 2003
Adeus, Lênin! conta com Daniel Brühl, Katrin Sass, Chulpan Khamatova e Maria Simon no elenco, O longa é inspirado em um período importante da história da Europa, a queda do Muro de Berlim e a reunificação das duas Alemanhas, sendo vários de seus personagens reais. Em Amélie, temos uma protagonista que se relaciona de forma única com o mundo por conta do que aconteceu com sua mãe, já em "Adeus, Lênin!" temos um protagonista que "cria" um novo mundo para preservar sua mãe. A maior semelhança entre os filmes é como essa desconsideração da realidade é tratada, de forma bem leve. Dois sonhadores que tentam alterar a realidade para o bem alheio. O longa recebeu muitas críticas positivas e chamou atenção de diversas premiações ao redor do mundo, inclusive recebendo uma indicação na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira no Golden Globes. 



4) Eterno Amor

Un Long Dimanche de Fiançailles | Jean-Pierre Jeunet | França - Estados Unidos | 2004


Dirigido por Jean-Pierre Jeunet, responsável também por O Fabuloso Destino de Amélie Poulain e Delicatessen, Eterno Amor é um filme franco-estadunidense lançado em 2004. As maiores similaridades com Amélie com certeza são,o diretor e a protagonista, interpretada por Audrey Tautou. O elenco traz também Gaspard Ulliel, Marion Cotillard e Dominique Pinon. O longa conta a história de Mathilde (Tautou), uma jovem que aguarda notícias do seu noivo (Ulliel) após o final da Primeira Guerra Mundial. Ela logo descobre que ele foi condenado à morte pelo exército francês, e mesmo após sua execução, ela continua convencida que seu noivo está vivo.

5) (500) Dias com Ela

(500) Days of Summer | Marc Webb | Estados Unidos | 2009
(500) Dias Com Ela é uma comédia romântica estadunidense lançada em 2009, escrita por Scott Neustadter e Michael H. Weber e dirigida por Marc Webb. O filme traz Joseph Gordon-Levitt e Zooey Deschanel nos papéis principais, contando também com Chloë Grace Moretz, Geoffrey Arend e Matthew Gray Gubler. (500) Dias com Ela emprega uma estrutura narrativa não-linear, contando a história de seu protagonista masculino e seu olhar memorável de um relacionamento fracassado. O filme fez grande sucesso e recebeu diversas indicações em premiações, entre as mais notáveis a de Melhor Filme (Musical ou Comédia) e Melhor Ator (Musical ou Comédia) no Golden Globes. 

6) Henri Henri

Henri Henri | Martin Talbot | Canadá | 2014
Lançado em 2014 e dirigido por Martin Talbot, o longa é uma comédia peculiar. O elenco traz Victor Andres Turgeon-Trelles, Catherine De Sève, Sophie Desmarais e Michel Perron. O filme conta a história de um tímido órfão, Henri, que é forçado a deixar o convento onde foi criado e se encontra em um mundo completamente novo e estranho. Henri Henri recebeu seis indicações no Canandian Screen Awards e foi nomeado pelo portal francês Canoe como “uma mistura de Amélie Poulain e Forrest Gump”.


7) Micróbio e Gasolina

Microbe et Gasoil | Michel Gondry | França | 2015
Escrito e dirigido por Michel Gondry, diretor responsável por Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, "Micróbio e Gasolina" é uma comédia francesa lançada em 2015. Estrelando Théophile Baquet, Ange Dargent e Audrey Tautou, o filme conta a história de dois amigos, Micróbio (Dargent) e Gasolina (Baquet), que lidando com problemas na escola decidem sair em uma viagem pela França em um veículo com formato de casa que eles mesmo construíram. Em meio a várias aventuras, eles visitam um amor de Micróbio e um acampamento que Gasolina foi quando criança. O filme foi bem recebido pela crítica especializada. 


Bônus: Pushing Daisies

Pushing Daisies | Bryan Fuller | Estados Unidos | 2007-2009
Apesar de não ser um filme, Pushing Daisies foi uma série criada por Bryan Fuller e exibida pelo canal de televisão americano ABC de outubro de 2007 a junho de 2009, sendo cancelada após a segunda temporada. A série conta com Lee Pace, Anna Friel, Chi McBride e Kristin Chenoweth no elenco. A história é no mínimo inusitada: Ned (Pace) é um jovem confeiteiro com uma habilidade única: ele pode tocar seres mortos e trazê-los de volta à vida, mas o segundo toque mata a pessoa - ou ser - novamente. Ele usa seu poder para trazer de volta sua namorada de infância, Chuck (Friel), mas eles não nunca mais podem se tocar. A série fez muito sucesso com a crítica especializada e recebeu três indicações ao Golden Globes, mas infelizmente foi cancelada por baixa audiência.

Gostou das dicas? Recomende mais outras também!
--

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.