7 Curiosidades Sobre Carrie Fisher

Aos 60 anos, Carrie Fisher morreu afogada na luz do luar e estrangulada pelo seu próprio sutiã. A atriz será eternamente lembrada pelo seu papel feroz na pele da Princesa Leia, general subversiva e rebelde da clássica franquia Star Wars. Mãe, escritora e ativista, o legado de Fisher vai muito além do sex symbol e do ícone da cultura pop que ela se tornou através de Leia. Separamos algumas curiosidades para homenagear essa atriz querida que vai deixar saudades. Confira:


1. Obituário

A verdadeira causa da morte da atriz foi um infarto sofrido durante um voo, mas não era isso que Carrie Fisher queria que os jornais dissessem.  Em seu livro autobiográfico, Wishful Drinking, a atriz escreve que queria que seu obituário fosse “afogada na luz do luar, estrangulada pelo próprio sutiã”. A explicação para a brincadeira é que George Lucas não deixou a atriz usar sutiã por baixo do famoso vestido branco da Princesa Leia no primeiro filme da franquia Star Wars, o episódio IV - Uma Nova Esperança (A New Hope, 1977). Quando questionado pela atriz, Lucas respondeu que “no espaço não há roupa íntima”, já que seu corpo se expandiria e suas roupas não.

2. Família

Carrie nasceu de uma família de estrelas. Seu pai era Eddie Fisher, cantor da década de 50 famoso por músicas como “Oh my pa-pa”. Já sua mãe é ninguém menos que a atriz Debbie Reynolds, renomada por filmes como Cantando na Chuva (1952) e A Flor do Pântano (1957). Como era de se esperar, crescendo em uma família famosa, a vida pessoal de Carrie foi marcada por muitos escândalos. Talvez o maior deles seja o divórcio de seus pais que culminou em Elizabeth Taylor sendo sua madrasta.


3.  Paul Simon

O primeiro casamento da atriz e um de seus grandes amores foi o cantor Paul Simon, da dupla Simon & Garfunkel, conhecida por canções como "The Sound of Silence" e "Mrs. Robinson". A união conturbada durou oficialmente seis anos, mas os dois mantiveram relações amorosas fora do casamento por quase o dobro desse tempo. Várias músicas da carreira solo do cantor são inspiradas em Fisher, entre elas, “She Moves On”, “Allergies” e “Hearts and Bones”.

4. Carreira como escritora

Fisher escreveu, ao todo, oito livros – cinco ficções e três autobiografias. Seus principais sucessos como escritora foram: o bem humorado "Wishful Drinking", que posteriormente foi transformado em um show de stand-up transmitido pela HBO; "Surrender the Pink" que quase virou um filme produzido por Steven Spielberg; e o semibiográfico Lembranças de Hollywood, que, em 1990, ganhou uma adaptação protagonizada por Meryl Streep e com texto adaptado pela própria Carrie.

5. “Médica de roteiros”

Carrie Fisher nos bastidores da franquia Star Wars

Fisher criou renome em Hollywood como uma script doctor –  termo designado para consultores de roteiro que poucas vezes são creditados. Nessa função, a atriz ajustou filmes como Hook: A Volta do Capitão Gancho (1991), Mudança de Hábito (1992), Segredos do Coração (1994) e Epidemia (1995). Inclusive, ela mesma escreveu a sua breve participação no filme Pânico 3 (2000). George Lucas, criador e diretor de Star Wars, chegou a contratar a atriz para fazer ajustes nos diálogos da segunda trilogia da franquia, lançada entre 1991 e 2005.

6. Papéis recusados

Brooke Shields no papel principal de A Lagoa Azul que foi recusado por Carrie Fisher
Se os papéis feitos pela atriz foram marcantes, os que ela recusou também seriam. Entre eles estão a protagonista de "A Lagoa Azul" (1980) e Sarah Connor na famosa franquia "O Exterminador do Futuro". Além disso, Carrie era o sonho do autor do clássico cult "A Princesa Prometida" (1987) para o papel principal da adaptação – mas este não chegou nem a ser oferecido para a atriz.

7. Porta-voz sobre saúde mental



Carrie Fisher sempre falou abertamente de sua saúde mental e de sua dependência química - e esse é o maior legado da atriz fora do cinema. Durante sua carreira, a atriz foi viciada em cocaína e diagnosticada com transtorno bipolar. O assunto era um tabu na época e Fisher gerou polêmica ao se tornar ativista e porta-voz de campanhas para conscientização sobre doenças psicológicas. Sua última coluna para o jornal The Guardian foi uma resposta a um leitor com problemas para lidar com seu transtorno bipolar.


Bônus:  Irreverência

Carrie Fisher e seu cachorro Gary
Talvez uma das características mais marcantes de Carrie Fisher seja, de fato, a irreverência. Não precisa ir muito longe para comprovar isso, basta olhar nas redes sociais da atriz. No Twitter, por exemplo, seus últimos posts são compostos inteiramente de emojis e até seu amado cachorrinho Gary tinha um perfil - que provavelmente continuará ativo sob a guarda de Billie, a filha da atriz. Muito além disso, Fisher ficou conhecida pelo seu senso de humor sem pudores, ainda mais quando o assunto era o seu passado conturbado. Uma das frases que abre sua peça autobiográfica é justamente sobre isso: “Se a vida não fosse engraçada, ela seria apenas verdadeira, e isso é inaceitável.”

A morte de Carrie abalou Hollywood, mas os fãs de Star Wars ainda vão poder dar um último adeus para a atriz. Ela concluiu suas gravações para o oitavo episódio da franquia e, segundo rumores, ela terá um papel importante para o desenrolar da trama. Até lá, que a Força esteja com ela, sua família e seus fãs!
--

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.