Conheça 6 grandes maquiadores do cinema


Responsável por grandes transformações no cinema, a maquiagem - ou até a falta dela - é hoje considerada extremamente importante para a construção dos personagens. Os atores podem envelhecer, rejuvenescer, engordar, emagrecer, ou ter machucados super realistas. Tudo com o objetivo de convencer o público de que tudo na tela é real.

Nas grandes produções existe um departamento de maquiagem, em que podem ser utilizadas inúmeras próteses para modificar as feições dos atores, feitas de látex, ou até o uso de aparelhos mecânicos animados.

Não podemos falar de maquiagem sem mencionar o filme "O Homem Elefante" (1980), de David Lynch, que fez história nesse seguimento da sétima arte através das habilidosas mãos de Christopher Tucker.

A maquiagem do personagem foi inspirada no próprio Joseph Merrick, o verdadeiro "homem elefante"




A montagem das deformidades do personagem Joseph Merrick durava de sete a oito horas! O ator John Hurt, que interpretava o protagonista, chegava no set às cinco da manhã e saía às dez da noite. A composição das próteses que Hurt usou foi feita com base em moldes feitos das partes do "real" Joseph Merrick, que foram preservadas após sua morte.

Quando os nomeados para o Oscar de 1981 vieram, foi surpresa geral que o filme não tivesse sido reconhecido por seus efeitos de make up - até então não existia nenhuma categoria que premiasse esses profissionais -. Após muita polêmica e cartas de reclamações, a Academia criou um ano mais tarde o prêmio de Best Makeup (Melhor Maquiagem), que atualmente foi atualizada para Best Makeup and Hairstyling (Melhor Maquiagem e Penteado).

Filmes anteriores a essa data, mesmo com um trabalho magnífico de maquiagem, nunca receberam Oscar por suas composições, como é o caso de "O Médico e o Monstro" (1931), "O Mágico de Oz" (1939), e "O Corcunda de Notre Dame" (1939).

Confira alguns maquiadores com trabalhos marcantes no cinema:

1) Rick Baker


Rick Baker trabalhando na maquiagem de "O Planeta dos Macacos"


O americano Rick Baker é o recordista tanto de nomeações quanto de estatuetas conquistadas no Oscar. Ele foi indicado um total de doze vezes, com sete vitórias. Seus trabalhos mais conhecidos são "Um Lobisomem Americano em Londres" (1981), "MIB: Homens de Preto" (1997), "Planeta dos Macacos" (2001) e "O Grinch" (2000). Sua especialidade são as criaturas extremamente realistas. Baker fechou seu estúdio e se aposentou da indústria cinematográfica em 2015, ganhando um valor estimado de 1 milhão de dólares de um leilão de sua coleção de adereços e itens que ele criou ao longo da carreira.

2) Ve Neill


Maquiando Elizabeth Banks em "Jogos Vorazes"
Mary Flores, mais conhecida pelo nome de Ve Neill, é conhecida por seu trabalho recente em "Jogos Vorazes" (2012) e "Piratas do Caribe: O Baú da Morte" (2006). Ela é a mulher com mais indicações e conquistas ao Oscar: indicada oito vezes, arrematou três prêmios. Parceira de longa data de Tim Burton e também de Johnny Depp. Dessas parcerias, ela conquistou dois de seus três prêmios, por seu trabalho em "Beetlejuice: Os Fantasmas se Divertem" (1988) e "Ed Wood" (1994).

3) Dick Smith


Smith preparando Marlon Brando para seu papel como Don Corleone, em "O Poderoso Chefão"
Smith desenvolveu diversos materiais e tonalidades de cor e foi pioneiro em técnicas como o uso de espuma de látex e plásticos. Conhecido por trabalhos como "O Poderoso Chefão" (1972), "O Poderoso Chefão II" (1974) e "Taxi Driver" (1976), ele foi o responsável pelo incrível envelhecimento do ator Marlon Brando para o personagem do mafioso Don Vito Corleone. Brando tinha apenas 47 anos na época das filmagens, e seu "envelhecimento" foi feito somente com pintura (sem nenhuma prótese no rosto!) e uma espécie de dentadura com enchimento para suas bochechas.

Transformação de Marlon Brando por Dick Smith

4) Stan Winston


Arnold Schwarzenegger e sua versão robotizada para o filme "O Exterminador do Futuro 2"
Conhecido popularmente como um "criador de criaturas", seu trabalho é marcado pelo uso de criaturas animatrônicas (bonecos ou fantoches mecanizados). Trabalhou em "O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final" (1991), "A.I. Inteligência Artificial" (2001) e "Homem de Ferro" (2008). Apesar de ter conquistado um Oscar por Exterminador do Futuro 2, de todos os filmes de sua carreira, Stan Winston afirma que A.I Inteligência Artificial de Steven Spielberg foi o mais ambicioso.

5) Anna Van Steen


Anna maquiando Maria Flor para o filme "Xingu"

Brasileira, Anna trabalhou em grandes obras do cinema nacional como "Cidade de Deus" (2002), "Carandiru" (2003) e "Xingu" (2012). Trabalhou também em "Ensaio sobre a Cegueira" (2008), produção conjunta entre Brasil, Canadá e Japão. Nós, brasileiros, vamos poder conferir mais do trabalho da maquiadora no filme “Elis”, que estreia em novembro desse ano. A transformação da atriz Andréia Horta no ícone que foi a cantora Elis Regina já garantiu o prêmio de melhor atriz para Horta na última edição do Festival de Gramado

6) Stephen Murphy


Você sabia que os dois personagens acima da saga Harry Potter são interpretados pelo mesmo ator? O ator Warwick Davis atuou como o Professor Filius Flitwick e o duende Griphook




Especialista em próteses, Stephen Murphy trabalhou nos quatro últimos filmes da saga Harry Potter, em "A Dama de Ferro" (2011), e "O Grande Hotel Budapeste" (2014). Murphy também foi o responsável pelas próteses em três episódios da sexta temporada de "Game of Thones", incluindo o aclamado (e caríssimo) "Battle of the Bastards".

Gostou de conhecer um pouco do trabalho dos maquiadores? Deixe um comentário dizendo qual você mais gostou!

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.