O que é a Jornada do Herói e como ela funciona?


Você já assistiu a um filme e ficou com a impressão de que já tinha visto algo parecido? Uma sensação de déjà vu que parece não te deixar em paz, mesmo que aconteça em universos tão diferentes como Star Wars ou Harry Potter? Isso acontece porque vários filmes utilizam a famosa “jornada do herói”. 

Ela surgiu muito antes do cinema. Você pode ler na Odisseia de Homero e vê-lo em Avatar, por exemplo. O diretor George Lucas fez Star Wars usando a fórmula como roteiro, assim como Christopher Nolan em Batman O Cavaleiro das Trevas. São histórias distintas, mas que seguem a mesma ideia base.

O jornalista Bill Moyers e Joseph Campbell na série "O Poder do Mito", da PBS, transformada posteriormente em livro.
Apesar da fórmula já ser utilizada há muito tempo, o conceito em si foi criado pelo norteamericano Joseph Campbell, estudioso da mitologia e da religião comparada. Campbell percebeu o quanto a técnica era utilizada em mitos, lendas e fábulas  para mostrar a transformação de uma pessoa comum em herói, passando pelas provações até o recebimento da recompensa. Em seu livro "O Herói de Mil Faces", o norteamericano analisa também histórias modernas e roteiros de filmes. 

Para ficar mais fácil, criamos um infográfico para te mostrar o passo a passo. Mas atenção: siga por sua conta e risco, já que depois de vê-la você vai ficar se perguntando como seus filmes favoritos são tão parecidos assim com aqueles que você odeia!

Infográfico de Julia Benatti. Caso queira reproduzi-lo, dê os devidos créditos. 

Um exemplo de filme que segue o passo a passo da Jornada do Herói é a animação "Mulan", da Disney. Podemos ver claramente os pontos de virada em seu roteiro:

1. Mundo comum 

Somos apresentados ao mundo de Mulan. Sua casa, sua família e a sua obrigação de casar para honrar a família.

2. Chamado à aventura

O pai de Mulan é convocado para a guerra por ser o único homem da família, mas sua filha decide ir em seu lugar ao vê-lo doente e velho demais para guerrear.

3. Recusa ao chamado

Mulan se disfarça de homem e vai para a guerra, mas ao chegar no acampamento, ela percebe que não poderia se passar por um homem.

Mushu: "Desonra pra tu, desonra pra tua família, desonra pra tua vaca!"

4. Encontro com o mentor

Enviado pelos ancestrais de Mulan, o dragão Mushu aparece e se propõe a ajudá-la em sua jornada. 

5. Primeiro Limiar

A chegada ao acampamento e o começo de seu treinamento para a guerra. 

6. Testes, aliados e inimigos

 O disfarce de Mulan dá certo e todos acreditam que ela é um homem. Mulan é aceita no grupo após se provar e os civis são treinados para o combate. 

7. Aproximação do objetivo

 O batalhão de Mulan é convocado e eles pensam ter vencido a batalha. 

Mulan tem seu disfarce descoberto, passando pela fase de "provação"

8. Provação

Os soldados descobrem que Mulan é mulher e a acusam de traidora. Ela descobre que os invasores não morreram na batalha e segue para a cidade para avisar ao exército. Mulan luta contra os invasores e vence os inimigos. 

9. Conquista da recompensa

Mulan é premiada pelo imperador na frente de toda a China. 

10. Ressurreição

Mulan volta para casa e reencontra sua família, que acreditava jamais vê-la novamente. A guerreira então busca a aprovação do pai e honra à família. 

11. Retorno transformado

O general do exército Chinês aparece na casa de Mulan apaixonado e mostrando que sua vida jamais será a mesma.

Agora você com certeza pensou em vários filmes que utilizam a fórmula, né? Aproveite e compartilhe com a gente! 
_


365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.