"Invasão": nós realmente estamos sozinhos no universo?

Em 2016, completou-se 20 anos do caso do “ET de Varginha”, um dos mais famosos do Brasil. Você já deve ter ouvido falar, já que a cidade do sul de Minas Gerais se tornou um ponto turístico ufológico nacional, depois que, em 1996, espalhou-se a notícia de que seres de outro planeta foram capturados lá.

Se há ou não vida fora da Terra, e se esses seres gostam de nos visitar de vez em quando, essas são questões que assombram muita gente e, inclusive, foram abordadas em famosos filmes de ficção científica. E foi procurando desenvolver o tema dentro da realidade brasileira que surgiu “Invasão”, longa-metragem independente com direção, roteiro e produção assinados por Hélio Martins Jr.

O filme traz a história de um grupo de amigos que, ao passar o feriado de carnaval em uma chácara afastada, acaba se deparando com ameaças extraterrestres. “Segundo os ufólogos, o Brasil é um dos países com maiores casos de avistamentos, foi então que eu pensei: por que não falar sobre este tema tão intrigante e, ao mesmo tempo, explorar um novo gênero para o cinema nacional?”, conta o diretor. Além da ufologia, o longa traz questões de sobrevivência, explorando como as pessoas se comportam em situações extremas e como quando a própria vida está em jogo pode refletir nos relacionamentos.

De acordo com o diretor, ainda houve uma preocupação em alinhar a história com a cultura brasileira. “Seria impossível fazer um filme nacional de uma invasão alienígena nos moldes do filme ‘Independence Day’, aqui não ia colar a história do presidente do país salvando o mundo e fazendo discursos motivadores, já que a nossa relação com o poder público é bem diferente da norte-americana”, explica.

Em "Invasão", um grupo de amigos fica isolado e sem comunicação enquanto sofre ameaças extraterrestres.

A produção de “Invasão” não contou com o auxílio de editais ou programas de incentivo. O próprio diretor arcou com a maioria dos custos, como locação, alimentação e transporte, e contou também com apoios privados, mas, para Hélio, o mérito foi da equipe. “Elenco e técnica trabalharam sem cachê, porque acreditavam que projeto poderia agregar valor às suas carreiras, isso realmente foi mágico”, diz. “Concordo que esse não é um modelo de negócio sustentável para o fomento de uma indústria audiovisual, mas é uma forma de jovens profissionais entrarem neste mercado tão restrito.”

O longa marcou presença em vários festivais, levando prêmios de melhor filme pelo júri e público, melhor atriz principal e melhor edição no Festival Civitatis de Cinema Independente 2014 de São Paulo, além de sair premiado como melhor filme de suspense no Festival de Fort Worth Indie Film Showcase, nos Estados Unidos, onde concorreu também como melhor filme estrangeiro e melhor roteiro. Para Hélio, “Invasão” ter sido reconhecido como melhor longa de suspense no festival de Fort Worth “foi incrível, pois os EUA têm uma tradição forte de cinema de suspense e foi justamente um filme brasileiro que foi premiado.”

O filme foi lançado na TV a cabo e plataformas on demand, e você pode conferir como assistir, além de outras informações sobre a produção, através da página no Facebook ou do site oficial do longa.

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.