Indicados ao Oscar: surpresas, esnobados e feitos memoráveis

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou hoje os indicados ao Oscar 2018, que marca sua edição de número 90! E, de cara, a maior surpresa foi “Trama Fantasma”. O romance de duas almas sentidas fez um 'corte' inesperado em 3 categorias, incluindo a de Melhor Filme. Esta edição também ficou marcada como o retorno expressivo de filmes de gênero na categorias principais, como "Corra!" e "A Forma da Água", que lidera o quadro de indicados com 13 menções. Veja algumas surpresas, esnobados e feitos memoráveis, selecionados pelo colaborador Henrique Euzébio. 

MELHOR FILME



O drama biográfico “O Destino de Uma Nação” fez o corte e encontrou um lugar entre os indicados em Melhor Filme, mas nenhuma surpresa foi tão grande quanto “Trama Fantasma” que, contra todas as expectativas, encontrou forças para ser indicado. “Doentes de Amor” e “Eu, Tonya” não foram amados o suficiente para figurarem na lista, mas nenhuma ausência é tão sentida quanto o retrato da pobreza americana em “Projeto Flórida”. É realmente uma pena sua omissão.


MELHOR DIREÇÃO



Os favoritos ao prêmio Guillermo Del Toro (A Forma da Água) e Christopher Nolan (Dunkirk) não decepcionaram, nem Greta Gerwig (Lady Bird), que se tornou a 5° mulher apenas a ser indicada, junto com Jordan Peele (Corra!) que, por coincidência, se tornou o 5° negro apenas a ser indicado. Mas um nome brilhou nesta categoria: Paul Thomas Anderson! Um dos mais aclamados diretores em atividade, conhecido por filmes como “Magnólia”, “Sangue Negro” e “O Mestre”, PTA fez um feito histórico ao conseguir a indicação ao Oscar mesmo não sendo indicado a nenhuma das demais grandes premiações da temporada por “Trama Fantasma”. 

MELHOR ATOR & ATRIZ



Na categoria feminina não houve nenhuma surpresa. Havia quem acreditava que Meryl Streep poderia ficar de fora, bem, ela acabou superando o próprio recorde, cravando sua 21º indicação. Na categoria masculina também não houve nenhuma surpresa, apenas uma confirmação: as denúncias de abuso e assédio estão repercutindo e fazendo efeito em Hollywood. James Franco perdeu uma indicação outrora certa. Denzel Washington chegou a sua 8° indicação, desta vez pelo filme “Roman J. Israel, Esq.”. Tom Hanks também era muito aguardado na categoria, mas há 17 anos o ator não é indicado. A esnobada mais radical veio em 2014, por “Capitão Phillips”. Day Lewis anunciou sua aposentadoria em 2017. Se mantida, "Trama Fantasma" será seu último filme. Esta é sua 6ª indicação (todas na categoria principal) e pode se tornar sua 4ª vitória!

MELHOR ATOR & ATRIZ COADJUVANTES



Na categoria masculina, nenhuma surpresa: Woody Harrelson e Christopher Plummer confirmaram seu favoritismo, mas a aura dessa categoria é de tristeza, visto que nenhum dos coadjuvantes de “Me Chame Pelo Seu Nome” foram indicados. Na categoria feminina, uma surpresa: a veterana Lesley Manville conseguiu sua primeira indicação ao Oscar, por “Trama Fantasma”. Quem acabou ficando de fora foi Holly Hunter, pelo filme “Doentes de Amor”. Já Mary J. Blige escreveu seu nome na história! A rapper se tornou a primeira mulher negra a receber duas indicações ao Oscar numa mesma edição, além da indicação de Atriz Coadjuvante, ela marcou presença na categoria de Melhor Canção, com o som “Mighty River”.

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL & ADAPTADO


Em Original, o romance real “Doentes de Amor” superou “Eu, Tonya” e “The Post” para ficar com a última vaga da categoria. Nela temos 3 mulheres indicadas esse ano! Em Adaptado, “Logan” se tornou o primeiro filme de super-herói em ‘live-action’ a receber uma indicação na categoria. O grande feito veio com a roteirista e diretora afro-americana Dee Rees, que se tornou a primeira mulher negra a ser indicada ao Prêmio de Roteiro Adaptado, por Mudbound.

FEITO MEMORÁVEL!



Rachel Morrison tornou-se a primeira mulher a ser indicada ao Oscar de Melhor Fotografia por “Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississippi”. A categoria de Fotografia era a única entre as 24 existentes hoje na premiação em que uma mulher nunca havia sido indicada. 

BRASIL NO OSCAR

O diretor e roteirista carioca Carlos Saldanha recebeu sua 2° indicação, agora pela animação “O Touro Ferdinando”. Saldanha é conhecido por “A Era do Gelo”, “Rio” e “Robôs”. E o Brasil volta a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme com “Me Chame Pelo Seu Nome”. A última vez que o Brasil havia sido indicado a esta categoria foi em 1985, pela coprodução “O Beijo da Mulher Aranha”. “Me Chame Pelo Seu Nome” é uma coprodução entre Estados Unidos, Itália, França e Brasil e foi produzido pela produtora brasileira RT Features, de Rodrigo Teixeira. Rodrigo também assina a produção do filme, mas seu nome não foi creditado pela Academia. Esperamos que corrijam o erro da mesma maneira que corrigiram em 2014, quando adicionaram o nome pessoal de Martin Scorsese e Leonardo DiCaprio a lista de produtores indicados por “O Lobo de Wall Street”.

Texto por Henrique Euzébio.

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.