Site analisa a taxa de veracidade em filmes "baseados em histórias reais"

Filmes baseados em histórias reais fazem cada vez mais sucesso. De terror a drama, a história parece ficar ainda mais impressionante quando tem aquele aviso de “baseado em histórias reais”. Mas será que tudo aquilo que o filme retratou realmente aconteceu? Foi em busca dessa análise que o jornalista David McCandless criou o infográfico “Based on a True True Story?”.

O infográfico funciona de maneira bem simples: o filme é separado em cenas que são classificadas entre “Verdade” definido pela cor azul, “Meia verdade” (azul-claro), “Meio falso” (rosa-claro), “Falso” (rosa) e “Desconhecido”, representado pela cor branca. Você também pode mudar as cores de acordo com um botão no lado direito superior do site. 




Ao clicar na linha do tempo de um filme, você tem acesso a sinopse dele e pode passar o mouse pelas cenas. Cada fato importante tem a sua categoria de veracidade, além de uma descrição de como acontece no filme e como teria acontecido na vida real (movie/ reality). O único longa da lista a conseguir uma indicação de 100% de verdade foi Selma – Uma Luta pela Igualdade (2015), da diretora Ava DuVernay.


A lista de filmes é atualizada de acordo com os Oscars, começando em 2010 e depois indo de 2013 até os indicados a melhor filme de 2017. Infelizmente os filmes indicados em 2011 e 2012 não se encontram na lista, apesar de entre eles haverem grandes longas inspirados em histórias reais, como 127 Horas (2011), de Danny Boyle e O Homem que Mudou o Jogo (2012), de Bennett Miller.

O “Based on a True True Story” faz parte do site "Information is Beautiful", cujo objetivo é espalhar a verdade. Segundo a descrição, seu propósito é “ajudar as pessoas a tomar decisões melhores, mais claras e mais bem informadas sobre o mundo”. Além do infográfico sobre a veracidade dos filmes, eles possuem outros sobre cães (Best in Show), mitos comumente conhecidos (Commom MythConceptions), além de vários outros temas.

Gostou da ideia? Confira o site e compartilhe com a gente o que você achou sobre a veracidade dos filmes!
--

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.