10 lançamentos de 2017 para ficar de olho

O cinema em 2017 está prometendo várias produções empolgantes: grandes blockbusters, expansões no universo dos super-heróis, sequências há muito aguardadas e até mesmo o retorno de antigas franquias de sucesso popular. Só que esse novo ano não se resume a isso. Os festivais – como o Sundance, o SXSW e a Berlinale – já trouxeram os primeiros destaques do ano, enquanto alguns outros filmes já chamam a atenção e esquentam os motores do público antes mesmo de serem exibidos. Para te preparar para os lançamentos que vêm aí, separamos alguns filmes pra ficar de olho no decorrer desse ano, organizados de acordo com a previsão de estreia.

1) Já Não me Sinto em Casa nesse Mundo

I Don’t Feel at Home in This World Anymore | Macon Blair | EUA | Fevereiro
Inspirado num roubo que o próprio diretor sofreu em seu apartamento, essa produção da Netflix ganhou o prêmio principal no Sundance desse ano. Ruth, interpretada por Melanie Lynskey, é uma mulher depressiva que, desacreditada no trabalho da polícia e se sentindo injustiçada, começa uma jornada em busca dos ladrões que invadiram sua casa. Com raízes tanto no drama como na comédia, a estreia de Blair no cinema é uma mistura saudável dos dois. O filme já está disponível para ser assistido na Netflix Brasil.

2) Fragmentado

Split | M. Night Shyamalan | EUA | Março
Shyamalan construiu sua fama em cima de filmes com grandes reviravoltas, como O Sexto Sentido (1999) e A Vila (2004), mas há anos ele não emplacava um sucesso de opinião popular. "Fragmentado" gira em torno do sequestro de três adolescentes por Kevin, um homem que convive com 23 personalidades diferentes em seu cérebro e pode alterá-las ao seu bel prazer. Enquanto tentam escapar do cativeiro, as garotas vão conhecendo cada uma delas. O filme está sendo considerado o grande retorno do diretor para as bilheterias após o lançamento, um tanto tímido, de A Visita, em 2015.

3) The Bad Batch 

The Bad Batch | Ana Lily Amirpour | EUA | Junho (EUA)
A diretora do elogiado filme cult iraniano "Garota Sombria Caminha pela Noite" (2015) volta em uma produção completamente diferente. Em uma distopia onde Mad Max deixa os carros para trás e encontra os hipsters, Samantha, interpretada pela modelo Suki Waterhouse, parte em uma jornada pelos desertos do Texas, onde acaba sendo perseguida por um grupo de canibais liderados por Jason Momoa, de Game of Thrones. Para fugir do grupo, ela busca abrigo numa comunidade alternativa que promete ser um refúgio em meio ao deserto. No entanto, Samantha vai descobrindo que esse oásis não é tão paradisíaco quanto parece. O suspense estreou no Festival de Veneza em 2016, mas só chegará aos cinemas norte-americanos no final do primeiro semestre de 2017. O elenco conta com nomes conhecidos como Keanu Reeves, Jim Carrey e Diego Luna.

4) It Comes at Night

It Comes at Night | Trey Edward Shults | EUA | Junho (EUA)
Shults ficou famoso no circuito dos festivais do ano passado pelo filme "Krisha", um genial drama sobre uma reunião de família contada como um terror psicológico. O diretor reúne outra família esse ano em It Comes at Night, que teve apenas alguns minutos de trailers divulgados, mas já chamou a atenção pelo seu clima intenso. A narrativa pós-apocalíptica abre mão de uma ameaça física para uma psicológica, quando a família encabeçada pelo ator Joel Edgerton – que protagonizou o recente Loving – vê a segurança de sua casa de campo ameaçada pela chegada de pessoas pedindo refúgio do misterioso cataclismo que afetou todo o mundo. Se ainda restar dúvida de que a produção é no mínimo promissora, quem vai distribuir o filme é a empresa independente A24, que foi responsável por sucessos como Sala Verde (2015) e A Bruxa (2016).

5) Okja

Okja | Bong Joon-Ho | Coreia do Sul | Junho
Do mesmo diretor de Expresso do Amanhã (2013), essa produção sul-coreana foi realizada pela Netflix e mostra que 2017 pode ser um ano interessante para as plataformas de streaming online. Okja é uma ficção científica sobre Mija, interpretada pela jovem atriz Ahn Seo-hyun, que vai fazer de tudo para impedir que uma grande corporação, encabeçada por ninguém menos que Tilda Swinton, capture sua melhor amiga: a criatura gigante que dá nome ao filme. O elenco de peso é provavelmente um dos argumentos mais óbvios para dar uma chance ao filme. Entre os nomes conhecidos estão Jake Gyllenhaal, Giancarlo Esposito, Lily Collins e o ator Steven Yeun, da série The Walking Dead. O filme será lançado mundialmente online, mas também ganhará algumas sessões limitadas nos cinemas dos Estados Unidos.

6) Call Me By Your Name

Call Me By Your Name | Luca Guadagnino | França, Itália, Brasil e EUA | Novembro (EUA)
Ambientado no litoral italiano dos anos 80, o filme se pinta como uma obra de arte sutil ao contar o romance entre Oliver (Armie Hammer), que vai passar o verão na casa de seu professor orientador em arqueologia, e Elio (Timothée Chalamet), o filho desse professor. A produção agradou a crítica ao fugir de elementos narrativos simplórios e mostrar uma relação complexa que se alimenta de desejo e confusão, na qual cada um dos envolvidos figura como a força motriz do relacionamento em momentos distintos do enredo. O roteiro é uma adaptação do aclamado livro de mesmo nome do autor egípcio André Aciman, e o diretor Guadagnino é o responsável pelo remake do clássico Suspiria que já está nas etapas finais de produção.

7) Get Out

Get Out | Jordan Peele | EUA | Sem previsão
Get Out é mais uma prova que os filmes de terror independente estão aí para inovar nas abordagens assustadoras. O tema da vez foi nada menos que o racismo. Daniel Kaluuya, que ficou famoso por estrelar um dos episódios da série Black Mirror, é um jovem negro que vai visitar a misteriosa família de sua namorada branca. O enredo recorre brilhantemente a vários elementos fantasiosos para retratar uma tortura angustiante que esconde uma realidade mais angustiante ainda: a discriminação racial. O filme surpreendeu em sua estreia e chegou a desbancar "LEGO Batman" do primeiro lugar da bilheteria norte-americana.

8) Golden Exits 

Golden Exits | Alex Ross Perry | EUA | Sem previsão
Destaque na Berlinale e no Sundance desse ano, a produção dividiu a crítica, que a rotulou, ao mesmo tempo, como “comercialmente inútil” e “desafiadora obra de arte que se assemelha a Bergman”. O filme incomodou por sua natureza propositalmente frustrante para aqueles que buscam algum tipo de grande resolução dramática para as duas famílias do Brooklyn que veem seus cotidianos entrelaçados com a chegada da jovem intercambista Naomi, interpretada por Emily Browning. O principal objetivo de Golden Exits parece ser, de fato, um filme sobre pessoas comuns que realmente não fazem nada demais. 


9) Gemini

Gemini | Aaron Katz | EUA | Sem previsão
A ensolarada cidade de Los Angeles toma um aspecto mais sombrio nesse suspense policial categorizado pelos críticos como um neo-noir. A direção brilhante de Katz explora os bastidores da fama e a amizade complexa de duas mulheres: a impulsiva estrela de Hollywood, Heather Anderson (Zoë Kravitz), e sua assistente, Jill (Lola Kirke). As luzes neon, o aspecto surreal e a trilha sonora electro-jazz de Keegan DeWitt somam-se para criar um estado constante de perigo, enquanto a protagonista de Lola se torna a investigada e a investigadora depois de um crime que envolve sua chefe. 

10) Song to Song

Song to Song | Terrence Malick | EUA | Sem previsão
Malick, responsável pelo aclamado A Árvore da Vida (2011), retorna para as telonas com um drama romântico, lírico e psicodélico. O diretor leva o conceito de triângulos amorosos ao além nessa produção da qual ele também é responsável pelo roteiro. Tendo o cenário musical do Texas como pano de fundo, as cores vibrantes do filme escondem uma natureza melancólica e conturbada de dois relacionamentos envoltos em sedução e traição, com diversos momentos subjetivos e abertos à interpretação do público. O longa teve sua primeira exibição recentemente no festival SXSW, nos Estados Unidos, e conta com grandes nomes no elenco principal: Rooney Mara, Ryan Gosling, Michael Fassbender e Natalie Portman.

Você também está na expectativa para outros lançamentos do ano? Compartilhe com a gente!
--

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.