Festival Primeiro Plano tem Sala Lotada em Terceira Noite da 15ª Edição

Em sua terceira noite, o Festival Primeiro Plano teve sua sala de exibição lotada mais uma vez no Cinearte Palace, em Juiz de Fora, com algumas pessoas sentadas no chão durante a exibição dos curtas. A coordenadora de mídia do evento, Marília Lima, celebrou o sucesso da noite e comentou que “no segundo dia de Mostra Regional e Mercocidades, nós tivemos as duas salas lotadas”.
O terceiro dia da 15ª edição do Primeiro Plano contou com a Mostra Competitiva Regional 2, a Mostra Competitiva Mercocidades 2 e a exibição do longa metragem Xale, de Douglas Soares. 

Marília explica o intuito do festival ao trazer os curtas e como o público os recebe. “A Mostra Regional sempre traz um bom público. É muito legal ver como as pessoas apoiam o cinema local, vindo assistir, trazendo os amigos. E elas acabam ficando também para a Mostra Mercocidades, que conta com filmes de vários estados do Brasil e de fora do país”.

Ela ainda ressalta a intenção de fazer com que as duas mostras se relacionem: “Elas conversam entre si, seja por questão de narrativa, seja por questão de linguagem. Nós tentamos fazer um tipo de curadoria onde todo mundo consegue fazer com que os filmes articulem uns com os outros”.


Mostra Competitiva Regional 2


Durante a Mostra Regional foram apresentados os seguintes curtas: Falta Justificada, de Gustavo Burla; A Menina que Colecionava Estrelas, de Ana Cláudia Ferreira; 1206, de Mia Mozart; Paralelos, de Larissa Portela; SMS, de Leandro Carvalho; Quando se Envelhece, de Wladimir Stefanon; Deixo-te, de Diogo D'Melo; Perdi meu Amor no R.U, de João Victor Medeiros e Firma - O Guia Povo do Santo, de Helena Frade.

A diretora de A Menina que Colecionava Estrelas, Ana Cláudia Ferreira, comenta a felicidade com o festival e com as temáticas tratadas nos curtas: “Os filmes da Mostra Regional estão com temáticas muito atuais, como LGBT, empoderamento feminino, mulheres negras. Eu achei diferente esse ano, e gostei muito de termos mais filmes com essas temáticas”.

Segunda ela, ter um curta no festival a emocionou muito. “Eu fiquei super feliz por ter sido aprovado e pela equipe ser toda de Juiz de Fora. Foi muito bom trazer todo mundo para ver o resultado de um trabalho, que foi puxado, e uma grande produção para um curta metragem”. Ela completa que “significa muito estar aqui, sendo diretora, mulher, fazendo essa estreia em um festival local e tão interessante como o Primeiro Plano”.

A estudante de jornalismo Amanda Padilha acompanha o festival há quatro anos e tenta sempre marcar presença em todos os dias de evento. Sobre a valorização do cinema juiz-forano, ela comenta: “Eu acho uma ótima oportunidade, já que nós temos alguns cursos de cinema e de artes na cidade. Eu acho uma excelente oportunidade para quem faz esse conteúdo ter um espaço próprio para mostrar na própria cidade, já que aqui em Juiz de Fora o que nós temos, na maioria das vezes, são circuitos muito comerciais e o Festival Varilux, que traz cinema francês. 

Mostra Competitiva Mercocidades 2

A equipe reunida de "Cão da Estrada", de Erick Martorelli

Durante a Mostra Mercocidades, os curtas apresentados foram: Aqueles Cinco Segundos, de Felipe Saleme; Obra Autorizada, de Iago Cordeiro Ribeiro; Do Lar, de Erik Gasparetto; Cimarron, de Chiara Ghio; Cão da Estrada, de Erick Martorelli e A Culpa, Provavelmente, de Michael Labarca.

Ao início da Mostra, o diretor de Cão da Estrada, Erick Martorelli, não economizou agradecimentos e contou que o curta foi todo produzido com financiamento coletivo: “Hoje é a estreia do filme, mas infelizmente a equipe e o elenco todo não puderam estar aqui, mas eu gostaria de agradecer muito ao Primeiro Plano e a todos pelo apoio”.

A estudante de Arquitetura e Urbanismo Luísa Amaral frequenta o festival há três anos, e ressalta a importância do mesmo: “O Primeiro Plano é um evento fundamental para a cidade. As produções possuem muita qualidade e além disso é tudo gratuito. A iniciativa é muito bacana, e espero de verdade que esse e outros eventos culturais ganhem cada vez mais força na cidade. É muito bom ver as salas de cinema lotadas durante o festival”.

Xale


A noite foi encerrada com a exibição do longa metragem Xale, de Douglas Soares. Sobre a presença do diretor no festival, Marília Lima comenta: “O Douglas já veio no festival em 2009, com o primeiro curta dele, que é o Minha Tia, Meu Primo. E ele está voltando agora com o primeiro longa que ele fez sobre a avó”.

A expectativa de Marília sobre o público foi alcançada, com a sala cheia durante a exibição do documentário experimental

Hoje, às 14h30, na Funalfa (Juiz de Fora), vai acontecer um debate sobre os curtas apresentados na Mostra Regional e Mercocidades, e a programação se estende até à noite, com mais duas mostras e, às  21h, a estreia do longa "Deserto", de Guilherme Weber. Confira aqui a programação completa do festival.

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.