Descubra para que serve a claquete no cinema

Grande símbolo do cinema pelo mundo, a claquete tem uma função que vai muito além de um motivo decorativo.Você, sabe para que serve esse objeto?

A claquete ou clapperboard em inglês - conhecida também como clapboard, clapper ou slate - é uma pequena placa de madeira e acrílico que à primeira vista contém diversas informações que auxiliam a equipe na produção de um filme, facilitando o trabalho do editor durante a fase de pós produção.

Luz, câmera, ação... e claquete!

No cinema, as imagens e o som são gravados separadamente, em dispositivos diferentes. Para sincronizar áudio e vídeo é utilizada a claquete. Ao longo do objeto são escritas indicações como o nome do filme e do diretor, a data da gravação, o número da cena e o número do take. Essas informações ajudam na hora da edição, pois identificam as cenas e o editor não precisa perder tempo até descobrir qual cena foi filmada e aonde ela se encaixa.

Uma vez que os dispositivos estão prontos para captar os sons e imagens, o operador da claquete a posiciona em frente à câmera - para que ela apareça - , lê as informações daquela cena em voz alta e em seguida bate a claquete. A partir daí, o editor consegue facilmente sincronizar o material seguindo apenas o som - semelhante ao de “palmas” - registrado. 

A claquete foi inventada por F. W. Thring, chefe dos Estúdios Efftee em Melbourne, Austrália. A data da sua criação é incerta mas o consenso é que foi na década de 1920. Posteriormente, ela foi refinada por Leon M. Leon, um ​engenheiro de som.

Modelo de claquete tradicional (1953)
Nos primórdios do cinema, uma pessoa segurava somente a placa para as câmeras com as informações da cena, enquanto outro ‘batia’ duas varas juntas na frente da câmera para ter o som de "palmas". A combinação dos dois em um só objeto fez com que somente uma pessoa fosse necessária para executar a tarefa.

Claquetes têm sido essenciais para o processo de produção de filmes desde o surgimento dos filmes sonoros. As claquetes tradicionais consistiam em uma chapa de madeira ou placas feitas de peças de ardósia, com as informação da cena escritas em giz ou marcador. Depois vieram as claquetes modernas, que geralmente usam um par de varas de madeira em cima de um quadro branco ou placas de vidro acrílico.


Hoje, com o avanço da tecnologia, muitas das grandes produções passaram a utilizar "digislates" ou "smart slates". O visor das claquetes é em LED, e um timecode é gerado através do gravador de áudio. Os dois são sincronizados e a placa só é mostrada para a câmera antes de uma cena começar a ser filmada, para que os editores encontrem o mesmo ponto no filme e nas trilhas de áudio. Infelizmente, sem o característico som de "palmas". Você pode conferir aqui um operador de claquete explicando como se utiliza a técnica.
--

Confira nossos descontos especiais e leve o cinema para a sua casa:


365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.