8 filmes para quem ama Gastronomia

Com certeza você já ficou com água na boca ao assistir a algum filme e, em determinada cena, aparecer alguma comida que parece ser deliciosa. Dos restaurantes parisienses aos food trucks californianos, selecionamos 8 filmes para amantes da gastronomia ou simplesmente de comer!


1) Julie & Julia

Julie & Julia | Nora Ephron | 2009
Dirigido e roteirizado por Nora Ephron, Julie & Julia é uma comédia romântica lançada em 2009 e estrelada por Meryl Streep, Stanley Tucci, Amy Adams e Chris Messina. O filme é baseado em dois livros: o livro de memórias de Julie Powell e na autobiografia da chef Julia Child. Trazendo os primeiros anos da carreira culinária de Child (Meryl Streep), o longa também acompanha uma jovem nova-iorquina, Julie (Amy Adams), que tem o objetivo de cozinhar todas as 524 receitas do livro de Child em apenas 365 dias. Além da maratona de assistir a 365 filmes em um ano, que tal pensar nesta também?


2) Sem Reservas

No Reservations | Scott Hicks | 2007
A comédia romântica lançada em 2007 foi dirigida por Scott Hicks e seu roteiro foi adaptado por Carol Fuchs. Estrelando Catherine Zeta-Jones, Aaron Eckhart e Abigail Breslin, o filme conta a história de uma chef durona (Catherine Zeta-Jones) que tem sua vida virada de cabeça para baixo quando sua irmã morre em um acidente e ela precisa cuidar da sua sobrinha (Abigail Breslin). A cereja no bolo é quando um chef em ascensão (Aaron Eckhart) é contratado para trabalhar junto com ela. O longa teve um sucesso comercial moderado e rendeu a Breslin uma indicação ao Young Artist Award.  Disponível na Netflix.


3) Ratatouille

Ratatouille | Brad Bird | 2007
Lançada em 2007, Ratatouille é a oitava animação a ser lançada pela Pixar. Dirigido por Brad Bird, o filme foi muito bem recebido pelo público e pelos críticos. Ambientado em Paris, o filme conta a exótica história do ratinho Rémy, que tem o sonho de ser tornar chef de cozinha. Por ser um rato, a única maneira que ele encontra de realizar seu sonho é “ensinar” tudo o que sabe para um jovem, Alfredo Linguini, que cuida da limpeza de um famoso restaurante. A relação mestre/aprendiz é incomum nesse filme, mas não deixou de agradar, tanto que recebeu a indicação de Melhor Animação no Oscar de 2008.  Disponível na Netflix.


4) Chef

Chef | Jon Favreau | 2014

Lançado em 2014, Chef é uma comédia dramática escrita, produzida, dirigida e estrelada por Jon Favreau. O elenco também conta com Sofía Vergara, Scarlett Johansson, Dustin Hoffman e Robert Downey Jr. O filme traz a história de um chef profissional (Jon Favreau) que após uma briga pública com um crítico gastronômico larga seu emprego em um restaurante em Los Angeles e volta para sua cidade natal, Miami, onde decide abrir um food truck. Essas mudanças em sua vida possibilitam que ele se aproxima da sua ex-mulher e de seu filho, possibilitando que ele explore novas oportunidades.  Disponível na Netflix.

5) Uma Viagem Excêntrica

The Trip | Michael Winterbottom | 2010
Dirigido por Michael Winterbottom e lançado em 2010, Uma Viagem Excêntrica é uma comédia britânica estrelando Steve Coogan, Rob Brydon, Paul Popplewell e Margo Stilley. O filme narra a história de um ator (Steve Coogan) que recebe o pedido de um jornal para atravessar o Reino Unido avaliando os melhores restaurantes do país. A intenção do ator é fazer a viagem com sua namorada, mas quando ela não pode, ele decide chamar um amigo comediante (Rob Brydon) para acompanhá-lo. Mas é claro que essa parceria não vai dar tão certo assim. 

6) Pegando Fogo

Burnt | John Wells | 2015
Lançado em 2015, o drama americano foi dirigido por John Wells e escrito por Steven Knight, baseado na história de Michael Kalesniko. O elenco conta com grandes nomes como Bradley Cooper, Sienna Miller, Daniel Brühl, Alicia Vikander, Uma Thurman e Emma Thompson. O filme narra a história de um chef (Bradley Cooper) que teve sua carreira destruída pelas drogas e pelo álcool. Após um tempo de isolamento, ele tenta se reerguer e recuperar sua fama. Para isso ele vai contar com a ajuda de um amigo e sua equipe de velhos conhecidos. 


7) Estômago

Estômago | Marcos Jorge | 2007
Lançado em 2007, o filme brasileiro Estômago é um drama dirigido por Marcos Jorge. Estrelado por João Miguel, Fabiula Nascimento e Babu Santana, o longa narra a história de um migrante nordestino que chega à cidade grande em busca de uma vida melhor. Com o tempo, ele aprende a profissão de cozinheiro e consegue uma melhor oportunidade de trabalho. Uma curiosidade sobre o filme é que em 2015 ele entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) como um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.


8) Toast: A História de uma Criança com Fome

Toast | S. J. Clarkson | 2010
Dirigido por S. J. Clarkson e lançado em 2010, Toast: A História de uma Criança com Fome é baseado na autobiografia do escritor culinário Nigel Slater. O elenco traz Freddie Highmore, Helena Bonham Carter, Ken Stott e Oscar Kennedy. O protagonista, Nigel (Freddie Highmore/Oscar Kennedy), sempre foi fascinado por culinária, mas sua mãe nunca teve talento na cozinha. Após sua morte, o pai dele (Ken Scott) resolve contratar uma talentosa chef (Helena Bonham Carter), mas sua chegada tornará as coisas complicadas para Nigel e seu pai.  Disponível na Netflix.

Gostou dos filmes? Compartilhe com a gente o seu favorito do gênero!

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.