7 Filmes Sobre a Relação Entre Pai e Filho

Neste Dia dos Pais, resolvemos fazer uma lista com sete filmes que tratam da relação entre pais e filhos. Que tal aproveitar para assistir junto à ele hoje? Confira nossa seleção:

1) Saga Star Wars

Você pode nunca ter assistido a um dos filmes da saga "Star Wars", mas com certeza já ouviu a clássica - e errônea - frase "Luke, eu sou seu pai", dita por Darth Vader, um dos maiores vilões do cinema e um controverso pai. Abandonando os filhos pequenos, Vader ainda corta a mão de Luke no clássico duelo de sabre de luz em "O Império Contra Ataca". Se você ainda não assistiu a toda a saga, aproveite para ver com o seu pai e descobrir o resto da história.

Darth Vader em "O Império Contra Ataca": "Una-se a mim, juntos podemos dominar a galáxia como pai e filho"


2) À Procura da Felicidade

À Procura da Felicidade é com certeza um dos filmes mais marcantes quando se trata da relação entre um pai e um filho. Lançado em 2006, o drama é protagonizado por Will e Jaden Smith, mostrando um relacionamento genuinamente paterno presente também fora das telonas. O longa conta a história de Chris Gardner, um homem em sérias dificuldades financeiras, que acarreta em sua mulher o abandonando com o filho de cinco anos. Os dois são despejados de casa e passam a dormir em estações de metrô, banheiros públicos e albergues. A jornada é longa e difícil até que a situação melhora para os dois, mas durante todo o filme o mais marcante é que mesmo nas piores das situações, o pai nunca abandona o filho. 


3) Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas

Dirigido por Tim Burton, Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas conta com um elenco notável como Albert Finney, Ewan McGregor e Jessica Lange. O tema principal do filme é a reconciliação entre um pai, grande contador de histórias, que está prestes a morrer, e seu filho, sempre cético e não presente. Através de histórias ficcionais com toques de realidade e vice-versa, o filho finalmente enxerga em seu pai o que sempre esteve à sua frente: a magnitude de suas histórias e sua vida. Para Tim Burton, este filme teve um marco especial em sua vida, pois seu pai havia falecido pouco tempo antes das filmagens, fazendo o diretor refletir sobre seu próprio relacionamento com o pai.



4) Procurando Nemo

Uma das animações modernas mais famosas da parceria entre Disney e Pixar, Procurando Nemo venceu o Oscar de Melhor Filme de Animação (2004) e conquistou o coração de milhões de pessoas ao redor do mundo. O longa conta a história de dois peixes-palhaços: Marlin, um pai extremamente protetor após ter perdido toda a sua ninhada, e Nemo, um filho envergonhado e desobediente. Tudo isso muda quando Nemo é capturado por mergulhadores e levado embora de seu lar. Seu pai então parte em uma jornada perigosa pelo oceano atrás de Nemo, e após o reencontro, o filho finalmente começa a dar valor a toda preocupação de seu pai.


5) A Vida é Bela

Lançado em 1997, o filme italiano fez sucesso mundialmente e conquistou dois Oscars, tendo um total de seis indicações na premiação. O longa situa-se em 1930 na Itália, mas sua história realmente começa em 1939, quando o judeu Guido Orefice e sua família são enganados e levados para um campo de concentração. Como os campos são separados entre homens e mulheres, Guido é deixado com seu filho Giosuè e nunca mais vê sua mulher. Para que seu filho não fique muito assustado, Guido explica que o campo de concentração não passa de um complicado jogo e Giosuè deve completar todas as tarefas que o pai lhe der para ganhar o jogo. É a triste e linda história de um pai que sacrificou tudo para que seu filho pudesse viver.


6) Dois Filhos de Francisco

Dois Filhos de Francisco conta a história de dois filhos que fizeram sucesso na música e chegaram onde chegaram graças a persistência e sacrifício de seu pai. Conhecidos como Zezé Di Camargo e Luciano, os dois, dos nove filhos de Francisco, lutaram lado a lado do pai para fazer um nome no meio musical brasileiro. Nessa jornada, Francisco perdeu um dos seus filhos, e Zezé perdeu seu irmão e parceiro musical. Só depois de anos se passarem que ele enfim volta para a música junto com um dos irmãos mais novos, Luciano, finalmente conquistando tudo que o pai sempre batalhou para que eles conquistassem.


7) O Paizão 

Estrelado por Adam Sandler, a comédia de 1999 traz o ator no papel de Sonny Kaufax, um adulto que nunca cresceu e aprendeu a ter responsabilidades. Quando Julian é deixado na porta de seu apartamento por um amigo, ele decide adota o menino somente para provar que todos estavam errados a seu respeito e que ele consegue ser uma pessoa responsável. Sem nenhuma noção de como ser pai, Sonny cria Julian à sua maneira nada convencional, mas com o tempo aprende o real significado de ser um adulto, e Julian é que o ensina a ser um pai de verdade.


Menção Honrosa: Minhas Mães e Meu Pai

Minhas Mães e Meu Pai traz para as telonas uma outra visão de família. Quando Joni e Laser, filhos das lésbicas Nic e Jules, resolvem descobrir quem é seu pai biológico - já que os dois foram concebidos através de inseminação artificial -, as coisas se tornam complicadas. Suas mães veem isso como uma afronta, como se o amor delas não fosse suficiente para os filhos. Eles contatam Paul, o doador, e ele passa a fazer parte de suas vidas. Aos poucos, Nic e Jules começam a enxergar o potencial de uma nova família quando Paul deixa de ser apenas o doador e começa a ser um pai. Ninguém é capaz de substituir ninguém nessa família e o amor é que os mantêm unidos. 


Depois dessa lista sobre a relação entre pais e filhos, aposto que todo mundo ficou com vontade de sair correndo para abraçar o pai, não foi? Então que tal aproveitar o domingo para curtir qualquer um dos filmes citados na lista no aconchego do sofá com seu pai? Seja “ele” uma mãe, um avô, um tio - no mais amplo sentido da palavra.

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.