Encontro da Educação - 11ª Mostra CineOP

Desde a cerimônia de abertura, a 11ª Mostra de Cinema de Ouro Preto abordou assuntos que se tornaram mais evidentes com a consolidação da crise política iniciada, cuidadosamente, por representantes de setores mais conservadores. Esse ataque à democracia e aos direitos sociais incitou a organização de sólidos núcleos de resistência, sendo a articulação dos estudantes secundaristas a mais expressiva.

Alguns filmes, frutos desse engajamento, integraram a Mostra Educação bem como curtas metragens produzidos por estudantes e educadores que utilizam a linguagem cinematográfica como plataforma de ensino.

Paralelamente a exibição, parte da programação diária foi dedicada ao Seminário de Educação (VIII Fórum da Rede Kino), onde se avaliou a conjuntura – efetivação da lei 13.006/14, ações cineclubistas, projetos audiovisuais educativos comunitários – e metas para avanço, como a obrigatoriedade da disciplina “Cinema e Educação” nos cursos de Licenciatura.

Encerrando a exposição da temática, o documentário “Acabou a Paz, isto aqui vai virar o Chile, Escolas Ocupadas em São Paulo” (disponível pelo link), de Carlos Pronzato, sobre a luta dos estudantes contra a reorganização do ensino proposta pelo governo Alckmin (SP), reforçou o protagonismo dos jovens e a potência revolucionária neste período temeroso e foi aclamado pelos espectadores.

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.