Grandes cineastas que já dirigiram clipes

1990 era o ano. A TV a cabo chegando no interior. Não fui uma criança da "rua". Reunião da molecada do bairro? Só se fosse na casa daquele que já tinha Cartoon Network. A MTV Brasil virou mania na adolescência. E foram tardes de olhos vidrados naquela linguagem.

Dos minimalistas videoclipes dos anos 70, ao climão blasé dos 80, passando pelo uso frequente da tela verde nos anos 90, até explosão das boy bands com superproduções e os efeitos especiais nos anos 2000. Lá estava eu, vendo tudo isso. Com o apreço pelos videoclipes, desenvolvi a paixão pelo cinema. E logo notei que caminhavam juntos. Imagem e música caminham juntos, isso não é novidade. Mas, durante a composição da trilha sonora de um filme, a imagem já existe, então a música é criada de acordo com o feeling da cena. O que me encanta nos videoclipes é o processo inverso. Criar roteiro, ritmo, narrativa e imagem, baseados numa música.

A liberdade de formato, o uso de referências com forte teor emocional, a montagem mais solta com planos curtos e não-lineares, todos sincronizados com o ritmo e o clima da música. Essas características deram forma à linguagem dos videoclipes. E não são raros os grandes diretores que se aventuraram nessa arte, dando sua contribuição valiosa em obras tão historicamente importantes quanto longa-metragens. Fiz essa lista de alguns que me marcaram, realizados por grandes figuras do cinema. Saca só:

Gus Van Sant

Clipe: Red Hot Chili Peppers - Under the Bridge
Um verdadeiro retrato dos anos 90. Gus Van Sant (Milk), conheceu o baixista Flea nas gravações do filme Garotos de Programa (1991). Os outros membros do Red Hot já admiravam o cara. Ficaram felizes quando Gus aceitou o convite pra dirigir o vídeo que faria o Red Hot explodir em popularidade. O video se destaca pela intensa sobreposição de imagens. Padrão que viria a ser tornar moda na década.

David Fincher

Clipe: Billy Idol - Cradle of Love
Bem antes de Clube da Luta (1999), David Fincher já mostrava todo seu estilo e ousadia na filmagem do clipe de Billy Idol. Destaque pra montagem rápida, os closes e pra história vamos dizer, safadinha. Curiosidade: Billy estava com a perna quebrada. Então o diretor resolveu inserir o cantor em quadros pelo apartamento.

Sofia Copolla

The White Stripes - I Just Don’t Know What to do With Myself
Sofia Copolla e Kate Moss, a supermodelo. E uma fotografia PB sensacional, fazendo um jogo de luz e sombra de acordo com as batidas da música. É basicamente isso. E como funciona!

Michel Gondry

Clipe: The Chemical Brothers - Let Forever Be
As transições e os efeitos de câmera no Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças, são incríveis, né? Muitas delas já estavam presentes no estilo de Michel Gondry nesse clipe do Chemical Brothers. Outro grande trabalho do cara é Everlong, do Foo Fighters. Gondry tem uma carreira sólida em videoclipes, tendo trabalhado com Bjork, Daft Punk, Radiohead e Rolling Stones, só pra citar alguns.

Spike Jonze

Clipe: Beastie Boys - Sabotage
É difícil de acreditar que o mesmo cara que escreveu e dirigiu Her foi o mesmo que fez esse clipe. Jonze é um cara muito eclético. Sabotage é considerado um dos melhores videoclipes de todos os tempos. O clipe é uma paródia aos seriados policiais dos anos 70 muito populares nos EUA, como Starsky e Hutch. Junto com a pegada do som dos Beastie Boys, e uma porrada de cenas toscas a la Hermes e Renato, o video vai além de apresentar a música. É entretenimento puro.

Spike Jonze também dirigiu os clipes:
Weezer - Island In The Sun

Arcade Fire - The Suburbs


Tim Burton

Clipe: The Killers - Here With Me
Clima de melancolia, personagem esquisito, uma paixão excêntrica e bizarra. Parece roteiro de filme do Tim Burton, mas é só um clipe do The Killers dirigido pelo cara. Até quem não é fã do estilo pega no ar o flerte com o lado sombrio e morto-vivo das coisas. E a música vai muito bem com a melancolia.

Martin Scorsese

Clipe: Michael Jackson - Bad
Junte o eterno rei do pop com um dos melhores diretores da história. No que poderia dar? O resultado é icônico. Muita correria, coreografia épica, e uma câmera que persegue Michael o tempo inteiro, com a qual ele interage, gira e brinca. Trabalho primoroso de execução não só de diretor, mas também de dança, encaixando o ritmo entre música e imagem completamente.

Spike Lee

Clipe: Public Enemy - Fight te Power
Um pouquinho antes de Malcolm X (1992), Spike Lee, junto com o Public Enemy e seu hino Fight the Power, fizeram o histórico videoclipe da música. Usando milhares de extras simulando uma passeata, e a câmera no rosto dos rappers, o clipe lançou em alto e bom som pro mundo e principalmente para a sociedade norte-americana a voz dos guetos.

David Lynch

Clipe: Moby - Shot In The Back Of The Head
O surrealista, bizarro e aclamado David Lynch lançou junto com o também esquisitão Moby, essa pérola em 2009. Como não poderia deixar de ser, a animação feita toda de traços rústicos chega a incomodar. Juntou com o sintetizador disforme da música disforme, e virou um prato cheio para os fãs dos caras.

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.