Primeiro Filme 3D de Jean-Luc Godard finalmente estreia no Brasil


Godard sempre foi um experimentalista, e isso não seria diferente em seu trabalho mais recente. “Adeus à Linguagem” já se mostra assim logo de cara, por ser o primeiro filme em 3D trabalhado pelo cineasta.

O longa, que chega ao Brasil na próxima quinta-feira (30), foi apresentado primeiramente no Festival de Cannes de 2014 sem a presença do diretor, que se recusou a representar a obra no festival, afirmando: "Não há nada a fazer além de ver o filme e dizer o que acharam, e pronto".

E ao que parece o diretor ainda mantém essa visão, considerando que quem vem representando o filme nos eventos é sua estrela Héloïse Godet. A atriz, de 34 anos, disse que ficou com receio de trabalhar com o diretor por sua fama de estourado no set, mas aceitou o desafio mesmo recebendo um roteiro de apenas duas páginas, sendo que uma delas era apenas uma imagem abstrata. "Há um homem, uma mulher e um cachorro. E você vai ter de ficar nua. E é só o que precisa saber', disse ele a mim", afirmou Godet.

Embora o 3D seja a novidade que se ressalta em seu último trabalho, Godard o usa em contramão a ideia estabelecida por Hollywood, tentando prova-lo como inútil a difusão da ideia, apenas como um mero recurso estético, e assim sendo não constrói seu longa como uma experiência única em terceira dimensão. O filme mescla diversas formas de se trabalhar a história através da imagem, buscando dar significado as cenas além da acima citada estética visual, sendo um exercício do uso de cores na fotografia.

Como sinopse, pode-se deixar as palavras do próprio diretor: "A ideia é simples: uma mulher casada e um homem solteiro encontram-se. Amam-se, discutem, separam-se. Um cão erra entre a cidade e o campo. As estações passam. O homem e a mulher encontram-se outra vez. O cão entre eles. O outro é um. Um é o outro. São três...". Porém, em meio a isso, vale ressaltar a complexidade do filme e o quanto o mesmo exige do espectador, como já se espera de um Godard. Com uma narrativa quase inexistente, cabe ao público se entregar a construção da história.

Confira abaixo o trailer legendado do longa de Jean-Luc Godard:
 

 Instagram 365 Filmes

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.