Conheça a história real que inspirou a trilogia de "Antes do Amanhecer"

Mesmo com mais de 20 anos de sua estreia nos cinemas, a aventura romântica de Jesse e Celine na Trilogia Before, composta por Antes do Amanhecer (1995), Antes do Pôr-do-Sol (2004) e Antes da Meia-Noite (2013), ainda comove pessoas mundo afora.

No filme, o casal vivido por Ethan Hawke (Jesse) e Julie Delpy (Celine) se conhece casualmente num trem na Europa, onde, após um convite de Jesse, topam passar uma noite juntos na cidade da próxima estação, Viena. Entre muitas conversas, lá vão se conhecendo melhor e vivem uma paixão repentina. Prometem então voltarem à cidade seis meses após sua despedida na estação de trem. O reencontro porém não acontece, e eles voltariam a se encontrar apenas nove anos mais tarde (na vida real, os dois filmes seguintes foram também filmados com 9 anos de intervalo entre cada um).

A atraente história destes amantes teve inspiração em uma situação real vivida pelo diretor Richard Linklater, que conheceu uma garota com quem experimentou um romance de noite única. Como a vida real é sempre mais difícil, a história do cineasta teve um triste desfecho: A garota em questão faleceu jovem e eles não se encontraram mais.

Seu nome é Amy Lehrhaupt. Ela e Linklater se conheceram em 1989 na Filadélfia. Na ocasião, o diretor estava visitando sua irmã. A história vivida pelos amantes naquela noite foi semelhante a de Antes do Amanhecer, mas, diferente de Jesse e Celine, mantiveram contato por telefone algum tempo após o encontro. Por quaisquer que tenham sido os motivos, acabaram não conseguindo manter uma relação à distância. Mais tarde, em 2010, o Linklater descobriu que Amy havia falecido em um acidente de moto ocorrido em 1994, ainda jovem, com 24 anos de idade. A notícia veio por uma amiga de Amy, que conhecia a história do casal.

Nesta entrevista do New York Times da época do lançamento do segundo filme, Antes do Pôr-do-Sol, Linklater conta ainda que no instante em que ele e Amy viviam aquela noite teve o insight que precisava para eternizar ou, pelo menos, prestar tributo a história do casal em um filme.

Richard Linklater sempre foi comedido ao comentar o assunto, embora existam algumas outras entrevistas e depoimentos. O nome de Amy Lehrhaupt aparece nos créditos finais de Antes da Meia-Noite como uma homenagem do diretor à sua memória. Veja abaixo:


365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.