Encontro de Arquivos - 11ª Mostra CineOP

Presente em dez edições da CineOP, o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros deste ano teve como um dos principais objetivos a elaboração do Plano Nacional de Preservação Audiovisual. Construído em parceria entre a sociedade civil e poder público, o documento é válido por dez anos e estabelece diretrizes para uma política de estado comprometida com o patrimônio audiovisual brasileiro.

Dentre as linhas de discussão, houve uma mesa dedicada aos arquivos de televisão no âmbito não comercial, abarcando as TVs universitárias e seu espaço de experimentação, visto como facilitador de novas propostas e produção de conteúdo para entretenimento.

Destacou-se, também, o papel fundamental das universidades em formar e capacitar pesquisadores que atuem na área de preservação e restauro para que, assim, o audiovisual brasileiro continue como documento histórico.

Enriquecendo a programação, o pesquisador Johan Oomen, chefe do departamento de Pesquisa & Desenvolvimento do Netherlands Institute for Sound and Vision, ministrou o workshop prático “Desenvolvendo Arquivos Audiovisuais mais Inteligentes, Conectados e Abertos”, incentivando a criação de uma cultura de inovação pautada pela interação do público.

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.