Animação sobre Van Gogh será o primeiro longa feito inteiramente com pinturas a óleo

Na semana passada, em meio às discussões sobre o Oscar, foi divulgado o primeiro trailer de “Loving Vincent”, que pretende lançar um novo e fascinante olhar sobre a vida e obra do pintor neerlandês Vincent Van Gogh, autor de pinturas como “A Noite Estrelada” e “Os Girassóis”.

O que diferencia o novo trabalho dos anteriores já produzidos sobre o artista (ver abaixo) é sua estética e produção inovadora. “Loving Vincent” será produzido inteiramente por pinturas a óleo, tornando-se a primeira animação em longa-metragem a utilizar somente esta técnica. Segundo os produtores, são necessárias 12 pinturas para cada segundo de filme, e mais de 100 pintores já contribuíram no projeto.

A direção é de Dorota Kobiela, com co-direção de Hugh Welchman. Dorota, também pintora e formada na Academia de Belas Artes de Varsóvia, é autora de outras três animações. 

A técnica de animação utilizada no filme, nomeada como paws (painting animation work stations), foi criada e patenteada pelo estúdio londrino BreakThruProductions, que produz a obra.

A vida e arte de Van Gogh tem servido de inspiração a muitos cineastas. A primeira dentre estas realizações foi o curta Van Gogh (1948), do francês Alain Resnais. Nessa lista, também fazem parte títulos como “Sede de Viver” (1956), “Van Gogh - Vida e Obra de um Gênio” (1990), “Van Gogh” (1991), “Van Gogh: Pintando com Palavras” (2010) e “Vincent e o Doutor” (2010). Outro filme que merece destaque é “Dreams” (1990), de Akira Kurowasa. Não se trata de um trabalho sobre o pintor, mas uma compilação de curtas sobre sonhos. Em um destes sonhos, o diretor adentra num quadro de Van Gogh e conhece o artista – que é interpretado pelo diretor Martin Scorsese

A animação tem previsão de estreia para o segundo semestre de 2016.

Com toda essa produção e trabalho impecáveis, podemos esperar um filme surpreendente!
Confira o trailer:






365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.