A referência a Dalí no pôster de "O Silêncio dos Inocentes"

Essa semana o filme “O Silêncio dos Inocentes” está completando 25 anos de lançamento. O pôster oficial traz o rosto da personagem Clarice Starling (Jodie Foster) com forte contraste, além de uma mariposa sobre sua boca, simbolizando a forma como Buffalo Bill "silenciava" suas vítimas.

Mas você já notou que na parte superior da cabeça da mariposa há o formato de uma caveira?

Mais do que outro forte simbolismo, a forma é na verdade uma foto de Philippe Halsman, concebida pelo artista espanhol Salvador Dalí. Nela, há sete mulheres nuas posicionadas no formato de uma caveira. Produzida em 1951, a foto é conhecida pelo nome "In Voluptas Mors", que pode ser traduzido como "No prazer, há morte" ou "Morte voluptuosa", buscando relacionar sexo e morte.

A mariposa da imagem é real, conhecida como "Death's-Head Hawkmoth" (algo como mariposa da morte), por ter na região da cabeça uma disposição de formas que se assemelham a um crânio. Seu nome científico é Acherontia.

Confira abaixo um close do pôster, uma foto da Acherontia e a fotografia de Halsman:


Close do pôster original.


Acherontia, a mariposa da morte.

"In Voluptas Mors", fotografia de Philipe Halsman com concepção de Dalí (1951).

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.