10 filmes adolescentes dos anos 80

Você pode não ter sido um adolescente durante os anos 80, mas com certeza deve imaginar a sensação de ser um pelos filmes produzidos durante esta década. Muitos deles ainda são referenciados em filmes atuais, como "Curtindo a Vida Adoidado" (1986) nas cenas pós créditos de "Deadpool" (2016) e "Digam o que Quiserem" (1989), em "A Mentira" (2010), com Emma Stone. 

Por isso, através de uma difícil seleção, separamos 10 filmes com a temática adolescente produzidos nos anos 80. Alguns mais conhecidos, outros nem tanto. Ao final, aproveite para compartilhar com a gente outros filmes que você conhece!


1. Clube dos Cinco (1985)

O filme aborda os estereótipos clássicos: o desajustado, o atleta, a estranha, a patricinha e o nerd


Clube dos Cinco é um filme norteamericano escrito e dirigido por John Hughes. O elenco conta com nomes como Emilio Estevez, Anthony Michael Hall, Judd Nelson, Molly Ringwald e Ally Sheedy. O longa mostra um dia na vida de cinco adolescentes com problemas na escola, que são obrigados a passar um sábado na detenção. Confinados em uma sala, eles só podem sair de lá quando escreverem uma redação sobre quem eles acham que são. Considerado um dos maiores filmes adolescentes de todos os tempos e um dos melhores trabalhos de Hughes, além de ser referência para vários filmes do mesmo estilo que vieram depois.

2. Curtindo a Vida Adoidado (1986)

Quem nunca quis matar um dia de aula com os amigos?
Também dirigido por John Hughes, Curtindo A Vida Adoidado é uma comédia norteamericana lançada em 1986. Uma curiosidade do filme é que Hughes escreveu o roteiro em apenas dois dias e escolheu pessoalmente o ator para o papel principal, Matthew Broderick, que chegou a ser indicado ao Globo de Ouro pela sua atuação. O longa contra a história de uma adolescente no último ano do colégio que cria um grande plano para matar um dia de aula com seu melhor amigo, sua namorada e uma Ferrari.

Esse filme faz uso da quebra da quarta parede com frequência, ou seja, quando os próprios personagens interagem com os telespectadores e se dirigem diretamente a eles. Ao final do filme, o personagem de Broderick olha diretamente para a tela e diz "Você ainda está aqui? Acabou! Vá para casa!".  Como referência, na cena pós creditos de Deadpool (2016), o anti-herói faz o mesmo, nessa cena.

3. De Volta Para o Futuro (1985)

Zemeckis também dirigiu filmes como "Forrest Gump" (1994) e "O Náufrago" (2000) 

Dirigido por Robert Zemeckis, De Volta Para o Futuro é uma comédia de ficção científica de 1985 que traz Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Lea Thompson, Crispin Glover e Thomas F. Wilson no elenco. O filme conta a história de Marty McFly, um adolescente que viaja no tempo para 1955 e conhece seus futuros pais, mas sem querer faz sua mãe se interessar por ele. O longa foi um sucesso de bilheteria, foi aclamado pela crítica especializada e ainda levou para casa o Oscar de Melhores Efeitos Sonoros. Após sua aprovação em meio ao público, uma franquia foi iniciada, dando origem à parte II, quatro anos depois e com uma viagem ao futuro, e a parte III, em 1990, em que os atores são transportados para o século XIX, no maior estilo faroeste.

4. Quero Ser Grande (1988)

A famosa cena do piano em "Quero Ser Grande" (Big)
Indicado ao Oscar de Melhor Ator (Tom Hanks) e Melhor Roteiro (Gary Ross e Anne Spielberg), Quero Ser Grande é um filme de 1988 dirigido por Penny Marshall e conta a história de Josh (David Moscow e Tom Hanks), uma criança que pede à máquina dos desejos para se tornar um adulto. O pedido é concretizado e Josh precisa aprender a se relacionar com o mundo dos adultos.

Você pode até não ter assistido ao filme, mas com certeza já viu a cena em que Tom Hanks e Robert Loggia tocam "Chopsticks" em um grande piano no chão da famosa loja de brinquedos de Nova York "FAO Schwarz".

5. Conta Comigo (1986)

Qualquer semelhança com o seriado "Stranger Things", da Netflix, é mera coincidência! haha
Baseado no conto de Stephen King "O outono da Inocência - O Corpo" (The Body), Conta Comigo foi dirigido por Rob Reiner e indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. O filme narra a história de Gordie Lachance (Richard Dreyfuss), um escritor que recorda de sua infância em um verão da década de 1950, onde morava em uma pequena cidade e tinha três amigos inseparáveis. Um dia, os meninos relembram de um garoto que havia desaparecido e partem em busca de respostas, levando-os a uma intensa jornada de autodescoberta.

6. Gatinhas e Gatões (1984)

Os atores Molly Ringwald e Michael Schoeffling com o diretor do filme John Hughes


Escrito e dirigido por John Hughes, Gatinhas e Gatões traz pela primeira vez o diretor em conjunto com a atriz Molly Ringwald (a "patricinha" do Clube dos Cinco) no papel principal. A comédia romântica norteamericana de 1984 conta a história da adolescente de 16 anos Samantha Baker que sonha em namorar um colega do colégio que já está comprometido. Para completar, seu aniversário é deixado de lado por conta do casamento de sua irmã mais velha. O longa também traz Anthony Michael Hall (o "nerd" de Clube dos Cinco) no elenco.

 7. A Garota de Rosa Shocking (1986)

Filme aborda temas como alcoolismo e o desemprego
A Garota de Rosa Shocking é uma comédia romântica lançada em 1986 dirigida por Howard Deutch e roteirizada por John Hughes, trazendo no papel principal a atriz Molly Ringwald. Por mais que o filme seja direcionado a adolescentes, trata de temas como o alcoolismo e o desemprego, e retrata as diferenças sociais nos Estados Unidos. Uma das partes mais interessantes do filme com certeza foi a sua trilha sonora, que é considerada uma das mais marcantes do cinema moderno, contando com músicas como "If You Leave", da banda Orchestral Manoeuvres in the Dark e "Please, Please, Please Let Me Get What I Want", dos Smiths.

8. Digam o Que Quiserem (1989)

O ator John Cusack e seu gosto recorrente pela música em várias atuações
Dirigido por Cameron Crowe, Digam o Que Quiserem é um filme norteamericano de romance lançado em 1989. O longa acompanha o romance entre Lloyd Dobler, interpretado por John Cusack, e Diane Court, interpretada por Ione Skye, após a formatura do ensino médio. Um dos momentos mais marcantes do filme é quando Lloyd (Cusack) aparece segurando um boombox do lado de fora da casa de Diane (Skye), cena que foi comentada e reproduzida no filme A Mentira (Easy A), com Emma Stone.

9. Footloose – Ritmo Louco (1984)

Footloose é aquele filme que pode ser adicionado à sua lista como um "guilty pleasure"
Footloose é um filme estadunidense lançado em 1984 e dirigido por Herbert Ross, trazendo nomes como Kevin Bacon e Lori Singer no elenco. O longa conta a história de um jovem criado na cidade grande que se muda para o interior, onde descobre que é proibido dançar. Com sucesso nas bilheterias e indicações ao Oscar e Globo de Ouro, o filme também ganhou um remake em 2011 com Kenny Wormald, Dennis Quaid e Julianne Hough. Diferentemente do original, o remake teve uma recepção mista por parte da crítica.

10. Namorada de Aluguel (1987)

O filme fala sobre um desejo comum entre os adolescentes: se tornar popular em sua escola


Lançada em 1987, a comédia romântica foi dirigida por Steve Rash e trouxe Patrick Dempsey e Amanda Peterson nos papeis principais. O filme conta a história de um jovem tímido, Ronald, que sempre sonhou em ser popular, e sua chance aparece quando ele descobre que Cindy, uma das meninas mais populares do colégio está precisando de dinheiro. O filme foi reproduzido em 2003, com um novo nome, Amor de Aluguel, com Nick Cannon e Christina Milian. Mesmo com mudanças no enredo, ainda é possível ver aspectos e cenas do original reinterpretadas no longa. 

E aí, de quais outros clássicos adolescentes dos anos 80 você se lembra?

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.