Conheça 7 figurinistas famosos do cinema

Responsável pela apresentação dos personagens, o figurino é uma das primeiras coisas em que você repara quando algum ator entra em cena. É a primeira percepção que temos dos protagonistas que vamos acompanhar ao longo do filme. 

Antes mesmo de qualquer diálogo, o figurino já representa grande parte da construção das personas, e pode te ajudar a estabelecer melhor as personalidades de cada um. Por vezes grandiosos e luxuosos, outras vezes, simples porém marcantes. Os figurinistas trabalham na produção e confecção do vestuário dos personagens, ajudando assim, a contar uma história. Conheça alguns nomes marcantes do cinema nesta área:

1) Edith Head 

Com 35 indicações ao Oscar e 8 estatuetas ganhas (recorde até hoje), Edith Head é conhecida por seu trabalho em "Janela Indiscreta" (1954), "Um Corpo Que Cai" (1958), "Cinderela em Paris" (1957), "A Princesa e o Plebeu" (1953) , e "Crepúsculo dos Deuses" (1950). Head era considerada a mestre dos vestidos. Trabalhou em 11 filmes do mestre do suspense Alfred Hitchcock, além de 3 filmes com um dos ícones da moda, Audrey Hepburn. Considerada um dos grandes nomes dessa área, até inspirou a personagem Edna Mode da animação “Os Incríveis” (2004).


2) Walter Plunkett

Walter Plunkett é considerado um dos especialistas em trajes de época. Seu trabalho em trajes históricos, como em "E o Vento Levou" (1939), "Os Três Mosqueteiros" (1948) e "Cantando na Chuva" (1952) são alguns destaques. Conquistou um Oscar por "Sinfonia de Paris" (1951).

3) Irene Sharaff 

Indicada 15 vezes, ganhou cinco Oscars. Seus trabalhos mais conhecidos são os filmes "Cleópatra" (1963), "Amor Sublime Amor" (1961), "O Rei e Eu" (1956) e "Hello Dolly!" (1969). Alternava entre o cinema e o teatro, produzindo os trajes das versões teatrais de filmes como "Amor, Sublime Amor" (versão teatral - 1964) e Funny Girl (versão teatral - 1964). Favorita da atriz Elizabeth Taylor, criou os vestidos de "A Megera Domada" (1967) e, em colaboração com o figurinista Renié, os trajes grandiosos de "Cleópatra".

4) Eiko Ishioka

Aclamada figurinista no Japão, Eiko Ishioka foi responsável pelos trajes de "Drácula de Bram Stoker" (1992), "A Cela" (2000) e "Espelho, Espelho Meu" (2012). Em 1988 conquistou dois prêmios Tony (o Oscar do teatro) por sua versão de “M. Butterfly”. Indicada pela Academia duas vezes, ganhou o Oscar de Melhor Figurino por seu trabalho em Drácula.

5) Milena Canonero

Milena Canonero começou sua carreira ao lado de Stanley Kubrick, assinando o figurino de três de seus filmes: "Laranja Mecânica" (1971), "Barry Lyndon" (1975) e "O Iluminado" (1980). Dona de quatro estatuetas do Oscar ela também trabalhou em "O Poderoso Chefão III" (1990), "Maria Antonieta" (2006), de Sofia Coppola, e o recente "O Grande Hotel Budapeste" (2014), de Wes Anderson. 

6) Kika Lopes

Nome de destaque no cinema nacional, a brasileira Kika Lopes começou sua carreira de figurinista em grande estilo na adaptação do livro de Machado de Assis, "Brás Cubas" (1985). Trabalhou também na adaptação do clássico "O Guarani" (1997), e filmes como "Zuzu Angel" (2006) e "O Palhaço" (2011). 

7) Colleen Atwood 

O estilo sombrio do diretor Tim Burton é facilmente identificado pelo público, e muito se deve ao trabalho atencioso da figurinista Colleen Atwood. Grande parceira de Burton, os figurinos chamativos e diferentes são um dos grandes diferenciais dos filmes. Ela já foi indicada 12 vezes ao Oscar, levando quatro prêmios, em "Chicago" (2002), "Memórias de uma Gueixa", (2006), "Alice no País das Maravilhas" (2010) e esse ano por "Animais Fantásticos e Onde Habitam". Atwood também trabalha na televisão, tendo produzido recentemente os figurinos de séries como "Arrow" e "Supergirl".

Você tem algum(a) figurinista preferida(o) no cinema? Compartilhe com a gente!
--

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.