Mamma Mia: Lá Vamos Nós de Novo! (2018) - Um prazeroso retorno

Mamma Mia! - Lá Vamos Nós De Novo (2018) é uma história de amor entre mãe e filha. Ao contrário do longa original, Mamma Mia! (2008), a sequência vai além da diversão descompromissada e entrega uma história que pondera sobre escolhas, legados e a passagem do tempo, na qual Sophie (Amanda Seyfried), ao descobrir que está grávida, busca inspiração para a maternidade resgatando o passado da mãe, que viveu relacionamentos intensos com três homens bem diferentes: Harry, Sam e Bill.

Baseado em um musical homônimo que permanece em cartaz há quase vinte anos e se tornou o mais rentável da história, o primeiro filme conta com o carisma do seu elenco para interpretar as músicas da banda ABBA, que servem como um fio condutor da trama, cujo pano de fundo é a fictícia ilha grega Kalokairi.

Apesar do enorme sucesso do musical e do primeiro filme, a sequência enfrentou dois grandes problemas - Phyllida Lloyd, que dirigiu o musical e o primeiro longa, declinou o convite para retornar, assim como Meryl Streep, uma das protagonistas, que alegou “não fazer continuações”. No lugar de Phyllida, entrou Ol Parker, diretor pouco conhecido. A solução para Meryl foi outra - reduzir a sua participação e manter sua personagem, Donna Sheridan, como centro da história através de sequências de flashbacks.

A escolhida para o papel foi Lily James, recém saída do elogiado Baby Driver (2017). Substituir Meryl Streep não é uma tarefa fácil, mas a atriz se prova à altura do desafio - seu carisma, inclusive, faz com que ela seja uma protagonista muito mais interessante que Sophie foi no filme original, beneficiada por uma abordagem não moralista em relação a seus múltiplos romances. A jovem Donna é uma mulher livre, forte e corajosa, em sintonia com os novos tempos.

Por conta da estrutura que alterna entre o presente e o passado, o filme reduz a participação do elenco veterano e dá mais espaço para suas versões jovens - entram em cena novamente Rosie (Alexa Davies) e Tanya (Jessica Kenan), acompanhadas pelos jovens Harry (Hugh Skinner), Sam (Jeremy Irvine) e Bill (Josh Dylan), além de uma participação especialíssima e divertida da cantora Cher, no papel da avó de Sophie.

Com uma narrativa mais interessante em mãos - apesar de contradizer algumas informações do filme original, Mamma Mia! - Lá Vamos Nós De Novo também se permite ir além no seu atrativo principal, os números musicais. As sequências de dança e cantoria estão ainda mais espalhafatosas e bem executadas, experimentando mais a fundo as ferramentas próprias do cinema, como a montagem - algo que, no primeiro longa, é feito de forma mais próxima da linguagem teatral.

Em suma, Mamma Mia! - Lá Vamos Nós de Novo é uma sequência que recompensa a longa espera dos fãs com uma história emociona sem deixar de divertir, e dá ao público um escapismo cinematográfico - e musical - da melhor qualidade. Impossível não sair sorrindo!

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.