"Em 97 Era Assim" - A nostalgia na tela


Nostalgia e ritos de passagem são os fios condutores da narrativa do filme brasileiro Em 97 Era Assim, dirigido por Zeca Brito. A história é livremente inspirada nas experiências do roteirista Leo Garcia, o que justifica a especificidade das experiências retratadas no filme, típicas do universo masculino, fidedignas à mentalidade da época e cheias de referências visuais e sonoras - com destaque para a trilha que embala a trama, que vai de Supergrass a Raimundos.

O filme acompanha a rotina de quatro adolescentes, os amigos Renato (Frederico Restori), Alemão (Júlio Estevan), Moreira (João Pedro Corrêa) e Pilha (Pedro Diana Moraes) e suas peripécias para juntar dinheiro para contratar uma prostituta e perderem a virgindade - enquanto enfrentam outros dramas típicos da adolescência como os compromissos do colégio, as festas e as desilusões amorosas.

Saudosista, o filme não se priva de incorporar diversos clichês narrativos e estereótipos de comédias juvenis, correndo um risco enorme de ser encarado como uma obra datada, previsível e voltada a um público-alvo bastante restrito. Contudo, compensa essa escolha com seu ritmo ágil e uma direção segura que utiliza planos longos e aproveita seu elenco afinadíssimo, especialmente o quarteto de protagonistas, cuja química é palpável e conquista facilmente a empatia do público em meio às aventuras inesperadas e situações constrangedoras vividas na trama.


O saldo final é positivo, ainda que o filme tenha dificuldade de justificar a amarração de suas partes, já que se mostra bastante preocupado em explorar referências bastante pessoais ao mesmo tempo mostrar todos os ritos de passagem possíveis - do primeiro porre às festas de quinze anos - o que resulta em situações um tanto repetitivas. Outro ponto que fica evidente é o desinteresse em criar arcos dramáticos mais definidos e tornar os personagens mais tridimensionais - essencialmente, eles terminam o filme exatamente como começam, e certamente havia espaço para ir além. Quem sabe em 98?

Confira abaixo a entrevista que fizemos com o elenco:

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.