Construindo o impossível: o impacto de M. C. Escher no cinema em 7 filmes


O artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher (1898-1972) ficou conhecido pelas suas xilogravuras, litografias e meio-tons que brincavam com a nossa percepção da realidade. Tirando inspirações da natureza, da matemática e da arquitetura, Escher criou ilusões de ótica que se perpetuaram no repertório popular. 

As estruturas que ele inventou influenciaram diversas gerações de artistas e, é claro, o cinema não fugiu à regra! Aliadas à tecnologia fornecida pela sétima arte, as obras do holandês inspiraram diversos filmes a brincarem com a realidade e criarem espetáculos visuais fenomenais com o objetivo de construir o impossível. Confira alguns deles:

1) Suspiria

Suspiria | Dario Argento | Itália | 1977
O clássico terror italiano respira referências à M. C. Escher, principalmente no design de produção. Além da própria arquitetura dos cenários, diversos espaços da história contam com ilustrações que imitam obras famosas, como “Céu e Água I” (1938), na parede do quarto da amiga de Suzy, e o emblemático mural na sala da diretora que imita “Belvedere” (1958). Como isso se não bastasse, a sinistra escola de balé se localiza em Escherstraße, que em alemão significa “Rua Escher”.

2) Labirinto - A Magia do Tempo

Labyrinth | Jim Henson | EUA | 1986
Uma das cenas mais icônicas deste clássico dos anos 80 é a perseguição na sala de escadarias. O cômodo no castelo do Rei dos Duendes (David Bowie) é uma referência direta à “Relatividade” (1953), uma litografia que retrata um mundo onde não se aplicam as regras da gravidade como nós conhecemos. Para recriar a construção impossível, o diretor Jim Henson e o designer de produção Eliott Scott tiveram que quebrar a cabeça para confundir a audiência de várias maneiras possíveis. Foram utilizados ângulos diferentes, takes invertidos na edição e até mesmo dublês. O próprio cenário teve que ser planejado de forma que fosse impossível dizer a verdadeira direção que as escadas seguiam. Os bastidores dessa cena podem ser conferidos neste trecho do documentário Inside the Labyrinth.

3) Contato

Contact | Robert Zemeckis | EUA | 1997
A adaptação do livro de Carl Sagan voltou à tona nos últimos anos quando uma de suas cenas viralizou na internet. O plano sequência - que você pode conferir aqui - chamou a atenção por brincar com a percepção dos espectadores ao transferir a ação da personagem para o reflexo no espelho, sem nenhum corte aparente. É possível traçar uma inspiração no auto-retrato do holandês feito a partir do reflexo numa esfera, mas não para por aí! Além desta cena, o departamento de arte usou as formas geométricas de Escher para conceber os objetos alienígenas vistos no filme.

4) O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel

Lord of the Rings: The Fellowship of the Rings | Peter Jackson | EUA | 2001
Os protagonistas da saga tiveram que usar Moira, um complexo subterrâneo de minas, túneis e salões, para atravessar as Montanhas Sombrias e seguir com sua jornada épica. Do design das estruturas no subsolo da Terra Média até a direção da cena em si, a equipe se baseou na xilogravura “Procissão na Cripta” (1927). Além de Escher, esse segmento do filme também teve como inspiração o gravurista e arquiteto italiano Giovanni Battista Piranesi.

5) A Origem

Inception | Christopher Nolan | EUA | 2010
Quem melhor pra trazer Escher pro cinema do que Christopher Nolan? O diretor é conhecido pelas suas megalomanias visuais e narrativas que já renderam uma porção de fiéis seguidores. Lidando com o conflito do mundo real e do mundo dos sonhos, as influências das ilusões de ótica e construções impossíveis do artista podem ser percebidas em diversos momentos de A Origem. O mais óbvio deles é quando os personagens de Joseph Gordon-Levitt e Ellen Page andam sobre uma réplica da paradoxal Escada de Penrose, criada por Leonel e Roger Penrose e eternizada na história da arte por Escher em “Subindo e Descendo” (1960).

6) Peixe & Gato

Fish & Cat | Shahram Mokri | Irã | 2013
E quem disse que Escher só incentivou os filmes no aspecto visual? Segundo o diretor Shahram Mokri, a trama desse premiado suspense iraniano teve grande influência do artista holandês. Inclusive, Escher já tinha retratado os animais presentes no título em diversas de suas obras - como “Gato Branco” (1919), “Metamorfoses II” (1940) e "Três Mundos" (1955).

7) Doutor Estranho

Doctor Strange | Scott Derrickson | EUA | 2016
Para introduzir a magia como um elemento existente no Universo Cinemático da Marvel, os supervisores de efeitos visuais Stephane Ceretti e Richard Bluff ousaram na hora de criar o design da dimensão espelhada - onde os super-heróis podem batalhar sem interferir no mundo real. Para cumprir bem o desafio de adaptar Escher para as telonas, além de se inspirarem diretamente nas obras, a produção também estudou a forma como outros filmes já haviam trabalhado com as gravuras. Segundo uma entrevista para o site Deadline, as principais influências foram os filmes “A Origem” e “Contato”, além do video-game “Monument Valley”. Muito além das famosas escadas, é possível traçar as referências de Doutor Estranho com obras menos famosas como "Planetóide Duplo" (1949).

Conte para a gente: qual destas referências é sua favorita?

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.