Dossiê "IMO", de Bruna Schelb Correa

"Imo" teve sua estréia mundial na edição de 2018 da Mostra de Cinema de Tiradentes. Através de uma narrativa experimental, de contornos surrealistas, o longa-metragem de Bruna Schelb Correa toca em questões de gênero e carrega consigo uma mensagem feminista de libertação de corpos, bem como um demonstrativo abstrato das opressões diárias que sofrem as mulheres.

Sinopse: Três mulheres, em meio a ações cotidianas, são transportadas a um mundo onírico regido por suas memórias. Memória é lugar de voltar, ainda que doa.

Confira neste dossiê algumas das críticas tecidas sobre o filme em portais especializados de Cinema.

MUBI

Will latin-american women filmmakers finally get their due
Por Ela Bittencourt

“Perhaps the most promising sign this year in Tiradentes was Imo, a film by young filmmaker Bruna Schelb Corrêa, which played in the main competition. Corrêa’s film isn’t so much a narrative with clear character arcs or story denouement as an episodic compilation. In three distinct stories, we follow women in seemingly ordinary surroundings that quickly turn bizarre.”
Texto completo: clique aqui.


Revista Cinética

Novos engajamentos
Por: Raul Arthuso

“Mas tão logo esta espécie de prólogo alargado apresentando as personagens deixa a tela, Imo revela um gesto interessante de busca de caminhos próprios. O filme é divido em três histórias, acompanhando cada uma das personagens apresentadas no começo, como esquetes surrealistas em torno do imaginário da mulher reprimida pelos códigos sociais”
Texto completo: clique aqui.


Moventes

Além do vísivel: “O olho e o espírito” e “Imo”
Por Laís Ferreira

“Quando o visível é deixado para trás, outra experiência do espaço e da vida se faz possível. Em Imo, o espaço doméstico como aquele em que aparecem elementos estranhos também é aquele em que uma mulher nua interage anda pela casa, senta, fuma um cigarro. Essa segunda personagem é colocada à mesa, junto a frutas e outros alimentos, enquanto homens ali se sentam. A forma como a luz e a direção de arte são utilizadas aproxima-as às obras de pintura barroca.”
Texto completo: clique aqui.


Almanaque Virtual

Degustação ousada
Por Filippo Pitanga

Agora temos um trabalho de experimentação visual e estética 100% brasileiro e mineiro, com representatividade de gênero com uma diretora mulher guiando esta crítica. (...) Um filme ousado e não facilmente digerível por intenção consciente, mas de satisfação radicalmente saborosa e reivindicatória às mulheres.
Texto completo: clique aqui.


AdoroCinema

Códigos femininos
Por Francisco Russo

“Provocador e instigante, tanto pelos rumos da história como pela forma como é retratada, IMO apresenta ao espectador um código próprio que, por si só, já merece atenção. O som tem grande importância na condução da narrativa, não só pela ausência de diálogos mas também para estabelecer um ritmo em cada história.”
Texto completo: clique aqui.


Ficha técnica:
Direção, Roteiro e Produção Executiva: Bruna Schelb Correa
Direção de Produção: Renata Schettino
Montagem e Fotografia: Luis Bocchino
Direção de Arte: Ana Luiza Fernandes
Mixagem: Chico Almeida
Som Direto: Michel Sagaz
Edição de Som: Luis Bocchino e Bruna Schelb
Figurino: Isadora Martins
Empresa Produtora: Cansada Filmes
Co-Produção: Luz Del Fuego e Desapego Cinema
Elenco: Giovanna Tintori, Mc Xuxu e Helena Frade

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.