Como são escolhidos os eleitores e vencedores do Oscar

O Oscar é um daqueles famosos casos em que a criação supera o criador, ao menos, nesse caso, em conhecimento popular. A premiação dada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas desde 1929 é hoje uma das cerimônias mais conhecidas e prestigiadas do planeta. Muitos profissionais do cinema querem estar entre seus vencedores e, outros muitos, também querem estar entre aqueles que ajudam a eleger estes vencedores. Entretanto, você sabe como são escolhidos os membros da Academia e como funciona a votação do Oscar?

Se tornando um membro

Para se tornar membro, o profissional deve ter seu nome apresentado (“apadrinhado”) por pelo menos dois colegas de sua própria categoria à diretoria do setor – neste caso, por exemplo, um diretor só pode ser indicado por outros diretores, diretamente ao conselho da categoria de Direção. Caso aprovada, a candidatura é encaminhada ao Conselho geral da Academia, formada pelo presidente, seu vice, e um número extremamente restrito de membros eleitos.

Os brasileiros Kleber Mendonça Filho (foto) e Rodrigo Santoro estão entre os votantes da premiação de 2018.
O conselho, então, irá avaliar se o candidato tem contribuições consideráveis à Sétima Arte e se representa os padrões prestigiados pela organização. Alguns fatores como, ter recebido ou, pelo menos, ter sido indicado ao Oscar anteriormente, além do número de membros apoiadores dentro da categoria almejada, são relevantes para a aprovação do candidato, no entanto, não são requisitos básicos. Por se tratar de um processo de convite, o candidato só fica sabendo da possibilidade de integrar a entidade – desconsiderando as especulações da imprensa – se for aprovado. Quando isso acontece, ele recebe uma carta comunicando a escolha da Academia, seguida da taxa de anuidade, em torno de 250 dólares.

A seleção dos indicados

Para que exista a possibilidade de um filme longa metragem concorrer ao Oscar, a produção deve, necessariamente:
  • possuir no mínimo 40 minutos de duração;
  • ter estreado publicamente em uma sala de cinema de referência da cerimônia - entre 01 de janeiro e 31 de dezembro do ano anterior a ela - no formato 35mm, 70mm ou versões digitais de 24/48p;
  • e, por fim, ter sido exibida em Los Angeles por pelo menos sete dias consecutivos.
Isso se aplica a todas as categorias, com exceção de Documentário, Curta Metragem, Filme Estrangeiro e Animação, que podem ter variações. Além de cumprir as regras, o produtor ou distribuidor tem que preencher um formulário chamado “Official Screen Credits”, onde são descritos os créditos de produção referentes às categorias para as quais o filme pretende concorrer. 

A organização, então, reúne todos os títulos recebidos em uma ficha, enviada para os votantes no início de janeiro. A partir dela, cada afiliado vai indicar, por ordem de preferência, cinco indicados que ele acredita que devam estar na disputa final pela estatueta. Cada membro só poderá realizar indicações referentes ao seu ramo específico de trabalho, assim sendo, atores indicam para as categorias de atores, roteiristas indicam roteiristas e assim consecutivamente. A exceção é a categoria Melhor Filme, na qual todos podem realizar indicações, com um teto máximo de dez produções por membro.

Para se chegar a lista final de indicados, a ordem das escolhas feitas por cada membro, possui um peso importante. Inicialmente, são contabilizada as primeiras opções. Os candidatos com menções inferiores a 1% são automaticamente descartados e, para os aptos a participar da seleção final, é fixado um número mínimo de votos. Esse número é calculado através da divisão total de membros votantes pela quantidade de indicados uma categoria pode ter. O mesmo cálculo é aplicado às segundas opções, respeitando-se o peso da posição secundária.

A última pessoa a ser indicada nas duas categorias de atuação em um mesmo ano foi Cate Blanchett, em 2007.
Caso ainda não tenham sido preenchidas todas as “vagas”, são realizadas as contagens das terceiras, quartas e quintas opções. Deste modo, a lista final pode não incluir necessariamente os mais votados, mas sim, aqueles que acumularam maior pontuação de acordo com o peso de suas posições em relação ao número total de votantes.

Uma curiosidade é que não há requisitos que determinem se um ator ou atriz deve ser indicado à categoria principal ou coadjuvante. A única restrição é que um membro não pode indicar um profissional nas duas categorias pela mesma atuação. O que determina em qual categoria o profissional vai se encaixar, é o número de votos por proporção que recebeu em cada uma delas, prevalecendo obviamente o maior.

A votação do Oscar

Com a lista final de indicados concluída, os membros da Academia vão para a última etapa de votação: os vencedores. Agora, cada membro recebe permissão para votar em todas as categorias. No entanto, além de serem aconselhados a assistir cada uma das produções referentes às áreas para as quais votarão – o que raramente ocorre –, ainda têm a recomendação de evitar categorias das quais tenham pouco conhecimento técnico ou estético.

Nesta fase, a decisão ocorre por voto direto, com os ‘eleitores do Oscar’ votando somente em seu candidato preferido a levar a estatueta. A exceção, novamente, é a categoria de Melhor Filme. Através de um sistema de votação muito semelhante ao da fase anterior, cada afiliado votante lista os indicados por de preferência e é realizado o cálculo considerando o peso de cada posição. A vitória só garantida por uma maioria absoluta, ou seja, 50% mais um. 

Agora que você já conhece o funcionamento dos bastidores da maior premiação de cinema, vai poder assistir ao Oscar 2018 com outros olhos. Se você ainda não conferiu todos os indicados, dá uma passadinha nessa lista aqui. Fique ligado que a premiação é neste domingo, dia 4 de março, a partir das 22h. E se você perder alguma coisa não se preocupe que no dia seguinte a 365 vai trazer a lista completa dos vencedores!

Texto por: Kérisson Wemerson
Revisão e considerações finais por: Beatriz Briada

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.