7 dicas para usar o cinema para estudar

O Enem está chegando, final de semestre, trabalhos para entregar, prazos batendo na porta e tudo o que os amantes de cinema queriam é um tempinho para assistir aquele filme novo que lançou ou aquele clássico que vale a pena rever. Nós podemos não saber como combater a procrastinação ou aumentar o tempo livre, mas que tal juntar cinema e estudos? 

Criamos uma lista perfeita para quem não consegue deixar a paixão pelo mundo cinematográfico de lado nem para estudar. Confira então 7 dicas para utilizar o cinema para estudar:

1) Transforme as músicas instrumentais de filmes na trilha sonora dos seus estudos


Segundo um estudo realizado na Finlândia, ouvir música clássica enquanto se estuda ajuda a aumentar a concentração. Como nem todo mundo gosta desse estilo, recomendamos os instrumentais dos seus filmes preferidos. Eles não vão tirar a sua concentração e ainda trarão um clima mais divertido para o seu ambiente de estudos.

O Spotify tem algumas playlists feitas exatamente para isso. As preferidas da 365 Filmes são as “Studio Ghibli Music” e “Soundtrack for Study”, que trazem trilhas sonoras instrumentais de vários filmes. 

2) Aprenda História com filmes


É verdade que Hollywood adora filmes inspirados em histórias reais e elas podem ajudar a estudar história e entender o contexto que vários fatos aconteceram. No entanto, quando se trata de filmes, é comum que essa realidade seja um pouco distorcida para o bem do ritmo e do roteiro. 

Para não cair na cilada de estudar um filme que vai te fazer errar uma questão na prova, consulte a veracidade dos filmes no site Information is Beautiful, que traz cena à cena o que aconteceu na realidade ou o que foi adicionado à história para efeitos dramáticos. 


3) Assista a documentários


Muitos não têm o costume de assistir a documentários, mas eles são um ótimo jeito de estudar. Por serem mais focados na informação do que no roteiro em si, eles costumam trazer um conteúdo mais aprofundado. Além disso, a oferta é tão grande que é possível encontrar documentários que mostrem várias visões sobre o mesmo fato, o que pode te ajudar a contrapor ideias caso você esteja, por exemplo, escrevendo a redação do Enem

A Netflix tem uma sessão só para documentários e, além disso, muitos canais como o Discovery e o National Geographic disponibilizam os seus especiais gratuitamente no Youtube

4) Descubra Geografia com a Disney


Que a Disney é uma das melhores criadoras de universos fictícios, todos já sabem, mas você sabia que ela se inspira em localidades reais para contar a suas histórias? A artista Eowyn Smith criou um mapa que mostra onde cada filme se passa. É ideal para quem quer estudar geografia de uma maneira mais divertida. 

Para conferir mais detalhes sobre a pesquisa da artista e descobrir onde passa cada história, entre no perfil dela no Deviant Art.


5) Siga as dicas dos professores


Quem melhor do que os próprios professores para nos ensinar como e o que estudar? Foi pensando nisso que professores da Unesp, da plataforma Descomplica e da Escola Dínamis, deram dicas sobre quais filmes valem à pena assistir para aprender um pouco mais. 

Confira a matéria da Uol sobre filmes que abordam matérias diversas, e do portal da Unesp, sobre ciência e tecnologia, para descobrir quais foram as principais indicações. 


6) Leia um pouco mais


Ler ajuda na escrita, na interpretação e pode te aproximar ainda mais do cinema. É apaixonado por aquele filme inspirado em uma obra, mas nunca leu o livro? Essa é a sua chance! Além de estar praticando a sua leitura, você ainda pode ter outra perspectiva sobre uma história que você já gostava ou, quem sabe, passa a gostar de uma que não era assim tão fã. 

A Netflix tem duas categorias feitas para quem ama ler: “Dramas baseados em livros” e “Filmes baseados em livros infantis”. Você pode acessá-las utilizando os códigos "secretos" do site de streaming.

7) E, se nada der certo: bloqueie tudo!


Caso ainda assim você acabar fugindo dos estudos ou precise de um ambiente esterilizado contra o cinema para se concentrar, utilize o aplicativo Block & Focus, que te permite bloquear sites - como o blog da 365 Filmes ou a Netflix - por período pré-determinado de tempo. Caso você tente entrar em um dos sites bloqueados ele pode ser programado para te enviar uma mensagem de motivação. Ele é gratuito e está disponível para o Google Chrome. 

Você tem outro modo de conciliar o cinema com os estudos? Conte para a gente!
--

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.