Os números de Donnie Darko

Donnie Darko (2001), do diretor Richard Kelly, é cercado de mistérios, e até hoje é comentado nas rodas de conversas sobre seu real significado e suas teorias mirabolantes. Um grande mistério são os números que envolvem o filme, que estão tão interligados na história quanto os personagens. Pensando nisso, resolvemos ir atrás de algumas teorias da Internet. Apesar de não serem confirmadas pela equipe do filme, são no mínimo curiosas. Confira abaixo:

1. O número 88


Ele é a base de Donnie Darko e está presente constantemente na história. Você pode vê-lo na soma do tempo restante para o fim do mundo (28:06:42:12) e até mesmo na duração da produção do filme (demorou 28 dias para ser feito). Mas de onde veio o número 88 e por que ele é tão importante? 

Ele vem da teoria das cordas heteróticas E8xE8, que discute a possibilidade de multiuniversos e viagem no tempo. 

2. O fim do mundo em 28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos

Como já dissemos anteriormente, essa data está interligada ao número 88, mas não é só isso. Se você adicionar ou subtrair 1 de cada número (28:06:42:12), você obterá o período preciso de um mês lunar sideral (27:07:43:11), que corresponde ao tempo necessário para a Lua completar uma volta em torno da Terra, em relação a uma estrela.

3. O ano


O filme se passa em 1988. Novamente vemos aqui o número 88, onde Bush foi eleito presidente em 11/08/1988. 

4. O acidente


O avião que perdeu a turbina e causou o acidente na casa de Donnie era o voo de número 2806, em que o embarque foi feito no portão 42 e decolou às 12h. Em referência à data do fim do mundo. 


5. Referência à De Volta para o Futuro (1985)


Em uma piada, Donnie faz referência ao icônico filme De Volta Para o Futuro, onde ele fala do carro DeLorean que tinha uma velocidade de 88/MPH (milhas por hora).


6. A conexão de Donnie com o número 8


Ao longo do filme, Donnie usa duas vezes o número 8 como referência: ao falar que seu cachorro havia morrido quando ele tinha 8 anos e ao dizer que sua irmã só poderia ter filhos após a 8ª série. Além disso, o repórter, ao documentar o acidente na casa de Donnie, diz que tudo ocorreu por volta de... 8 da noite! 

7. 28 cenas em 28 dias


O diretor do longa, Richard Kelly, no set de filmagem
Até mesmo na produção podemos ver o número 8. O filme foi produzido em 28 dias e o corte do diretor possui 28 cenas.

Quais outros padrões ou teorias você conhece sobre o filme?  Compartilhe com a gente!
--

Confira nossa camiseta (com desconto!) inspirada no filme:


365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.