O que faz um produtor de cinema?

Você já reparou que na maioria das vezes as pessoas que sobem para buscar as estatuetas no Oscar da categoria de Melhor Filme são desconhecidas da mídia em geral? Isso porque quem tem o direito de receber o prêmio não são os diretores, e sim os produtores! Mas por que será isso? No texto de hoje vamos explicar sobre as funções de um produtor de cinema e sua importância dentro da indústria cinematográfica.

A pergunta que não calar é: o que faz um produtor? Basicamente tudo. É ele quem comanda toda a produção, desde seus estágios iniciais até quando o filme está pronto para distribuição. Existem várias possibilidades para o start de uma obra no cinema. Um diretor pode procurar um produtor com ideias para um filme. Um produtor pode desenvolver uma ideia e montar sua equipe, ou sair em busca de um roteiro para poder iniciar uma produção.

Entre as responsabilidades de um produtor estão: proteger os direitos da obra, contratar o diretor, montar todo o restante da equipe, supervisionar a escolha de elenco e coordenar o trabalho desde a pré-produção até as etapas finais. Ah, e eles têm controle total em todas as etapas da produção de um longa. 

Para se ter uma ideia, são eles que têm o dinheiro das produções. Responsáveis em controlar os gastos, são os produtores que "seguram as rédeas" de possíveis diretores megalomaníacos com grandes ideias que podem custar caro demais! É dever dos produtores frear gastos excessivos e procurar por alternativas para não encarecer a produção ou não extrapolar o orçamento disponível.

Para lidar com o dinheiro, também existe o cargo de Produtor Executivo. A diferença entre esses produtores é que o Produtor Executivo é o responsável por garantir o financiamento necessário para a produção. Já o Produtor tem o dever de administrar corretamente esse dinheiro.

Na maioria dos casos o Produtor Executivo tem muito pouco a ver com o processo de contratação de funcionários ou com aspectos técnicos do filme. O PE pode opinar e ser consultado em questões de grande relevância, mas a execução de tudo e a gestão do dinheiro garantido por ele, cabem ao produtor.

Existe também o título de "Produtor Co-Executivo", que pode ser aplicado a executivos de estúdios ou distribuidoras que tenham uma participação financeira limitada no projeto. Já a função de um “Co-Produtor” é estabelecida como uma categoria abaixo do Produtor: ele ajuda no casting (escolha de elenco), financiamento ou na pós-produção, mas com pouca ou nenhuma liberdade para criar. Ou mandar. 

Com bem menos envolvimento em todo o processo de produção, existe também o “Produtor Associado”, que é quase um cargo fictício. Considerada uma função honorária, por vezes é uma forma de recompensar um assistente por um trabalho excepcional, ou algum script doctor (consultor de roteiro) que tenha salvo um roteiro ruim… por aí vai. São esses casos que geram o crédito de Produtor Associado. 
Da esquerda para a direita, os produtores Anthony Katagas,Jeremy Kleiner, Dede Gardner e Brad Pitt com o director Steve McQueen, em 2014
É muito comum que artistas famosos trabalhem como Produtor(a) ou Produtor(a) Executivo(a). Esse é o caso do ator Brad Pitt, que levou pra casa o Oscar de Melhor Filme em 2014, por sua contribuição na produção de "12 Anos de Escravidão" (2013). 


Detalhes das etapas de produção de um filme 

Na pré-produção, o Produtor reúne os principais membros da equipe: Diretor, Diretor de Fotografia, Diretor de Produção e elenco. Durante essa etapa ele também ajuda o Produtor Executivo a arrecadar dinheiro para a produção. Os produtores são responsáveis pela aprovação de locações, aluguel de estúdio, roteiro final, horários e orçamento. 

O produtor é quem gerencia o tempo. O PE estipula o número de semanas ou meses para que o projeto seja concluído, e cabe ao produtor fazer com que tudo saia dentro dos prazos.

Uma vez que o filme está em produção, os produtores ditam o funcionamento da equipe no dia a dia de filmagens. Os produtores se mantêm em comunicação permanente com o diretor, dentro e fora do set. São os produtores que aprovam todas as mudanças de roteiro e alterações de custos. Eles também são o contato para todos os parceiros de produção, investidores e distribuidores.

Já durante o processo de pós-produção, os produtores lidam com o diretor e o departamento de pós-produção. Também é de responsabilidade do produtor negociar com as empresas de distribuição como será o planejamento de marketing para que o filme finalizado seja distribuído.

O produtor é geralmente apoiado por uma equipe de produção escolhida cuidadosamente. Muitas equipes encabeçadas por um produtor experiente repetem a parceria em diversos projetos.

Resumindo, os produtores são os que comandam o processo todo por trás de um filme - desde o início até a conclusão, e não os diretores, como muitos por aí devem pensar. E é por isso, que na hierarquia das premiações, ele é mais importante que o diretor, recebendo assim os prêmios da categoria de Melhor Filme nas competições da indústria cinematográfica, ganhando o merecido reconhecimento pelo seu árduo trabalho.

Gostou de saber mais sobre funções pouco conhecidas do Cinema? Deixe nos comentários sugestões de pautas para o que você tem curiosidade de conhecer dos bastidores!
--

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.