7 Filmes com menos de 2 horas de duração

Quem é apaixonado pelo cinema não se importa muito com a duração. Seja um curta, média ou longa-metragem, as histórias encantam e nos fazem mergulhar em um novo mundo, mas nem sempre é fácil arranjar tempo para ver aquele filme de 2, 3h de duração.

Pensando nisso, separamos uma lista com filmes de no mínimo 1h e com menos de 2h de duração para você poder assistir quando tiver aquele tempinho reduzido. Existem vários conceitos para definir o tempo mínimo para um filme ser considerado de longa metragem. De acordo com a ANCINE (Agência Nacional do Cinema), seria a partir de 70 minutos.

Essa nomenclatura surgiu por causa da definição do comprimento da película utilizada para o filme. Titanic (1997) tem 194 minutos e 5.329 metros, ou seja, 5 quilômetros! É importante considerarmos que essa classificação não é padrão. O Oscar, por exemplo, não considera média-metragem, e são considerados curtas os filmes com até 40 minutos de duração. 

Independente disso, resolvemos considerar para essa lista longas metragens como sendo a partir de 1h de duração, e selecionamos assim filmes quem não ultrapassam 2h de tela. Então aproveite para favoritar e conferir nossa seleção:

1) Cinco Centímetros Por Segundo (1h03)

Byôsoku 5 senchimêtoru | Makoto Shinkai | Japão | 2007 | Animação
Makoto Shinkai explora de forma recorrente em suas obras as relações humanas. "Cinco Centímetros por Segundo" pode ser um estímulo para que você conheça as outras obras do diretor, como Your Name (2016), já considerado o anime com maior arrecadação mundial de todos os tempos, desbancando A Viagem de Chihiro (2002), do Studio Ghibli.

Com pouco mais de uma hora de duração, o anime conta a história de dois grandes amigos que são separados e tentam manter o contato mesmo com a distância. O título do filme faz alusão à velocidade em que uma pétala de cerejeira demora para cair, sendo as pétalas uma representação metafórica dos humanos. As pessoas geralmente iniciam uma relação juntas, mas tendem, com o tempo, a se separar e escolher caminhos diferentes na vida.

O longa tem estilo seinem - um mangá mais adulto em que os desenhos são mais próximos da realidade -, e conta com um livro que expande a história e um mangá ilustrado por Seike Yukiko.

2) Corra Lola, Corra (1h21)

Lola Rennt | Tom Tykwer | Alemanha | 1998 | Thriller
Ao perder 100 mil marcos que deveriam ser entregues a uma gangue local, Manni (Moritz Bleibtreu) liga para a sua namorada Lola (Franka Potente) para que ela consiga o dinheiro para ele em 20 minutos. É nessa correria que começa a história de Lola e seus três possíveis finais, narrados em tempo real. Vemos no decorrer do filme três histórias de mesmo começo, porém com finais diferentes de acordo com a ação tomada pelos personagens, alterando assim seu destino.

O filme recorre a metáforas e significados escondidos, principalmente nas cores. O diretor usou vermelho e amarelo para significar perigo para os personagens, sendo a primeira cor para Lola e a segunda para Manni.

3) Elena (1h22)

Elena | Petra Costa | Brasil | 2012 | Documentário
Não é fácil perder um ente querido na vida adulta, e muito menos na infância. Principalmente através do suicídio. Sentimentos de culpa e a necessidade de buscar uma compreensão para o ato são recorrentes neste momento delicado. 

Em "Elena", a diretora Petra Costa nos apresenta um universo intimista sobre a perda de sua irmã mais velha, encontrada sem vida em seu apartamento, por sua mãe, em Nova York. O documentário acompanha Petra na cidade americana, buscando recriar os passos de Elena, através de memórias de infância e vídeos pessoais, de forma poética e delicada.

Em 2014 foi lançado o livro “Elena – o livro do filme de Petra Costa”, que conta com o roteiro, depoimentos, entrevistas e outros conteúdos relacionados ao longa. 


4) Luzes da Cidade (1h27)

City Lights | Charles Chaplin | EUA | 1931 | Comédia dramática
Um dos filmes mais aclamados de Chaplin, "Luzes da Cidade" foi produzido durante o advento do cinema falado. O diretor recebeu muitas críticas por escolher manter o filme mudo, mas com sua popularidade em Hollywood conseguiu estreá-lo sem som em uma época em que o restante da indústria se convertia.

Além de dirigir e estrelar o filme, Chaplin foi o responsável pela produção e distribuição do longa, e escolheu ele mesmo a atriz principal Virginia Cherrill. Perto do fim das filmagens, o diretor demitiu Virginia após ela chegar atrasada aos sets. Chaplin queria refilmar as cenas com a atriz Georgia Hale, mas decidiu recontratar Virginia pois o custo de rodar novamente todas as cenas poderia levar sua produtora à falência.

5) Quando Duas Mulheres Pecam (1h24)

Persona | Ingmar Bergman | Suécia | 1966 | Drama
A enfermeira Alma (Bibi Andersson) é contratada para cuidar de Elisabeth Vogler (Liv Ullmann), uma atriz que, após o seu desempenho em uma peça, decidiu não falar mais. Com o convívio constante, Alma percebe que suas "personas" estão se juntando. O título do filme remete ao teatro - o termo persona provém da máscara usada nas tragédias gregas -.

Persona marca o início de uma longa parceria do diretor com a atriz Liv Ullman, que ao total estrelou 12 filmes de Bergman. O filme ficou entre os “100 filmes que sacudiram o mundo”, lista feita pela revista Premiere em 1998.

6) A Bruxa (1h35) 

The Witch | Robert Eggers | EUA | 2016 | Terror
Fugindo do terror clichê, A Bruxa trabalha com o gênero de forma psicológica, no estilo de "Babadook" (2014). O filme, em seu lançamento, dividiu muitas opiniões, e apenas por isso já merece ser visto.

A Bruxa conta a história de uma família da Nova Inglaterra em 1630, numa comunidade extremamente religiosa.  Após o desaparecimento de um recém-nascido e sofrendo com a escassez de comida, estranhos acontecimentos passam a acontecer na pequena fazenda.


7) Drive (1h40) 

Drive | Nicolas Winding Refn | EUA | 2012 | Ação/Drama
Drive retrata a vida de um motorista (Ryan Gosling) que de dia é um mecânico e dublê de filmes e à noite faz trabalhos para a máfia. Ele oferece um trabalho para o seu vizinho, no entanto o roubo dá errado e coloca a vida de todos em perigo. 

O filme é uma referência ao conto do sapo e do escorpião, onde o sapo aceita levar o escorpião em suas costas até o outro lado do rio, contanto que ele não o pique. No entanto, ele o faz e os dois morrem e tudo o que o escorpião tem a dizer em sua defesa é “é a minha natureza”. O motorista pode ser visto como o sapo, que leva criminosos em seu carro (escorpiões) e é inevitavelmente envolvido nesse mundo. O personagem usa uma jaqueta com o desenho de um escorpião nas costas, o que reforça a metáfora.

Lembrou de algum outro filme curtinho que vale a pena assistir? Compartilhe com a gente!
--

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.