7 curiosidades sobre Clube da Luta

Hoje vamos cometer um crime cinéfilo: quebrar duas regras muito importantes e que deveriam ser respeitadas entre os amantes da sétima arte. Brincadeiras à parte, vamos falar do filme O Clube da Luta (1999) dirigido por David Fincher e baseado na obra homônima de Chuck Palahniuk.

O longa é a história do Narrador (Edward Norton) que sofre de insônia, e vive uma vida tediosa e pacata até conhecer Tyler Durden (Brad Pitt), um homem aventureiro e desprendido da vida material. Os dois resolvem criar o Clube da Luta, onde homens comuns se encontram para brigar entre si. A regra número 1 e a número 2 do clube? É proibido falar sobre ele. 

No entanto, como falamos antes, vamos quebrar essa regra para saber mais sobre esse filme. Para saciar a sua curiosidade, resolvemos trazer este especial "proibido". Confira:


1) Dentes perfeitos


No livro de Chuck Palahnuik o personagem Tyler possui os dentes estragados e quebrados, e para aumentar a semelhança, o ator Brad Pitt visitou um dentista para que ele "lascasse" pequenos pedaços dos seus dentes. Após a conclusão do filme, Brad voltou ao dentista para ter seu conhecido sorriso de volta. 

2) Peito pesado


O ator Meat Loaf interpreta Bob, que tinha peitos gigantes devido ao uso de esteroides. Para fazer o filme, ele teve que usar um enchimento de 45 quilos feito de uma espécie de alpiste. Por causa disso, Bob é o único lutador que usa uma camiseta quando luta, o que vai contra uma das regras do Clube da Luta. 


3) O visual


Em uma entrevista ao Film Comment, em 1999, David Fincher afirmou que para criar o visual do filme ele se inspirou na 7-Eleven, uma loja de conveniência popular. Ele queria que o filme apresentasse um aspecto de "sujo", e que as pessoas parecessem brilhantes como acontece quando a luz fluorescente bate em pacotes de celofane. “Nós queríamos controlar a paleta de cores. Você entra no 7-Eleven no meio da noite e tudo está com aquele verde fluorescente. (...) Nós queríamos fazer com que as pessoas ficassem meio brilhantes”, afirmou Fincher. 

4) A opinião do autor


Em uma entrevista dada ao site DVD Talk, Palahniuk afirma que achou o filme mais bem construído do que seu próprio livro: “Eu estava meio constrangido com o livro, porque o filme tinha simplificado o enredo e tornado ele bem mais eficaz e feito conexões que eu não tinha nem pensado em fazer.”


5) Pistas escondidas


Há pelo menos um copo de Starbucks em quase todas as cenas. O diretor David Fincher se inspirou no seu filme anterior, Vidas em Jogo (The Game, 1997), onde ele colocou uma lata de Haggis em todas as cenas em homenagem ao seu diretor de fotografia, Harris “Haggis” Savides. Starbucks aprovou a brincadeira, exceto uma cena onde uma cafeteria é completamente destruída e teve que ter seu nome modificado para “Gratifico Coffe”. 

Outro detalhe “escondido” foram as cinco aparições de Tyler antes que o personagem fosse oficialmente introduzido. Ele aparece perto da copiadora no emprego do Narrador, no corredor do lado de fora do consultório médico, na reunião do grupo de apoio a pessoas com câncer testicular, atrás do Narrador quando ele vê Marla saindo da reunião e ele também é um garçom do lado direito da tela na apresentação de vídeo do hotel que o Narrador faz o check in. 

6) Soco inesperado


Na cena onde o Narrador está aprendendo a lutar, Norton deveria socar de leve o ombro de Pitt. Pouco antes das filmagens, o diretor pediu que Norton socasse a orelha do co-protagonista. Brad Pitt, que não sabia de nada, foi surpreendido com um soco na orelha e ainda soltou um “Você me acertou na orelha?”, que foi mantido no filme. 

7) Seguindo a regra


Nas entrevistas, quando perguntados sobre o Clube da Luta, Pitt e Norton fugiam da pergunta para não falar sobre o clube. Eles davam uma simples explicação sobre o que era o filme: "A história de dois amigos que iniciam um clube amador de boxe para jovens desfavorecidos e a mulher que aparece entre eles". 

Conhece outras curiosidade deste clássico? Compartilhe com a gente nos comentários.
--

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.