Conheça a indústria de Bollywood!

Uma versão de Hollywood? Eles realmente lucram mais que sua "irmã" ocidental? Saiba as respostas para essas perguntas e conheça mais a fundo a indústria de Bollywood, o grande centro cinematográfico da Índia!


Como tudo começou?

Dadasaheb Phalke, conhecido como "o pai do cinema indiano"
Sim, a inspiração na indústria americana existe e isso podemos perceber já pelo nome. Bollywood é uma brincadeira com Hollywood, onde foi trocado o H pelo B, de Bombaim - hoje conhecido como Mumbai -, a maior e mais importante cidade da Índia. A palavra começou a ser usada na década de 70 por jornalistas, embora não se saiba ao certo quem utilizou o termo primeiro. 

Dadasaheb Phalke é considerado o pai do cinema indiano: ele foi o primeiro a fazer uma obra completa em 1913, o filme mudo “Raja Harishchandra”, o primeiro longa-metragem indiano. Nele, personagens masculinos e femininos eram interpretados por homens. Seu trabalho inspirou muitas pessoas que logo começaram a fazer filmes ou trabalhar na produção audiovisual. Como exemplo desse crescimento, só na década de 30 200 filmes por ano foram produzidos na Índia.
O primeiro filme indiano com som foi "Alam Ara", de 1931. Seis anos depois, em 1937, “Kisan Kanya” tornou-se o primeiro filme colorido indiano. Os primeiros longas indianos se inspiravam em textos antigos, com histórias de poemas indianos antigos ou inspirados pelo teatro popular tradicional da Índia.

New Wave

Na década de 40, a indústria passou por mudanças significativas. Os temas históricos e mitológicos foram sendo substituídas por filmes que passaram a criticar práticas sociais como o sistema de dote, a poligamia e a prostituição. Em 1950, cineastas como Bimal Roy e Satyajit Ray se concentraram nas vidas das classes mais baixas, que até então eram ignoradas.

Inspirados por mudanças sociais e políticas, e também por movimentos cinematográficos nos Estados Unidos e na Europa, a década de 60 viu o nascimento da Nova Onda da Índia, fundada por diretores como Ray, Mrinal Sen e Ritwik Ghatak.


O gênero Masala 

Manmohan Desai, um dos mais bem sucedidos críticos de Bollywood da década de 70, considerado por muitos como o pai do filme Masala, defendeu sua abordagem: "Quero que as pessoas esqueçam a sua miséria. Quero levá-los a um mundo de sonhos onde não há pobreza, onde não há mendigos, onde o destino é amável e Deus está ocupado cuidando de seu rebanho. "

Nos anos 70 as produções comerciais não queriam mais oferecer realismo, e sim escapismo. Foi assim que surgiria “Masala”: um gênero que nasceu da mistura de gêneros, incluindo ação, comédia e melodrama, com três horas de duração, cenários impressionantes e marcado por aproximadamente seis números de música e dança - e esse modelo ainda é usado para a maioria dos filmes contemporâneos de Bollywood.

Enquanto Bollywood é o centro da indústria cinematográfica indiana, os filmes também são feitos em outras regiões e línguas locais. Isso tudo porque a Índia tem o hindi como a língua oficial do governo, mas o país também tem outras 22 línguas que são consideradas oficiais e um total de mais de 400 idiomas e dialetos que são falados no país.

Música

A música faz parte do cinema indiano desde o primeiro filme com áudio. "Alam Ara" incluiu sete músicas. O filme "Indar Sabha", de 1932, incluiu 69 músicas. Hoje, filmes indianos possuem entre seis e dez músicas.

Os filmes de Bollywood não são apenas sobre a história de seus personagens. A música em um filme é tão significativa quanto. Os compositores da indústria cinematográfica indiana são tão importantes quanto os diretores e produtores. A música é baseada na Música Indiana Clássica, mas contém muitos elementos ocidentais. 

Uma curiosidade e aspecto único da maioria dos filmes de Bollywood é que as faixas de áudio para os filmes raramente são gravadas ao vivo. O diálogo é gravado em um estúdio pelos próprios atores - eles se dublam! As músicas, no entanto, são gravadas principalmente por "cantores profissionais", e sincronizados com os lábios dos atores. Mas, uma vez que as letras e a coreografia são extremamente sincronizadas, os espectadores ficam com a impressão de que a música é parte do ato, como em um musical tradicional.

Dinheiro

Cena de "Noiva e Preconceito" (2004), releitura do clássico de Jane Austen
A capital do cinema mundial não é Hollywood, mas sim Bollywood. Em valores aproximados, 14 milhões de indianos vão ao cinema diariamente (cerca de 1,4% da população de 1 bilhão) para ver qualquer um dos mais de 800 filmes produzidos por Bollywood ao ano. Isso é o dobro do número de filmes produzidos nos Estados Unidos. Mais um exemplo disso são os números das duas indústrias só em 2011: Hollywood produziu 610 filmes, ao passo que em Bollywood, MIL filmes foram comercializados! 

Os filmes de Bollywood são exibidos nos EUA e na Inglaterra de forma cada vez mais frequente. Os imigrantes e seus descendentes encontraram nos filmes de Bollywood uma ótima maneira de manterem o contato com sua cultura. Embora os filmes americanos tenham boa entrada na Índia, apenas “Titanic” entrou para a lista dos cinco melhores na Índia.

As estrelas de Bollywood são muito populares e altamente remuneradas, considerando o orçamento dos filmes. A estrela principal de um filme recebe frequentemente até 40% do orçamento de 2 milhões de dólares para um filme Masala. Grandes estrelas podem estar tão requisitadas que chegam a trabalhar em dez filmes ao mesmo tempo

Fornecer três a quatro horas de escapismo é o objetivo principal de Bollywood e é uma receita que dá certo. Os filmes indianos estão se tornando cada vez mais populares em todo o mundo.

Ficou curioso? Nós separamos 5 filmes bollywoodianos pra você que quer dar um chance ao gênero!

1) Lagaan: Era uma Vez na Índia

Lagaan | Ashutosh Gowariker | 2001
O povo de uma pequena aldeia na Índia Vitoriana aposta seu futuro em um jogo de críquete contra seus governantes britânicos. A história se passa durante o período em que os indianos estavam sob controle da Inglaterra, e mesmo suas quase quatro horas de duração não são um desperdício! Excelentes atuações e direção, que ainda renderam ao filme a indicação de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar de 2002. Lagaan - que significa imposto -, é considerado um dos melhores filmes de Bollywood.

2) Honrarás Tua Mãe 

Mother India | Mehboob Khan | 1957
O primeiro longa indiano a ser nomeado para o Oscar, esse é um dos filmes mais bem classificados nos festivais de cinema internacionais. O longa acompanha uma pobre mulher que cria seus filhos através de muitas provações e tribulações. Com um grande elenco, o filme também se destaca por sua música e enredo envolventes.


3) Hum Aapke Hain Koun...!

Hum Aapke Hain Koun...! | Sooraj R. Barjatya | 1994
Essa comédia dramática que acompanha as desventuras do casal Prem e Nisha, é um grande sucesso de Bollywood. Com 14 músicas, estrelado por Salman Khan e Madhuri Dixit, o filme tem uma ótima combinação de música, atuação e direção.



4) Gadar: Ek Prem Katha

Gadar: Ek Prem Katha | Anil Sharma | 2001
Gadar é um grande sucesso do cinema indiano, e conquistou diversos prêmios no país. O filme se passa em 1947, durante a divisão da Índia Britânica em dois domínios: Índia e Paquistão. A obra conta a história de um motorista de caminhão, Tara Singh, que se apaixona por uma menina muçulmana, Sakina. A história do filme é vagamente baseada na vida real de Boota Singh, um soldado da Segunda Guerra Mundial do exército britânico que se casou com uma mulher muçulmana.


5) Dilwale Dulhaniya Le Jayenge

Dilwale Dulhaniya Le Jayenge | Aditya Chopra | 1995
Quando Raj e Simran se encontraram pela primeira vez na Europa, não foi exatamente amor à primeira vista, mas quando Simran é levado de volta à Índia para um casamento arranjado, as coisas mudam. Vencedor de todos os grandes prêmios Filmfare Awards - o Oscar indiano -, esse filme de romance é um dos maiores sucessos de Bollywood de todos os tempos. 

E aí, gostou de conhecer um pouco a história de Bollywood? Deixe sua opinião nos comentários!
--

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.