Conheça 7 grandes festivais internacionais de cinema

Mesmo que você não goste muito de cinema, você já deve ter ouvido falar deles. Os festivais são importantes eventos dentro da comunidade cinematográfica por diversos motivos. Principalmente porque é neles que acontecem desde a grande estreia de um filme até as negociações que fazem esse filme chegar até você, espectador(a). 

Estes eventos podem durar semanas e são responsáveis por dar reconhecimento a produções de nível local e internacional. As programações dão espaço tanto para profissionais já renomados quanto para novos talentos, por isso é que neles as novas tendências do cinema eclodem.

Além de oferecerem eventos que estimulam uma participação ativa da audiência no meio cinematográfico - como workshops e bate-papos -, os festivais têm um impacto social e econômico ao movimentar a economia dos locais onde são realizados. Exemplo disso é o Tribeca, que a gente já falou aqui no Blog, usado para revitalizar um bairro de Nova York após o atentado de 11 de setembro. 

A gente separou alguns festivais de cinema importantes para você também ficar de olho a partir de agora! Confira:

1) Festival de Cannes

O “Festival Internacional do Filme” não leva esse nome à toa. Realizado anualmente no litoral sul da França, o Cannes é o festival de maior importância da atualidade. Durante duas semanas do mês de maio, a cidade deixa de ser apenas uma pequena praia turística para se tornar o principal ponto das grandes negociações do mercado cinematográfico e, é claro, da competição pela Palma de Ouro. Com um catálogo variado de filmes em exibição, mas poucos selecionados oficiais, o evento vem construindo sua imagem de glamour e prestígio desde sua primeira edição, em 1946

Sendo uma plataforma de grande alcance, é a partir do Cannes que várias tendências do cinema ganham uma espécie de validação da indústria e começam a se disseminar. Foi assim com o Cinema de Fluxo e com o Cinema Novo, este que sempre foi uma presença forte no festival e que deu a primeira Palma de Ouro para o Brasil em 1959 com Orfeu Negro, de Marcel Camus. 


2) Festival de Berlim

Enquanto o Cannes é talvez o maior em renome, o Festival de Berlim é o maior em tamanho. Cerca de 20 mil profissionais e 500 mil visitantes de mais de 130 países comparecem anualmente ao evento. Apelidado carinhosamente de Berlinale, o festival foi fundado em 1951 e sempre acontece no mês de fevereiro, tendo como principal prêmio o Urso de Ouro. O apelido é uma junção do nome da cidade sede com a palavra “internacional” em alemão.

Um dos maiores atrativos do festival é o European Film Market, que são exibições dedicadas exclusivamente para as grandes companhias de distribuição. Todo ano, aproximadamente 730 produções tentam chamar a atenção de quase 2 mil compradores do EFM.

Uma curiosidade é que, mesmo tendo sido lançado 11 anos antes, o filme Rebecca, de Alfred Hitchcock, abriu a primeira edição do festival porque muitos alemães não tiveram acesso a ele por causa da Segunda Guerra Mundial.

3) Festival de Veneza

Junto com Cannes e com a Berlinale, o italiano integra o chamado “Big Three” – grupo dos três maiores festivais internacionais de cinema. Fundado em 1932 como parte da Bienal de Veneza, ele é considerado o festival mais antigo do mundo ainda em andamento e sua história é marcada de altos e baixos. 

Por exemplo, as edições que aconteceram durante a Segunda Guerra não são consideradas oficiais, por terem sido monopolizadas pelos países aliados e realizadas fora de Veneza. Já no final da década de 1960, o festival mudou radicalmente ao denunciar as interferências que os grandes estúdios faziam nas decisões da premiação. Isso não teve uma repercussão boa entre os organizadores da Bienal de Veneza. Por isso, durante dez anos, o Leão de Ouro deixou de existir e o festival nem mesmo foi realizado, sendo retomado apenas em 1980. 

Hoje, o festival é o único evento da Bienal que acontece anualmente, sempre no final de agosto. A última aparição do Brasil lá foi em 2016 com o filme “Mate-Me Por Favor”, indicado na categoria de melhor filme. O evento não tem data fixa, mas costuma acontecer no fim de agosto até início de setembro. Este ano, será do dia 30/08 a 09/09.


4. Festival Internacional de Cinema de Toronto

O principal diferencial do TIFF, como é conhecido, é que ele não tem nem júri nem premiação oficial. Desde sua fundação, em 1972, seu único intuito era apenas trazer os filmes ganhadores nos grandes festivais europeus para o Canadá. A população gostou da ideia e já na primeira edição o público foi de 35 mil visitantes. Com o tempo, o festival cresceu e se tornou palco de estreia mundiais próprias. Entre os filmes que tiveram sua primeira exibição lá estão Beleza Americana (1999), Quem Quer Ser Um Milionário? (2008) e Moonlight (2016).

Além disso, mesmo que o festival em si aconteça apenas em setembro, a organização do TIFF promove exibições na cidade durante todo o ano e ainda oferece um programa de financiamento e networking para produtores iniciantes.

Uma curiosidade é que os ganhadores do Grolsch People's Choice Award - único reconhecimento que o festival dá e que é votado pelo público - quase sempre coincidem com os ganhadores de Melhor Filme no Oscar, que acontece alguns meses depois.


5) Festival Internacional de Rotterdam

O evento que acontece na cidade de Rotterdam, na Holanda, sempre teve seu foco principal nas produções que o grande mercado do cinema costuma não dar muita atenção. Desde a sua fundação em 1972, a programação sempre priorizou produções independentes e inovadoras, se tornando um local de destaque para a popularização de filmes experimentais e produções de países em desenvolvimento. Até 1995, ele funcionava como uma mostra não competitiva. No entanto, hoje, o Tiger Awards premia três jovens cineastas que devem ser estreantes ou estar apenas em seu segundo filme no festival.

O principal objetivo de Rotterdam é desmistificar os festivais como um lugar de glamour, e sim como um estímulo para a criação de filmes. Um toque especial para fazer isso é a ausência do tapete vermelho, fazendo profissionais e visitantes ocuparem o mesmo lugar durante as estreias. Além disso, o festival ainda conta com o CineMart, um mercado de filmes que ajuda produtores a se conectarem.


6) Sundance

Como um festival de baixo orçamento numa cidade do interior montanhoso dos Estados Unidos vira um ponto de referência para Hollywood? Talvez tenha sido a constante ideia de inclusão. Três anos após sua primeira edição, o festival fundou o Instituto Sundance, que dá apoio financeiro para profissionais de várias áreas do cinema, desde diretores e roteiristas a compositores musicais. Além disso, ele é responsável por programas de incentivo para a criação de peças teatrais e a participação de comunidades nativo-americanas na indústria cinematográfica. 

Desde sua criação em 1978, o festival foi o lugar onde vários diretores de renome começaram a ter um gostinho da fama. Exemplo disso foi Quentin Tarantino com a estreia de Cães de Aluguel (1992), seu primeiro grande sucesso. O Sundance acontece anualmente durante o mês de agosto, na pequena cidade de Park City, Utah, nos Estados Unidos.


7) South by Southwest

O SXSW, como é abreviado, é um aglomerado de três festivais sob o mesmo nome - um de cinema, um de música e um de tecnologia -, que acontecem simultaneamente na cidade de Austin, Texas, nos Estados Unidos. Ele começou em 1987 como um evento apenas musical. Na década seguinte, foi organizada uma conferência sobre filmes e meios multimídias que ficou tão popular que deu origem aos outros dois festivais separados nos anos seguintes.

O principal foco do festival ainda  são as conferências, mas a cobertura midiática massiva e seu apelo para o público jovem cada vez mais atraem grandes estreias. Isso inclui a TV, já que o festival foi palco para exibições adiantadas de séries famosas como Game of Thrones. Dentre as três ramificações do SXSW, a destinada ao cinema é a que tem maior duração, sendo realizada durante todos os 10 dias do mês de março, nos quais o festival costuma acontecer. 

No Brasil:

Os dois grandes festivais de maior sucesso são o Festival Internacional do Rio e o Festival de Gramado. O primeiro acontece em outubro e existe desde 1999, sendo fruto de uma fusão entre dois festivais já existentes na capital carioca: o Rio Cine Festival e a Mostra Banco Nacional de Cinema. Muitos filmes do circuito dos festivais internacionais só chegam aqui através dele, não sendo lançados no mercado brasileiro. Já o de Gramado existe há mais de 40 anos e é reconhecido internacionalmente, sendo um ponto de referência para produções de outros países latino-americanos. Ambos os festivais têm mostras competitivas que premiam, quase exclusivamente, produções brasileiras.
--

365 Filmes +Conteúdo +Notícias +Produtos +Cinema

A 365 Filmes é um conjunto de ferramentas que juntas formam um espaço totalmente voltado para o cinema. Seja através do conteúdo do blog, das notícias nas redes sociais ou dos produtos de nossa loja exclusivamente criados para os amantes da sétima arte, nossa motivação é divulgar, incentivar e inspirar cada vez mais cinema.